A news de todas as (true) news.
Uma curadoria das principais notícias de jornais e sites resumidas em 8 minutos de leitura. De segunda a sexta, de manhã cedinho, no seu email. Comece o dia pelo Meio.
Assine agora. É grátis.
PT lava roupa suja em público após avanço da direita nas eleições
29/10/24 • 7:00Presidente nacional do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann bateu de frente com o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, após ele afirmar que a sigla continua na “zona de rebaixamento” nas eleições municipais. A legenda conquistou apenas uma capital, Fortaleza, e 252 prefeituras no país – melhorou frente a 2020, mas ficou em nono em número de prefeitos eleitos. “O PT é o campeão nacional das eleições presidenciais, mas na minha avaliação não saiu ainda do Z4 [zona de rebaixamento] que entrou em 2016 nas eleições municipais”, afirmou Padilha a jornalistas após reunião com Lula e Gleisi. Mais tarde, a presidente da legenda reagiu. “Pagamos o preço de estar num governo de ampla coalizão. E estamos numa ofensiva da extrema-direita. Ofender o partido, fazendo graça, e diminuir nosso esforço nacional não contribui para alterar essa correlação de forças”, postou Gleisi. “Padilha devia focar nas articulações políticas do governo, de sua responsabilidade, que ajudaram a chegar a esses resultados. Mais respeito com o partido que lutou por Lula Livre e Lula Presidente, quando poucos acreditavam.” (Folha)
Eleições consolidam centro-direita e PT faz gol de honra em Fortaleza
28/10/24 • 7:00O centrão e a centro-direita levaram a melhor sobre candidatos bolsonaristas no segundo turno das eleições, vencendo capitais como Goiânia, Belém e Manaus. Em Fortaleza, que teve a eleição mais acirrada neste domingo, André Fernandes e o PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, perderam para o petista Evandro Leitão, que conseguiu 50,38% dos votos válidos e garantiu o gol de honra do PT nestas eleições, sendo a única capital conquistada pela legenda do presidente Lula. O PSD, de Gilberto Kassab, consolidou-se ontem como maior vencedor, levando 887 prefeituras – junto com o MDB, que conquistou 853, as duas siglas dominam 31% do território brasileiro. Os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo, Ronaldo Caiado (União Brasil), de Goiás, e Ratinho Júnior (PSD), do Paraná, elegeram seus apadrinhados políticos nas capitais e saem fortalecidos do pleito. (BBC Brasil)
Caracas chama de ‘agressão’ veto do Brasil no Brics
25/10/24 • 7:00O veto do Brasil nos bastidores à entrada da Venezuela no Brics “constitui uma agressão” e um “gesto hostil”, afirmou o governo de Nicolás Maduro em comunicado divulgado por seu ministro das Relações Exteriores, Yván Gil Pinto, após a cúpula dos países emergentes, encerrada ontem na Rússia. Para Caracas, o movimento da diplomacia brasileira “contraria a natureza e postulado do Brics” ao manter o afastamento que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aplicou ao país no bloco. O Brasil, diz a mensagem, reproduz “o ódio, a exclusão e a intolerância promovida desde os centros de poder ocidentais para impedir, por enquanto, a entrada da Pátria de Bolívar na organização”. Jamil Chade conta que pessoas do governo brasileiro receberam a declaração com preocupação, pois o objetivo é que o país siga como interlocutor entre a oposição e o regime chavista. Oficialmente, o governo do presidente Lula não comenta as declarações. (UOL)
Política. Tecnologia. Cultura. Memes. Rinocerontes.
Todo dia, um vídeo novo em nosso canal para você ver no computador, no celular ou na TV. Entre, compartilhe, comente. Nós lemos os comentários.
Meio em áudio
Sem tempo pra ler, irmão? Então tome podcast. No carro, no busão, na academia ou na faxina, não tem como escapar do Meio.
Seja Premium
São os assinantes Premium que permitem ao Meio produzir mais e melhores conteúdos. Além de nossa gratidão eterna, eles ganham uma série de vantagens.
- Acesso ao site com notícias em tempo real
- Participe do programa Pioneiros e receba brindes
- Cancele quando quiser
- Edição exclusiva todo sábado
- Análise política exclusiva toda quarta
- Receba a newsletter mais cedo
- Cancele quando quiser
- Economize 2 meses de assinatura
- Edição exclusiva todo sábado
- Análise política exclusiva toda quarta
- Receba a newsletter mais cedo