Marcos Facó: “A legislação de hoje não dá conta do que acontece na sociedade digital”
Neste episódio do Diálogos com a Inteligência, Christian Lynch recebe Marcos Facó, diretor de comunicação e marketing da FGV. No papo, abordam questões relacionadas à ética, segurança, geopolítica e transformações que a inteligência artificial traz para a sociedade atual.
Denise Frossard: “O Judiciário anda um passo atrás na evolução política”
No Diálogos com a Inteligência desta semana, Christian Lynch recebe Denise Frossard, jurista e ex-juíza. Denise conta os grandes momentos de sua carreira na magistratura e como foi seu processo ao entrar na política. A ex-deputada federal também faz uma análise dos impactos da judicialização na política, citando a operação Lava Jato, entre outros casos e atores.
José Helayël-Neto: “70% do PIB dos países desenvolvidos se deve à física quântica”
Neste episódio do Diálogos com a Inteligência, Christian Lynch recebe José Helayël-Neto, físico, professor e pesquisador. No papo, questões filosóficas sobre física e religião, o porquê de certos físicos acreditarem em Deus, os avanços da pesquisa brasileira e os aspectos sociais e políticos em que a física está inserida. “Setenta porcento do PIB dos países desenvolvidos se deve à física quântica", diz Helayël.
Joel Rennó: “Empresas privadas costumam ser mais eficientes que estatais”
Neste episódio do Diálogos com a Inteligência, Christian Lynch recebe Joel Rennó, engenheiro, empresário e ex-presidente da Petrobras. No papo, questões sobre empresas que já foram estatais e hoje são privadas, bem como até que ponto o governo deve manter uma empresa estatal ou ser privatizada. Joel cita o governo chinês e como é o tratamento lá diante de seus comportamentos a cerca das indústrias chinesas, e também possíveis novos investimentos em pesquisas de novos poços de perfuração no Nordeste. Rennó também fala de sua passagem pela Vale.
Maria Regina Soares: “China defende Brics contra ameaças de Trump”
No Diálogos com a Inteligência desta semana, Christian Lynch recebe Maria Regina, professora de estudos sociais e políticos da UERJ. No papo, a atual situação da política internacional, o encaixe do Brics na geopolítica global e seu crescimento institucional, a visão de Donald Trump em relação a China, a presença chinesa dentro dos grandes acordos comerciais e a concorrência com os Estados Unidos, a ideia de criar uma moeda Brics, as políticas da Cooperação Sul-Sul e as políticas tarifárias de Trump
Eduardo Arguelles: “Antiarte foi uma tolice de Duchamp, todos nós temos talentos”
No Diálogos com a Inteligência desta semana, Christian Lynch recebe Eduardo Arguelles, artista plástico. No papo, a concepção metafísica de arte, a ciência, a política e a arte como bases do pensamento humano, a degradação da arte em função do capitalismo, o que foi o movimento antiarte proposto por Marcel Duchamp (1887-1968) e o início de liberdade de criação artística.
Jorge Chaloub: Quem são as figuras carismáticas ou populistas de direita?
No Diálogos com a Inteligência desta semana, Christian Lynch recebe Jorge Chaloub, cientista político. No papo, as figuras carismáticas do populismo de direita, a diferença entre extrema direita, direita radical e a ultradireita, a normalização de comportamentos nazistas e fascistas, a construção de uma nova identidade política de direita e suas mudanças de discurso.
Chico Otavio: A crise do jornalismo e da imprensa tradicional brasileira
No Diálogos com a Inteligência desta semana, Christian Lynch recebe Chico Otavio, jornalista. No papo, a perda de credibilidade do jornalismo brasileiro, a crise da imprensa tradicional, as pluralidades narrativas de acordo com as diferenças de cada veículo jornalístico, a cobertura do caso Marielle Franco e Rubens Paiva e a importância da memória dentro do jornalismo.
Fabiano Santos: A função do centrão na democracia brasileira
No Diálogos com a Inteligência desta semana, Christian Lynch recebe Fabiano Santos, cientista político. No papo, o papel do centro dentro da política brasileira e como se comportaram dentro dos governos de direita, as reflexões do pensamento institucionalista e a disciplina da ação política para interesses coletivos.
Homero Pereira: “A odontologia é muito mais uma questão estética do que de saúde”
No Diálogos com a Inteligência desta semana, Christian Lynch recebe Homero Pereira, cirurgião-dentista e colaborador da Revista Insight Inteligência. No papo, análise sobre os avanços e investimentos em tecnologia na odontologia nas últimas décadas, como no Brasil e nos EUA, a odontologia é muito mais uma questão estética do que de saúde, como é no resto do mundo, e na mudança de tratamento do SUS em relação à saúde bucal.101