Pesquisadores da OpenAI alertaram conselho sobre descoberta com potencial de risco para a humanidade
Antes da demissão tumultuada de Sam Altman da OpenAI, pesquisadores da empresa teriam chegado a um ponto preocupante do desenvolvimento de sua inteligência artificial. Segundo eles, capaz até de representar ameaça, conta a Reuters. De acordo com fontes não identificadas, uma carta enviada ao conselho de administração da empresa alertou sobre uma IA poderosa conhecida como Q* (pronuncia-se Q-Star), considerada um avanço significativo na busca pela superinteligência, também chamada de inteligência artificial geral (AGI, na sigla em inglês). Embora detalhes específicos não tenham sido divulgados, fontes afirmam que o modelo foi capaz de resolver problemas matemáticos. Pesquisadores alertam sobre a segurança e o controle de máquinas superinteligentes. A carta teria sido um fator determinante na demissão do CEO da OpenAI, que acabou retornando ao cargo. (Reuters)
Google Bard pode responder perguntas sobre vídeos do YouTube
O Google informou que o Bard, seu chatbot de inteligência artificial generativa, já pode responder perguntas específicas sobre vídeos do YouTube. A extensão permite localizar informações do conteúdo sem a necessidade de vê-lo. Por exemplo, se precisar saber a quantidade ou a lista de ingredientes de uma receita em um programa de culinária na plataforma, basta fazer o pedido na conversa e as informações serão apresentadas. Antes, somente era possível pedir que a IA encontrasse os vídeos. Também já é possível fazer resumos de comentários. (TechCrunch)
Sony encara ação coletiva de US$ 7,9 bilhões por preços de jogos na PlayStation Store
A Sony enfrenta uma ação coletiva no valor de US$ 7,9 bilhões por abuso de sua posição dominante, ao obrigar que seus clientes comprassem seus jogos apenas na PlayStation Store, que cobra 30% dos desenvolvedores, elevando injustamente os preços dos jogos. O processo, aberto há um ano, recebeu sinal positivo de um tribunal no Reino Unido para prosseguir, após advogados da empresa alegarem que o caso era “falho do início ao fim” e pedir sua anulação. O Tribunal de Apelação da Concorrência decidiu que a ação continuasse, mas excluiu os clientes que fizeram compras na loja virtual após a abertura do caso. (Reuters)
ChatGPT libera chats por voz para todos os usuários
A OpenAI liberou o recurso de chats por voz no ChatGPT para todos os usuários do iOS e Android. Inicialmente, essa função estava restrita aos assinantes pagos. Com a atualização, é possível obter respostas faladas do robô de inteligência artificial e pedir desde histórias para dormir até poemas sobre temas específicos em qualquer idioma. São cinco opções de voz disponíveis para o usuário escolher. Apesar da novidade, a busca de imagens e a ferramenta de desenho continuam sendo recursos exclusivos para os assinantes do ChatGPT Plus. (Olhar Digital)
Após acordo, OpenAI anuncia retorno de Sam Altman como CEO
Em uma reviravolta, Sam Altman concordou em retornar ao cargo de CEO da OpenAI. As informações foram divulgadas pela criadora do ChatGPT na madrugada de hoje em uma postagem no X. “Chegamos a um acordo de princípio para Sam Altman retornar à OpenAI como CEO com um novo conselho inicial composto por Bret Taylor (presidente), Larry Summers e Adam D’Angelo”, dizia o post. O ex-presidente Greg Brockman, que renunciou em protesto contra a demissão de Altman, também retornará. Em um comunicado, Altman disse que está “ansioso” para retornar ao cargo e desenvolver a “forte parceria” da empresa com a Microsoft, financiadora da empresa de inteligência artificial. Satya Nadella, presidente da Microsoft, também se pronunciou saudando o acordo. A companhia havia contratado Sam Altman e Brockman logo após a saída dos executivos da OpenAI. “Acreditamos que este é um primeiro passo essencial no caminho para uma governação mais estável, bem-informada e eficaz”. A volta do cofundador para o comando da OpenAI acontece menos de uma semana após ele ser demitido pelo conselho de administração, causando uma grande surpresa no mercado de tecnologia. (The Verge)
Nvidia cresce 206% no trimestre impulsionada pela venda de chips para IA
A Nvidia registrou um crescimento de 206% no terceiro trimestre deste ano, em comparação ao mesmo período de 2022, com uma receita de US$ 18,12 bilhões, contra os US$ 16,18 bilhões esperados por analistas. A receita do data center chegou a US$ 14,51 bilhões, um aumento de 279% e mais do que a expectativa de US$ 12,97 bilhões. O anúncio foi feito enquanto o mundo continua buscando por unidades de processamento gráfico (GPUs) para uso em inteligência artificial generativa por empresas de tecnologia, como a OpenAI, dona do ChatGPT. Se há dois anos, a Nvidia tinha a maior parte das receitas vindas da venda de GPUs para jogos em PCs, agora a mina de ouro da companhia são as implantações em farms de servidores. No entanto, a empresa tem enfrentado alguns obstáculos, como a concorrência da AMD e as restrições de importação de chips para a China impostas pelos Estados Unidos. (CNBC)
CEO renuncia e Binance faz acordo de US$ 4,3 bilhões com Justiça americana
O CEO da Binance, Changpeng Zhao, renunciou ao cargo e se declarou culpado de violar leis americanas de combate à lavagem de dinheiro. O ex-chefe global de mercados regionais Richard Teng assumirá o posto. A Binance, maior bolsa de criptomoedas do mundo, também concordou em pagar cerca de US$ 4,3 bilhões em multas ao Departamento de Justiça. De acordo com as acusações, Zhao e outros envolvidos no processo não conseguiram se registrar como empresa de serviços financeiros e violaram a Lei de Sigilo Bancário por não implementar um programa de lavagem de dinheiro. Ele também concordou em pagar US$ 50 milhões em multa. Como parte do acordo, Zhao será proibido de envolver-se diretamente com os negócios da Binance por três anos, a partir da data em que um monitor independente for nomeado. (TechCrunch)
WhatsApp ganha recurso de verificação por e-mail
Em uma nova atualização liberada hoje, o WhatsApp ganhou uma opção que permite associar um endereço de e-mail a uma conta. A novidade serve como um método alternativo para realizar o login no app, criar uma conta ou como uma camada extra de segurança. Ainda será obrigatório usar um número de telefone para criar uma conta, mas o e-mail será usado para fazer o login caso o SMS não esteja disponível. O novo recurso está presente na versão do WhatsApp para iPhone e a liberação para todas as pessoas será feita de maneira gradual. No Android, a função está em teste pelo WhatsApp Beta e chega em breve ao público geral. (Olhar Digital)
Google admite acordo secreto com Spotify para contornar taxas da Play Store
Durante depoimento no julgamento da Epic Games contra o Google, o Spotify foi apontado por ter fechado um acordo exclusivo em relação aos pagamentos no sistema Android. Don Harrison, chefe de parcerias globais do Google, confirmou em seu depoimento que o Spotify não pagava comissões quando os usuários optavam por adquirir assinaturas através do próprio sistema do streaming de música. Quando o usuário escolhia o Google como processador de pagamento, o Spotify repassava uma comissão de apenas 4%, menor que a taxa padrão de 15% praticada pela gigante de tecnologia. De acordo com Don, a popularidade “sem precedentes” do Spotify justificou um acordo “personalizado”. Além do Spotify, o Google ofereceu um acordo semelhante para a Netflix, mas a empresa recusou. Enquanto isso, a Epic Games, dona do popular jogo Fortnite, segue na batalha jurídica contra o Google. O alvo da alegação é também a loja de aplicativos Play Store do Android, que é acusada pela desenvolvedora de violar leis antitruste e impedir a livre concorrência. (TechCrunch e Olhar Digital)
Anunciantes pausam publicidade no X após endosso de Musk em postagem antissemita
Grandes anunciantes como Apple, Comcast, Disney e IBM deixaram de anunciar no X, antigo Twitter, depois que o CEO Elon Musk enfatizou teorias conspiratórias antissemitas na plataforma. Desde sexta-feira, importantes companhias pausaram seus gastos em publicidade, após Musk concordar e chamar de “verdade” uma postagem antissemita, na semana passada. Media Matters for America, um órgão de vigilância da mídia, publicou um relatório mostrando como os anúncios dessas companhias apareciam ao lado de postagens que elogiavam a ideologia nazista. (TechCrunch)