Cultura

Sindicato dos roteiristas de Hollywood ratificam acordo com 99% dos votos

O sindicato dos roteiristas de Hollywood (WGA) ratificou nesta segunda-feira o acordo com os estúdios, com apoio de 99% de seus membros. O novo contrato passou a valer em 25 de setembro, quando foi anunciado, e valerá até 1º de maio de 2026. A greve, que durou 148 dias, tinha, entre os objetivos, a melhoria de salários, a reivindicação por pagamentos de residuais e a proteção contra o uso de inteligência artificial no desenvolvimento de novos projetos. (Omelete)

Paul McCartney anuncia show extra em Belo Horizonte

O cantor Paul McCartney vai fazer um show extra em Belo Horizonte em sua passagem pelo Brasil com a turnê Got Back, no fim do ano. Com a alta demanda por ingressos para a performance no MRV Arena, no dia 3 de dezembro, uma nova apresentação foi marcada para o dia 4. As entradas começam a ser vendidas nesta terça-feira, a partir das 12h, no site Eventim, com valores entre R$ 240 e R$ 990. Com a nova data, Paul terá oito shows confirmados no país, sendo três em São Paulo, dois em BH, um em Brasília, outro em Curitiba, encerrando a excursão no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, em 16 de dezembro. (CNN Brasil)

Netflix divulga teaser da sétima temporada de ‘Elite’ com Anitta no elenco

A Netflix divulgou o teaser da sétima temporada da série Elite, que conta com Anitta no elenco interpretando a professora Jessica. No vídeo, ela aparece tomando banho no vestiário do colégio, quando é surpreendida por seu aluno Iván (André Lamoglia), e teme pela própria vida. A nova temporada deve chegar na plataforma no próximo dia 20 e terá no elenco os atores Fernando Lindez, Maribel Verdú e Leonardo Sbaraglia, além de outros artistas já presentes em outras edições, como André Lamoglia, Valentina Zenere, Álvaro de Juana e Carmen Arrufat. (Rolling Stone)

Prêmio Multishow divulga lista de indicados e categorias para voto popular

O Prêmio Multishow divulgou a lista dos indicados para a edição de 2023, que acontecerá em 7 de novembro e comemora os 30 anos da premiação. Entre os principais concorrentes estão nomes como Anitta, Luísa Sonza, Jão e Ludmilla. Até o dia 5 de novembro, o público poderá votar nas categorias Clipe TVZ do Ano, Show do Ano, Voz do Ano, Hit do Ano e Categoria Brasil. Esta última é uma novidade, com indicação de uma música de cada estado do país para seleção da que merece maior destaque. As cinco faixas mais votadas seguem para a etapa final e os escolhidos serão divulgados em 15 de outubro. (g1)

O Brasil está prestes a liberar a venda de sangue?

No início de outubro, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou o PL do Plasma, que pretende alterar a lei para permitir a comercialização desta parte do sangue. O projeto ainda precisa ser votado nos plenários da Casa e da Câmara. O debate, no entanto, já divide a sociedade.

Canções pop estão cada vez menores… e não é só no Brasil

Das 24 canções do álbum Escândalo Íntimo (Spotify), de Luísa Sonza, 13 têm menos de três minutos, durante décadas a duração média de uma música pop. Outros artistas da mesma seara, com Ludmilla e Pedro Sampaio, fazem o mesmo, e a tendência está presente no exterior também. Pesquisadores da Universidade da Califórnia em Los Angeles analisaram 160 mil faixas no Spotify constataram que, ao longo das últimas três décadas, as canções pop perderam um minuto e três segundos. O fenômeno, dizem os especialistas, foi agravado pelo streaming e pelo TikTok, que privilegia conteúdos curtos. Nem todos os artistas entram na onda, claro. No ano passado, Halsey protestou contra a própria gravadora, acusando a empresa de privilegiar conteúdo “viralizável” em detrimento da qualidade. E Taylor Swift, maior nome do pop atual, vai contra a corrente, com 18 das 22 faixas de Speak Now (Taylor’s Version) (Spotify) tendo mais de quatro minutos – duas têm mais de seis. (Globo)

Longa brasileiro perdido desde 1931 é achado em Praga

Estreia nesta terça-feira, no Festival de Cinema Mudo de Pordenone, na Itália, Amazonas, O Maior Rio do Mundo, filmado em 1918 por Silvino Santos. Mas por que esse intervalo de mais de um século entre a realização e a exibição? Porque o original havia sido furtado por um sócio do diretor, que o levou para a Europa e o exibiu como uma produção americana chamada Maravilhas da Amazônia, e desapareceu em 1931. No começo deste ano, Jay Weissberg, diretor do festival, recebeu dos curadores do arquivo Národní filmovì, de Praga, na República Tcheca, um link para ver o “filme americano” e desconfiou que seria, na verdade, a obra de Santos, um português que se mudou jovem para o Brasil e se tornou um pioneiro do cinema nacional. A autenticidade foi comprovada, e o filme, tido como o primeiro longa-metragem filmado na Amazônia, será finalmente apreciado como se deve. Em seguida, vai ser exibido em um festival da República Tcheca e no Brasil. (Estadão)

Morre o Diretor Britânico Terence Davies

O renomado diretor e roteirista britânico Terence Davies morreu neste sábado, aos 77 anos, em sua casa, em consequência de uma doença não divulgada, de acordo com seus familiares. Admirado por sua sensibilidade ao apresentar dramas da vida real, estava desenvolvendo mais um projeto. Nascido em Liverpool, deixou a escola aos 16 anos e trabalhou como atendente por uma década antes de ingressar no mundo do cinema. Seu primeiro filme, um curta autobiográfico chamado Crianças, foi produzido enquanto estudava na Escola Nacional de Cinema. Em 1988, lançou seu primeiro longa-metragem, Vozes Distantes, que explorava temas inspirados em sua própria vida. Esse tom autobiográfico também se refletiu em Aqueles Longos Dias. Ambos os filmes foram elogiados pela crítica e estabeleceram o estilo de Davies, caracterizado pela representação de vidas domésticas disfuncionais da classe trabalhadora. Em 1995, lançou A Bíblia de Neon, baseado no romance de John Kennedy Toole, mas o filme recebeu críticas mistas. Em 2011, retornou ao sucesso com Amor Profundo, estrelado por Rachel Weisz, que narra a história de um caso extraconjugal com um piloto da Força Aérea Real. (Guardian e Folha)

Spike Lee comenta visão de Nolan em ‘Oppenheimer’

Spike Lee, vencedor do Oscar, compartilhou sua opinião sobre o filme de Christopher Nolan, Oppenheimer, elogiando-o como um “grande filme”, mas expressando o desejo de que mostrasse “o que aconteceu com o povo japonês”. Lee, ao falar com o Washington Post, destaca o poder que Nolan tem sobre estúdios e a possibilidade de incluir a narrativa japonesa no longa de três horas, com alguns minutos a mais. Ainda sentiu que o filme poderia ter explorado os efeitos das bombas atômicas lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki, incluindo as consequências para o povo japonês. O filme, que se concentra principalmente na perspectiva de Oppenheimer, não retrata os bombardeios ou suas consequências no Japão, gerando discussões críticas. Apesar de suas observações, Lee elogiou Nolan e destacou a capacidade do diretor de Oppenheimer. O filme se tornou um sucesso, arrecadando mais de US$ 930 milhões globalmente até o momento. (Washington Post)

Efeito Taylor Swift faz audiência da NFL bombar

A presença de Taylor Swift nos jogos da NFL tem gerado um boom midiático, principalmente em mulheres e adolescentes. Em sua segunda aparição para apoiar seu novo suposto namorado, o jogador Travis Kelce, ela atraiu uma média de 27 milhões de telespectadores para a NBC e Peacock em 1º de outubro. O jogo do Kansas City Chiefs, de Kelce, contra o New York Jets se tornou o programa dominical mais assistido desde o Super Bowl, aumentando a audiência feminina em mais de 35%. A presença de Swift também resultou em um aumento de 53% na audiência de adolescentes do sexo feminino em comparação com a temporada passada. As vendas de camisas com o nome e número de Kelce dispararam 400%, e seu perfil ganhou mais seguidores no Instagram após as aparições de Swift do que após todos os três Super Bowls que ele jogou. No entanto, a atenção maciça dada à relação entre Kelce e Swift está levando alguns a questionar se a NFL está exagerando na promoção do casal. As câmeras da NBC cortaram para a artista pelo menos 17 vezes. Swift é uma figura incrivelmente poderosa na cultura popular, e a NFL está aproveitando essa influência para atrair novos espectadores, especialmente do sexo feminino, para seus jogos. (Variety)