PF deflagra operação contra funcionários do INSS que vendiam dados da população
A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quinta-feira (26) a operação “Mercado de Dados” para investigar a venda ilegal de informações de brasileiros. Três servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e um hacker estão entre os principais alvos da operação, que ainda cumpriu 29 mandados de busca e 18 de prisões preventivas, além do sequestro de 24 imóveis e o bloqueio de até R$ 34 milhões nas contas bancárias dos investigados. As investigações foram iniciadas em setembro de 2023 e revelaram que esses hackers e alguns servidores do INSS comercializavam credenciais de acesso aos sistemas da autarquia. Os suspeitos responderão por organização criminosa, corrupção, invasão de dispositivos, violação de sigilo funcional e lavagem de dinheiro, crimes que podem resultar em penas superiores a 15 anos de prisão. A operação, coordenada pela PF de Cascavel, no Paraná, conta com o apoio do Ministério da Previdência. (CNN Brasil)
Diretora de tecnologia da OpenAI renuncia ao cargo
A CTO, diretora de tecnologia, da OpenAI, Mira Murati, anunciou que está deixando a empresa após seis anos e meio na companhia. Murati, que foi fundamental para o desenvolvimento de tecnologias como o ChatGPT e o gerador de imagens DALL-E, declarou em um post no X que está se afastando para “criar tempo e espaço para minha própria exploração”. Ela prometeu garantir uma transição suave enquanto a OpenAI continua seu impulso de crescimento. Além de Mira Murati, Bob McGrew, diretor de pesquisa, e Barret Zoph, vice-presidente de treinamento, também estão saindo. O CEO da OpenAI, Sam Altman, afirmou que as decisões foram tomadas de forma independente e amigável, destacando que mudanças de liderança são comuns em empresas de rápido crescimento. A decisão ocorre quase um ano após uma crise interna que tirou temporariamente Altman do cargo de CEO, deixando Murati como a líder interna. (The Verge)
Meta lança novos óculos e modelo mais recente do Llama AI
A Meta anunciou uma série de novidades tecnológicas nesta quarta-feira em seu evento Meta Connect. Entre os principais estão seus óculos de realidade aumentada Orion, que usa projetores Micro LED dentro de uma armação moderna e emite imagens em frente aos olhos por meio de guias de onda nas lentes. Eles são acompanhados por um disco de computação sem fio e uma “pulseira neural” que responde a gestos da mão. Por ainda não estar pronto, o Orion ainda não está disponível para venda. Já os óculos inteligentes Ray-Ban da Meta estão recebendo novas atualizações de software, como lembretes e melhora nas respostas com o Meta AI. A empresa ainda trabalha em um recurso de tradução em tempo real. No hardware, ele ganha uma opção de armação transparente e uma nova gama de lentes. A companhia também está lançando o Quest 3S um headset VR mais barato do que o Quest 3, mas sem sensor de profundidade, telas de resolução mais baixa e um campo de visão mais estreito.
Google acusa Microsoft de abuso de domínio no mercado de nuvem na UE
O Google abriu uma queixa formal contra a Microsoft junto ao órgão de fiscalização antitruste da União Europeia por abuso de domínio no mercado de nuvem. Segundo a acusação, os termos de licenciamento da Microsoft para seu serviço Azure impedem o acesso de clientes a concorrentes como Google Cloud e Amazon Web Services (AWS). Essa conduta equivaleria a um abuso de posição dominante previsto na legislação da UE. A comissão do bloco europeu reconheceu as alegações da big tech e disse que avaliará de acordo com os procedimentos padrão do órgão regulador. Possíveis multas por violações antitrustes podem chegar a 10% do faturamento global da empresa. (Bloomberg Línea)
Mark Zuckerberg passa a evitar comentários e ações políticas
Dez anos atrás, Mark Zuckerberg expressava abertamente suas opiniões políticas, abordando temas como imigração, justiça social e democracia. Ele escreveu artigos, fundou iniciativas filantrópicas e contratou muitas pessoas para promover essas visões. No entanto, à medida que envelheceu, sua postura mudou. Hoje, aos 40 anos, Zuckerberg se mostra cético e distante da política após experiências frustrantes, especialmente em Washington. Se antes era visto como um ativista progressista, agora adota uma abordagem mais neutra e até libertária. Ele se distanciou de questões polêmicas e reprimiu o ativismo dentro da Meta. A mudança também é visível em sua filantropia, onde ele e sua esposa, Priscilla Chan, reavaliaram prioridades, focando menos em temas que possam ser vistos como partidários. O desgaste político de Zuckerberg se intensificou com as críticas após a eleição de 2020, quando ele doou US$ 400 milhões para melhorar a segurança eleitoral durante a pandemia, uma ação que foi duramente criticada por republicanos. (The New York Times)
Mozilla é investigado por privacidade na União Europeia
Nova investigação sobre uso de dados. O Mozilla, desenvolvedora do navegador Firefox, está sendo acusada de violar regras de privacidade da União Europeia por ativar um recurso que rastreia usuários sem consentimento. A tecnologia em questão, chamada Privacy Preserving Attribution, foi lançada recentemente pelo Mozilla para medir a eficácia de anúncios sem coleta de dados pessoais identificáveis. Enquanto a empresa defende que a nova ferramente é menos invasiva que o rastreamento por cookies e que usa criptografia para proteger a privacidade dos usuários. No entanto, a acusação é de que a nova funcionalidade transforma o Firefox em uma “ferramenta de rastreamento” e viola as regras dos países. Se a aceitação da acusação for aceita, O Mozilla pode ser obrigada a desativar o recurso ou até enfrentar multas de até 4% de sua receita global. (TechCrunch)
Proposta de alternativa do Google para anúncios enfrenta escrutínio no Reino Unido
O futuro da migração do Google para o Privacy Sandbox, sua alternativa à adtech, enfrenta desafios após a intervenção da Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA) do Reino Unido. O plano que buscava substituir os cookies de rastreamento de terceiros agora parece ameaçado, pois a CMA investiga uma autorização de uma coalizão de empresas de marketing digital. Recentemente, o regulador expressou preocupações com a concorrência em relação às revisões do Google e afirmou que os compromissos anteriores precisam ser atualizados, o que pode resultar em mais atrasos. As propostas do Google oferecem aos usuários do Chrome a opção de escolher entre anúncios baseados em rastreamento ou segmentação por meio do Privacy Sandbox, o que poderia melhorar a privacidade. No entanto, a CMA teme que essa escolha reduza a disponibilidade de cookies, aumentando a dependência das ferramentas do Google e se muitos usuários optarem por não serem rastreados, isso pode prejudicar empresas que dependem dos cookies para anúncios direcionados. (TechCrunch)
Brasil aumenta investimento em inteligência artificial com apoio de bancos públicos
Brasil não está de fora. O financiamento de projetos de inteligência artificial no Brasil atingiu mais de R$ 2 bilhões, segundo um levantamento da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), pedido pelo jornal O Globo. Esse montante envolve aportes de instituições como o BNDES, Banco do Brasil e Caixa Econômica, mas há expectativa de que os investimentos alcancem R$ 23 bilhões até 2028 com o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial. A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) foi a principal responsável por repasses e destinou R$ 1,4 bilhão a projetos de IA entre 2023 e junho de 2024. A maioria dos recursos foi direcionada a micro e pequenas empresas. Por exemplo, no Hospital das Clínicas de Porto Alegre, a IA tem sido utilizada para otimizar diagnósticos e processos de aquisição de materiais. (Globo)
OpenAI lança novo modo de voz avançado no ChatGPT
A OpenAI está lançando o novo modo de voz avançado (AVM, em inglês) para um grupo de usuários pagos do ChatGPT nesta terça-feira. O recurso de áudio que torna a IA mais natural para conversação, será disponibilizado inicialmente para clientes Plus e Teams, deixando o acesso do Enterprise e Edu para a próxima semana. Em vez dos pontos pretos animados na tela, o AVM ganha um novo design, representado por uma esfera azul. Também foram adicionados instruções personalizadas, cinco novas vozes, aprimoramento de sotaques, além de permitir que a ferramenta lembre das conversas anteriores para referência posterior. (TechCrunch)
ByteDance vai cancelar TikTok Music em novembro
Criado para rivalizar com serviços de streaming como Spotify e Apple Music, a ByteDance disse nesta terça-feira que vai descontinuar o TikTok Music em 28 de novembro. Os usuários foram orientados a transferir suas playlists para outras plataformas até 28 de outubro. Após a exclusão, o TikTok vai conectar os usuários às faixas pretendidas por meio do recurso “Adicionar ao aplicativo de música” em serviços parceiros. Chamado originalmente de Resso, o aplicativo foi lançado em 2019 para canalizar os adeptos do TikTok, capitalizando seu poder de viralizar músicas na rede social em países que incluíam o Brasil. Mas, um impasse por pagamentos maiores com a Universal Music, no início do ano, levou artistas como Drake e Rihanna a retirarem suas canções da plataforma. (Bloomberg Línea)