Meta ainda lucra com anúncios falsos do Desenrola Brasil e Black Friday
Levantamentos do jornal O Globo e NetLab identificaram que, apesar de estar na mira do Ministério da Justiça, a Meta continua veiculando anúncios falsos em suas plataformas. O jornal identificou peças publicitárias divulgando golpes financeiros envolvendo programas do governo federal e ofertas da Black Friday. O programa Desenrola Brasil, voltado para a renegociação de dívidas bancárias, também é usado por criminosos para a publicação de anúncios falsos no Facebook e Instagram. Em julho, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça, chegou a publicar uma medida cautelar para a retirada desses conteúdos, que também atingiu o Google. Prática proibida no país, o jogo do bicho também é exibido em campanhas fraudulentas no Facebook. Um dos sites divulgados promete ganhos de até R$ 5 mil com o jogo. Os casos expõem as dificuldades das big techs em moderar conteúdos, inclusive aqueles que são impulsionados e, em tese, estão sujeito à fiscalização mais rigorosa antes de entrarem no ar. Segundo a Senacon, o órgão aplicaria uma multa diária no valor de R$ 150 mil para o caso de descumprimento de medidas determinadas pela secretaria. O valor pode ultrapassar R$ 16 milhões. (O Globo)
Microsoft troca Bing Chat por Copilot
Mudanças na área de Inteligência Artificial (IA) da Microsoft. Em anúncio desta quarta (15), a gigante da tecnologia revelou que deixará o Bing Chat para se focar apenas no Copilot. Ambas as ferramentas são interfaces nos moldes do ChatGPT, mas o Copilot é mais recente, já que foi lançado no início do ano como auxiliar do mecanismo de busca do Bing. Agora, o chatbot é dividido entre a parte gratuita (apenas “Copilot”) e uma paga (o “Copilot for Microsoft 365”). As mudanças buscam uma maior competitividade da empresa em relação à concorrente, a OpenAI, desenvolvedora do ChatGPT, que anunciou recentemente o uso da ferramenta por mais de 100 milhões de pessoas a cada semana. (Olhar Digital)
Youtube endurece regras para uso de IA em vídeos e vozes de artistas
O Youtube vai exigir que seus criadores rotulem qualquer conteúdo que seja gerado por IA nas publicações. Esses rótulos serão mostrados na descrição do vídeo e na parte superior, quando o material for sensível. A medida visa “proteger parceiros da indústria musical” e será mais detalhada a partir de 2024. A companhia afirma que poderá remover ou desmonetizar conteúdos que não cumprirem as novas regras, e que utilizará novas ferramentas para saber identificar se houve o uso da tecnologia. A plataforma vai aceitar pedidos das gravadoras para a remoção de vídeos que imitem a voz única de um artista, mas neste caso, não haverá penalidades para quem publicar. (Olhar Digital)
Carteira Google ganha função de pagamento por QR Code no Brasil
Usuários da Carteira Google poderão fazer pagamentos usando QR Code a partir desta terça-feira. A novidade vai permitir que celulares com sistema Android que não possuem a tecnologia NFC se tornem compatíveis com pagamentos digitais nas maquininhas de cartão. De acordo com o Google, a funcionalidade suporta a maioria dos cartões de crédito e débito emitidos pelos bancos no país nas bandeiras Visa, Mastercard e Elo, e já podem ser utilizadas nas máquinas da Cielo, Rede e Getnet. O novo serviço foi desenvolvido com foco em países como o Brasil, onde 60% dos telefones vendidos nos últimos três anos não possuem NFC, segundo a consultoria IDC. (Tecmundo)
Na segunda rodada de cortes do ano, Amazon demite 180 pessoas no setor de jogos
A Amazon demitiu ontem 180 pessoas em sua divisão de jogos. Essa seria a segunda rodada de cortes da varejista este ano. Cerca de 280 profissionais do setor e mais de 27 mil funcionários da empresa foram demitidos desde janeiro. Em abril, a Amazon anunciou uma “reestruturação” para maximizar os lucros. Nesta semana, em comunicado interno, a companhia disse que as demissões se tratam de uma nova reestruturação na área, em busca de mais eficiência. O setor de jogos da Amazon compreende um estúdio e publisher de games, a assinatura Prime Game, além da Twitch. “Reconheço que esta é a segunda vez neste ano que vocês estão ouvindo sobre mudanças grandes nas equipes e vendo colegas irem embora, então me permitam ser claro quando digo: Estou confiante sobre nosso futuro”, afirmou Christoph Hartmann, vice-presidente da Amazon Games. (Estadão)
WhatsApp ganha novo chat por voz em grupo
O WhatsApp lançou nesta segunda-feira o recurso de chats por voz, que pretende incomodar menos que uma chamada de voz no aplicativo de mensagens. A ferramenta sinaliza com um balão de notificação na conversa, bastando que o usuário clique no ícone para entrar. Os participantes do grupo que não estiverem disponíveis não serão surpreendidos com o toque de uma ligação no telefone. Por enquanto, a novidade estará disponível apenas em grupos com pelo menos 33 membros. Os controles de chamada vão permitir o envio de mensagens sem precisar sair da conversa. (g1)
SpaceX prepara segundo voo da Starship
A SpaceX prepara sua segunda tentativa de lançar o maior e mais poderoso foguete do mundo: o Startship. A previsão é que o lançamento seja em 17 de novembro, mas a empresa ainda aguarda aprovação de autoridades regulatórias dos Estados Unidos. O Starship decolou pela primeira vez em abril, no estado do Texas. No entanto, após falhas nos motores, a SpaceX fez o foguete explodir após alguns minutos de voo. Autoridades americanas então abriram uma investigação de segurança, que foi concluída no final de outubro. Para o próximo voo, a SpaceX modificou o processo de separação de estágios para não repetir os erros. Além disso, os desenvolveram um novo sistema de ventilação para esse processo. Se o lançamento desta semana for confirmado, a companhia usará a nave para transportar carga pesada e missões no espaço profundo. A Nasa também planeja usá-la para pousar astronautas da missão Artemis 3 na lua. (Folha e Olhar Digital)
Threads ganha função para ocultar postagens no Instagram e Facebook
Desde o seu lançamento, em julho deste ano, o Threads, nova rede social da Meta, vem anunciando novos recursos. Desta vez, a plataforma lançou um controle sobre o cruzamento de conteúdo entre o app rival do X e o Instagram e Facebook. A novidade chega após a reclamações dos próprios usuários de que a Meta estava, de certa forma, forçando a visualização das publicações do Threads em outras plataformas. A tática era usada pela companhia para impulsionar o engajamento na rede social. Com o novo recurso, é possível evitar que postagens do Threads apareçam em outras plataformas da Meta. A nova função está sendo liberada gradativamente nas configurações de privacidade. (Olhar Digital)