20 Anos do Estatuto do Desarmamento: Reflexões e Desafios
Em dezembro de 2023, o Estatuto do Desarmamento completa 20 anos. Neste No Detalhe, é explorado as transformações e os impactos que a legislação teve na sociedade ao longo das duas décadas. Desde a implementação, a legislação passou por diversas mudanças através de decretos e portarias, além de ter sido explorada em campanhas eleitorais. O programa traz entrevistas com Cecilia Oliveira, jornalista especialista na cobertura do tráfico de drogas e armas, Melina Risso, Diretora de Pesquisa do Instituto Igarapé e Roberto Uchôa, Policial Federal e Conselheiro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
As ameaças do cigarro eletrônico
O que realmente está por trás dos cigarros eletrônicos? Aparentemente inofensivos, com design, cheiros e gostos diferentes, os dispositivos atraíram os jovens. Neste episódio do No Detalhe, o Meio ouviu especialistas que alertam para o risco dos vapes, que tem venda proibida pela Anvisa. Entrevistas com Margareth Dalcomo, da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, com Vera Borges da Divisão de Controle do Tabagismo do Instituto Nacional de Câncer, Silvana Rubano Barretto Turci do Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde da Fiocruz e Tania Ogawa do Programa de Tratamento do Tabagismo do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da USP.
A uberização do trabalho no Brasil
O IBGE divulgou dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua de estudos inéditos sobre Teletrabalho e Trabalho por Meio de Plataformas Digitais no Brasil. Em 2022, o Brasil contava com 1,5 milhão de pessoas trabalhando por estes meios. O No Detalhe desta semana trata do fenômeno da uberização do trabalho, a falta de regulação e de direitos trabalhistas dos profissionais. No episódio entrevistas com Renan Bernardi Kalil, procurador do Trabalho, José Dari Krein, professor da Unicamp e Ludmila Abilio, socióloga e pesquisadora do Instituto de Estudos Avançados da USP, uma das principais referências sobre a uberizacao do trabalho no Brasil.
20 anos Bolsa Família: os impactos na vida das mulheres beneficiárias
Em outubro de 2023, o programa de transferência de renda Bolsa Família completa 20 anos. O No Detalhe desta semana trata dos impactos da política na vida das mulheres beneficiárias, tendo em vista que um dos focos do programa é o empoderamento feminino. O episódio traz entrevistas com os pesquisadores Alessandro Pinzani e Walquíria Leão Rego, autores do livro "Vozes do Bolsa Família: Autonomia, dinheiro e cidadania", com a antropóloga Vera Rodrigues, autora do estudo "E Agora Falamos Nós: Mulheres Beneficiárias do Bolsa Família em Redenção-CE", e com Tatiana Lima, administradora pública, orientadora social e pesquisadora em políticas públicas, transferência de renda, pobreza e gênero. Tatiana também é filha de ex-beneficiária do Bolsa Família.
O fim da legítima defesa da honra: avanços jurídicos e culturais num Brasil misógino
Apenas em agosto de 2023, o Supremo Tribunal Federal declarou inconstitucional a tese da legítima defesa da honra - uma tese que sequer esteve no Código Penal Brasileiro. Até então, muitas mulheres foram mortas e seus assassinos permanecem impunes por uma tutela jurídica misógina e arcaica. O No Detalhe trata da importância da declaração da Corte em inconstitucionalizar a tese, mesmo que apenas na segunda década do século XXI, como isso reconhece e pode beneficiar as demais lutas feministas e também aborda a falta de representatividade feminina nos espaços de poder da magistratura. Entrevistas com as advogadas Andréia Souza, Patricia Oliveira e Soraia Mendes.
Fetiches, fantasias e parafilias
O sexo, por si só, é considerado um assunto tabu entre os brasileiros. E é quase impossível abordar o assunto sexo sem falar de fantasias e fetiches. O No Detalhe desta semana tenta responder qual a diferença entre fantasias e fetiches e qual o limite entre fetiches e parafilias. Este episódio conta com entrevistas com a psicóloga clínica, terapeuta sexual e educadora em sexualidade Ana Canosa, da palestrante, escritora, apresentadora do SexlogTV e criadora da sociedade de swing Volupyas Society, Camila Voluptas e da sexóloga Karen Rechmann.
Quilombolas em números: reparação e visibilidade no Censo 2022
O Censo 2022 mostrou pela primeira vez na história o número da população quilombola no Brasil. O país conta com 1,32 milhão, que vivem em 1696 municípios. O No Detalhe desta semana aborda a importância do levantamento, em termos de reparação, visibilidade e promoção de políticas públicas para a população quilombola brasileira. No programa entrevistas com a quilombola e coordenadora estadual do Tocantins da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (Conaq), Maryellen Crisóstomo, do sociólogo e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), José Carlos Gomes dos Anjos e da Coordenadora do Censo de Povos e Comunidades Tradicionais do IBGE, Marta Antunes.
Opioides no Brasil: causas, riscos e prevenção
Nos últimos anos, a venda de opioides tem crescido consideravelmente no Brasil, ainda longe de um cenário de epidemia como os Estados Unidos, mas números que precisam de atenção. O No Detalhe desta semana aborda os riscos da prescrição irregular dos medicamentos e como o uso indevido da substância leva à dependência. O programa traz entrevistas com Lísia von Diemen, médica psiquiatra e professora do Departamento de Psiquiatria da UFRGS e Plínio Leal, Vice-Diretor do Departamento Científico da Sociedade Brasileira de Anestesiologia.
Segurança pública atua a favor da ocupação das cidades?
A madrugada do domingo dia 16 de julho de 2023 teria sido como outras tantas, corriqueiras, no bairro Cidade Baixa, que fica na zona central de Porto Alegre e que tem uma vida noturna agitada. O que ocorreu, no entanto, com um grupo de pessoas que ocupava a área externa de bares na Travessa dos Venezianos – uma rua pequena por onde não transitam carros com frequência – foi um exemplo de como a polícia pode ser hostil. As pessoas que ali estavam foram proibidas de permanecerem ao ar livre, e, ao questionarem, receberam spray de pimenta na cara. O No Detalhe desta semana traz reflexões sobre o direito à cidade e à ocupação dos espaços públicos e sobre como a segurança pública deve atuar.
Copa do Mundo Feminina 2023: o futebol delas em campo
Na quinta-feira, 20 de julho, inicia-se a Copa do Mundo FIFA de Futebol Feminino. A competição acontece entre Austrália e Nova Zelândia e é aguardada com expectativa de quebra de recordes de público e audiência. O No Detalhe desta semana traz entrevistas com a jornalista Roberta Nina Cardoso, com a historiadora do esporte Aira Bonfim e com o ex-coordenador de futebol feminino da CBF, Marco Aurélio Cunha, para contar sobre a história do futebol feminino no Brasil e falar sobre a preparação da seleção brasileira para o Mundial.