IA impulsiona vendas do setor varejista
Uma pesquisa da McKinsey revelou que 71% dos consumidores esperam ofertas personalizadas do setor varejista, tendência que tem levado empresas a investir em IA para melhorar a experiência do cliente e aumentar a eficiência das vendas. Outro estudo da Grand View Research mostra que o mercado global de IA no varejo foi avaliado em US$ 11,61 bilhões em 2024, com previsão de crescimento anual de 23% até 2030. O uso de assistentes virtuais e aprendizado de máquina já está consolidado no setor. Inclusive, para Daniel Reginatto, CEO da Redrive, a automação tem sido essencial para lidar com o aumento da demanda em datas comerciais. “Durante a black friday, conseguimos escalar essas interações sem perder o foco no cliente”, afirmou em entrevista. Além da experiência do consumidor, a tecnologia tem ajudado na gestão logística, reduzindo falhas no controle de estoque e agilizando entregas. A McKinsey aponta que as empresas que equilibram tecnologia e interação humana terão vantagem competitiva no longo prazo. (Próximo Nível)