Spider-Man 2 vende 2,5 milhões de cópias e quebra recorde
Um dos jogos mais aguardados do ano, Marvel's Spider-Man 2 bateu o recorde como o game que mais vendeu rapidamente na história da PlayStation. Lançado na última sexta-feira, o jogo vendeu mais de 2,5 milhões de unidades físicas e digitais nas primeiras 24 horas, segundo a fabricante Insomniac Games. Antes, o título pertencia a God of War: Rgnarok, que vendeu 5,1 milhões de cópias na sua primeira semana, em novembro de 2022. O novo jogo do Homem Aranha retoma os acontecimentos do final do anterior e do Marvel's Spider-Man: Miles Morales. O título traz a dupla de heróis Peter e Miles, que devem proteger Nova York da ameaça de um perigoso caçador em busca de novos alvos. (BBC e TechTudo)
Meta é processada por 33 estados americanos por prejudicar a saúde de menores
Facebook e Instagram prejudicam “a saúde física e mental dos jovens”. Esse é o argumento de 33 estados americanos, entre eles Califórnia e Nova York, que entraram com um processo na Justiça contra a Meta. A ação em um tribunal californiano segue investigações iniciadas em 2021 sobre os métodos das duas plataformas, considerados “viciantes” pelas autoridades americanas. “A Meta explorou tecnologias poderosas e sem precedentes para atrair (...) e, finalmente, prender jovens e adolescentes com o objetivo de obter lucros”, afirmam os procuradores-gerais dos estados que entraram com a ação. Os estados afirmam que a big tech “ocultou a maneira como essas plataformas exploram e manipulam seus consumidores mais vulneráveis” e “negligenciou o dano considerável que essas plataformas causaram à saúde mental e física dos jovens de nosso país”. Os estados pedem o encerramento de tais práticas e o pagamento de multas. (CBS e g1)
Spotify volta a lucrar com mais assinantes e aumento de preços
O Spotify voltou a registrar lucro. O streaming de música teve lucro líquido de 65 milhões de euros (cerca de US$ 69 milhões) no trimestre encerrado em setembro, revertendo um prejuízo de 166 milhões de euros (US$ 177 milhões) no mesmo período de 2022. A companhia sueca chegou a 574 milhões de usuários ativos mensais, uma alta de 26% no ano. Já o número de assinantes pagos cresceu 16%, chegando a 226 milhões. Até o final do ano, a meta é aumentar o número de usuários para 601 milhões e elevar os assinantes para 235 milhões. Segundo o Spotify, o crescimento dos resultados foi impulsionado pelo reajuste no preço de assinaturas, pelo aumento na base de usuários e melhores tendências em podcasts. “Nossos negócios apresentaram resultados robustos no terceiro trimestre, com todas as nossas principais métricas superando metas”, diz a companhia. (The Verge e Valor Investe)
Instagram testa feed exclusivo para contas verificadas
O Instagram começou a testar um novo feed restrito para assinantes do Meta Verified. Segundo o anúncio feito ontem pelo chefe da rede social, Adam Mosseri, o objetivo é facilitar que empresas e criadores sejam descobertos e ganhem mais destaque na plataforma. O CEO do aplicativo não deu mais detalhes sobre os testes, mas afirmou que o usuário pode informar a rede social caso esteja interessado nesta opção. Atualmente, o plano de assinatura Meta Verified custa US$ 11,99 (R$ 60) na web ou US$ 14,99 (R$ 75) em um aplicativo. (Olhar Digital e Tudo Celular)
Briga entre Gradiente e Apple por iPhone vai para o plenário do STF
No último dia de votação no plenário virtual do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Dias Toffoli pediu destaque no caso em que Apple e Gradiente disputam a propriedade da marca iPhone no Brasil. Com isso, o julgamento será reiniciado no plenário físico. Antes do destaque do relator, o placar estava em 5 a 3 a favor da big tech americana. Dias Toffoli, votou a favor da Gradiente e foi acompanhado por Gilmar Mendes e André Mendonça. Já os ministros Luiz Fux e Luís Roberto Barroso abriram divergência, sendo seguidos por Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia. O ministro Edson Fachin havia se declarado suspeito. Em 2018, a Gradiente foi derrotada no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Em 2021, as duas empresas chegaram a se reunir em busca de um acordo, mas não chegaram a um consenso. A Gradiente defende que a marca iphone pertence a ela no país, já que a depositou no INPI em 2000, recebendo o registro apenas em janeiro de 2008, um ano após o lançamento do telefone da Apple nos Estados Unidos. (Jota)
Governo cria programa para ampliar a cobertura e o acesso à internet pelo Brasil
O governo instituiu hoje o ConectaBR, programa nacional de melhoria da cobertura e da qualidade da banda larga móvel. O objetivo é ampliar a cobertura e o acesso à internet pelo Brasil, reduzir desigualdades regionais e estimular o desenvolvimento social e econômico, segundo a publicação no Diário Oficial da União (DOU). A iniciativa foi lançada no último sábado, no Maranhão, pelo ministro das Comunicações, Juscelino Filho. Na ocasião, ele disse que o programa é o começo de uma “política pública que vai influenciar diretamente na vida dos brasileiros”. O projeto será desenvolvido e implementado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que também irá monitorar e avaliar a prestação de serviços de comunicações móveis. O Ministério das Comunicações também estabeleceu metas de referência de qualidade que devem ser alcançadas por meio do ConectaBR. (CNN Brasil)
Uber oferece voos de balão na Turquia
Além dos carros, a Uber começou a oferecer uma nova categoria aos usuários, permitindo que eles solicitem um balão de ar quente para realizarem voos na Capadócia, Turquia. O serviço está disponível até 19 de novembro e pode ser agendado por meio de uma reserva antecipada diretamente no app da empresa, na opção Uber Reserve. A viagem custa 150 euros (cerca de R$ 803) por pessoa. Além disso, a Uber vai disponibilizar 100 voos gratuitos para comemorar o lançamento. De acordo com a empresa, os passeios serão coletivos e levarão os passageiros em um voo de uma hora e meia pelo Parque Nacional de Göreme. A ideia é que os viajantes apreciem as paisagens durante o nascer do sol, a 3 mil pés de altura. (Business Insider)
Tinder vai permitir que amigos sejam ‘cupidos’ no aplicativo
O Tinder vai permitir que amigos e familiares acessem o aplicativo de relacionamentos para indicar possíveis matches ao usuário. Com a novidade, chamada de “matchmaker”, o solteiro pode convidar pessoas não registradas no Tinder, mas ainda terá que curtir o perfil indicado e escolher se inicia uma conversa. Usuários do Tinder podem compartilhar um link de convite com até 15 amigos em um período de 24 horas. O novo recurso do aplicativo está disponível no Brasil e em outros países, como Estados Unidos, Japão e México. Segundo a empresa, o “matchmaker” deve ser lançado no restante do mundo nos próximos meses. (Folha)
Twitch vai permitir transmissão em plataformas rivais
A Twitch vai permitir a transmissão de seus conteúdos em plataformas rivais, como o Youtube. A medida foi anunciada neste fim de semana durante a TwitchCon, em Las Vegas, visando manter seus usuários e evitar a saída de streamers relevantes, que começaram a assinar contratos com os concorrentes. Entre as diretrizes, está a condição de que a “experiência do usuário da Twitch não seja comprometida” em outros sites, que também não devem ter acordos de exclusividade com os produtores de conteúdo. Em agosto, a companhia já havia mudado suas regras para permitir que as produções ao vivo pudessem ser compartilhadas em outros aplicativos, como Instagram e TikTok. (Olhar Digital)
Nintendo arrasa com Mario Wonder
Super Mario Bros Wonder prometeu e entregou tudo. Qualidade de jogo, criatividade, empolgação. Um Mario 2D conseguiu inovar e trazer até viagens de ácido coloridas e surreais. Mas não só, o lançamento de Spider-Man 2 nos empolgou em outro sentido, na qualidade técnica. Viagem rápida tão rápida que os jogadores acharam até que a desenvolvedora estava enganando os jogadores. Óbvio, ainda temos Netflix falando incrivelmente bem de One Piece na sua apresentação de fim de trimestre.