Vídeo de Doria em orgia circula em São Paulo
Se espalhou rápido, ontem, e com grande virulência pelo WhatsApp, dois vídeos nos quais um homem nu que, na penumbra, parece ser o ex-prefeito paulistano João Doria, participa de uma orgia com seis mulheres. Em um terceiro vídeo, este editado, as imagens são contrastadas com um discurso do candidato ao governo de São Paulo falando sobre valores familiares. Foram, vídeo editado e os não editados, espalhados ao mesmo tempo, com muitos usuários os recebendo juntos.
Poucas horas depois, Doria fez circular outro vídeo, acompanhado de sua mulher, Bia. Acusa o filmete de ser uma montagem. “Lamento muito que a campanha em São Paulo tenha chegado a este nível”, afirmou. “Não imaginei que, pelo fato de estar liderando a campanha, o vale tudo começasse nesse nível.” Ele afirma que contratará um perito criminal para verificar as imagens. Durante o debate, ontem, reafirmou a queixa.
Algumas análises já começam a aparecer sugerindo se tratar de um deepfake. A tecnologia é muito nova, mas bastante simples de usar. É perfeitamente possível encaixar o rosto de uma pessoa numa cena de vídeo e há fortes indícios de que este é um caso.
Aliás… O novo Ibope no estado sugere uma eleição estagnada. Doria manteve os 46% de votos totais que tinha e França oscilou um ponto para baixo, de 42 para 41%. Estão em 53 a 47% dos votos válidos.