CEOs da Meta e Spotify criticam regulamentação de IA da Europa
Parceria contra a regulamentação. A Meta e Spotify se uniram contra o que consideram leis prejudiciais à inovação em inteligência artificial na União Europeia. Em declarações conjuntas publicadas nesta sexta-feira, os CEOs das empresas, Mark Zuckerberg e Daniel Ek, expressaram preocupação com a falta de clareza nas leis de privacidade europeias, que têm impedido o desenvolvimento de IA de código aberto.
Ferramenta do novo smartphone do Google facilita criação de fotos falsas
Desde que foi introduzida, no século 19, a fotografia foi associada à fidedignidade, ao registro objetivo da realidade. Claro, sempre houve montagens com diferentes graus de tosqueria, mas, mesmo na era pós-Photoshop, prevalecia a máxima de que “uma imagem vale mil palavras”. A inteligência artificial mudou esse cenário, e a tendência é só piorar. O Pixel 9, novo modelo de smartphone da Google, traz a ferramenta Reimagine, que usa a IA para inserir objetos em fotografias com precisão praticamente absoluta. Uma bomba numa estação de metrô, restos de um acidente de trânsito em uma rua... Qualquer coisa pode ser transformada em “realidade fotográfica”, mesmo que não corresponda aos fatos.
Uber terá robotáxis da Cruise em 2025
A Cruise, subsidiária de veículos autônomos da General Motors, anunciou uma parceria de vários anos com a Uber para incorporar seus robotaxis à plataforma de transporte a partir de 2025. A colaboração marca um passo importante para a reintrodução dos serviços autônomos da Cruise, suspensos após um incidente em outubro passado, quando um de seus veículos atingiu um pedestre.
Google e Califórnia firmam acordo de US$ 250 milhões para apoiar jornalismo local
Em uma iniciativa inédita nos Estados Unidos, o Google e o estado da Califórnia anunciaram um acordo de US$ 250 milhões para fortalecer redações de jornalismo no estado ao longo de cinco anos. A parceria, que envolve financiamento do Google, contribuintes e outras fontes privadas, tem objetivo de preservar o jornalismo local, mas também evitar a aprovação de um projeto de lei estadual que obrigaria empresas de tecnologia a pagar por anúncios vinculados a conteúdos noticiosos.
Foto brasileira vence concurso internacional de imagens feitas com iPhone
Ondas de areia no deserto do Saara, um garoto encantado com um tubarão em um aquário, uma noite estrelada na Nova Zelândia, uma criança se balançando em uma rede azul em Búzios. Essas são algumas das fotos feitas com iPhone que venceram o 17º Ippawards, concurso anual que recebeu nesta edição imagens de mais de 140 países. Única do Brasil entre as escolhidas, No Balanço da Infância, de Daniel de Cerqueira, ficou em primeiro lugar na categoria Crianças. (Guardian)
Microsoft lança joystick acessível
A Microsoft anunciou um novo joystick para Xbox e PC acessível, o Xbox Adaptive Joystick. O controlador foi projetado para integrar-se ao hardware de acessibilidade da empresa e inclui suporte para peças personalizadas impressas em 3D. O aparelho é desenvolvido para jogadores com mobilidade limitada, oferecendo uma opção de controle com uma mão. (TechCrunch)
Começa na Alemanha a Gamescom 2024
A Gamescom 2024, evento de videogames na Alemanha, iniciou nesta terça com anúncios de novos jogos e projetos. Na noite de abertura foi anunciado que Borderlands 4 chegará em 2025, Call of Duty: Black Ops 6" em 25 de outubro e que Indiana Jones e o Grande Círculo estará disponível em 9 de dezembro para Xbox e PS5. O evento abrirá ao público nesta quinta e espera atrair mais de 350.000 visitantes. Confira mais novidades apresentadas na noite de ontem. (IGN)
Bots de IA podem dominar a internet sem novos métodos de verificação
Um artigo assinado por pesquisadores da OpenAI, Microsoft, Harvard levanta questionamentos se os métodos atuais para distinguir humanos e bots, como CAPTCHAs e selfies, seguirão suficientes com ferramentas de inteligência artificial avançadas. A preocupação é que os bots de IA inundem a internet. Os pesquisadores defendem um sistema de "credenciais de personalidade", que envolveria a verificação offline da existência humana e forneceria credenciais criptografadas para atividades online, preservando assim o anonimato. O sistema proposto visa equilibrar a verificação eficaz com a proteção da privacidade, evitando os problemas de checagens de identidade excessivamente intrusivas. (Washington Post)
Movimentos de diversidade enfrentam dificuldades no Vale do Silício
Movimentos que promoviam a diversidade no Vale do Silício estão encerrando suas atividades devido à perda de financiamentos de grandes doadores e ao aumento dos ataques contra iniciativas de diversidade, equidade e inclusão (DEI). A Girls In Tech, uma organização sem fins lucrativos fundada em 2023 para recrutar mulheres para o setor de tecnologia, foi forçada a fechar as portas no ano passado, assim como a Women Who Code, que tinha um objetivo semelhante. Ambas enfrentaram dificuldades por conta da crescente oposição política a esses programas e do corte de apoio financeiro por parte das empresas de tecnologia. Essas mudanças refletem uma pressão crescente sobre iniciativas de diversidade, especialmente após a decisão da Suprema Corte dos EUA de invalidar admissões baseadas em raça em universidades, o que desencadeou desafios legais semelhantes contra corporações. (Washington Post)
Gato Chubby: como conteúdos gerados por IA redefinem o futuro da internet
Vídeos de gatos gerados por inteligência artificial estão acumulando milhões de visualizações e um público fiel nas redes sociais, principalmente TikTok e no Youtube Shorts. Chubby, um gato rotundo e ruivo gerado por IA, está no centro dessa tendência. Criadores de conteúdo contam histórias tristes e peculiares sobre Chubby e a família em imagens geradas por IA. Os vídeos levantam novas questões sobre a interseção entre arte e tecnologia. A popularidade de Chubby reflete um novo fenômeno em que o conteúdo gerado por IA se torna viral ao tocar nas preferências emocionais dos usuários. ALém disso, o sucesso do gato levanta questões sobre o papel dos algoritmos e da IA na criação de conteúdo e sugere um futuro em que a arte e o entretenimento digitais serão cada vez mais influenciados por ferramentas de IA. (BBC)