Denúncia da PGR derruba ministro das Comunicações

Caiu um dos nomes do Centrão no governo Lula. O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, pediu demissão após ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR), suspeito de participar de organização criminosa, lavagem de dinheiro, corrupção passiva, falsidade ideológica e fraude em licitação. É a sétima queda de um ministro no terceiro mandato de Lula, a primeira por um caso de corrupção, embora as acusações sejam anteriores, quando Juscelino era deputado federal pelo União Brasil do Maranhão. O ministro Flávio Dino será o relator da denúncia no Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro foi indiciado pela Polícia Federal em 12 de junho do ano passado, em investigação que iniciou a partir de reportagens da Folha e do Estadão. As suspeitas sobre ele envolvem irregularidades em obras executadas em Vitorino Freire (MA), cidade que era governada por Luanna Rezende, irmã do ex-ministro, e bancadas por emendas indicadas por ele. Em seu lugar, o União Brasil deve indicar o líder do partido na Câmara, deputado Pedro Lucas Ribeiro (MA). (g1)
Um dos elementos utilizados pela PF é um relatório da Controladoria-Geral da União (CGU) apontando que 80% de uma estrada em Vitorino Freire, orçada em R$ 75 milhões e custeada por emendas de Juscelino, só beneficiou fazendas dele e de seus familiares. Segundo o ministro, as emendas foram repassadas dentro da legalidade e beneficiaram 11 povoados. O relatório da PF aponta que Juscelino integraria uma “organização criminosa” com o empresário Eduardo José Barros Costa, sócio oculto da construtora Construservice. Em uma conversa de 18 de janeiro de 2019, encontrada pelos investigadores no celular de Costa, Juscelino passa ao interlocutor o nome de uma pessoa e indica o valor de R$ 9,4 mil. No dia seguinte, Costa responde com um recibo de depósito efetuado. O empresário ainda troca mensagens com seu irmão, responsável por sua movimentação financeira, explicando o pagamento. “Isso é do Juscelino lá de Vitorino, o deputado, faz isso aí, que a terraplanagem daquela pavimentação quem fez foi ele. É pra descontar, viu?”. (Globo)
O presidente Lula conversou com Juscelino por telefone no início da tarde e o aconselhou a se demitir, embora o próprio ministro já tivesse dito a aliados que sairia do governo. De acordo com a Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), Lula orientou Juscelino a “fazer sua ampla defesa fora do governo”. Antes do telefonema, o ministro foi chamado para um almoço às pressas com sua colega das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann. (Poder360)
Em sua carta de demissão (íntegra), o ex-ministro afirma ter tido apoio “incondicional” de Lula. “A decisão de sair agora também é um gesto de respeito ao governo e ao povo brasileiro. Preciso me dedicar à minha defesa, com serenidade e firmeza, porque sei que a verdade há de prevalecer. As acusações que me atingem são infundadas, e confio plenamente nas instituições do nosso país, especialmente no Supremo Tribunal Federal”, afirmou Juscelino. (CNN Brasil)
A direita brasileira vive hoje a necessidade de cortejar a extrema direita, representada por Jair Bolsonaro, para ser eleitoralmente viável. No Meio Político de hoje, exclusivo para assinantes premium, Christian Lynch aponta caminhos para desmontar o extremismo e garantir a estabilidade da democracia. Faça agora mesmo sua assinatura premium e receba o Meio Político às 11h de hoje, além de ter acesso a nossa plataforma de streaming e outros benefícios.
E já está disponível para download gratuito a edição de abril do Journal of Democracy em Português, da Plataforma Democrática (Fundação FHC e Centro Edelstein de Pesquisas Sociais).
No primeiro minuto desta quarta-feira, entrou em vigor a nova fase do plano tarifário de Donald Trump. Cerca de 60 países serão atingidos por tarifas mais altas – nenhum mais do que a China, que terá um percentual total de 104% sobre todos os seus produtos. Os chineses se recusam a desistir de suas próprias tarifas de retaliação (de 34%) sobre os EUA. A nova etapa do tarifaço trumpista ocorre após uma taxação de 10% ser imposta a mais de 120 nações na sexta-feira passada. Ao discursar durante um jantar republicano em Washington, Trump previu que suas tarifas serão “lendárias” – “de uma forma positiva”, apressou-se a dizer. “Estamos fazendo acordos e os países estão pagando as tarifas”, alegou Trump à multidão de apoiadores, destacando que “muito em breve” outra grande tarifa será anunciada, desta vez sobre a indústria farmacêutica. Sua ideia é pressionar as empresas do setor a “deixarem a China” e desenvolverem sua fabricação nos Estados Unidos. (BBC)
Karoline Leavitt, secretária de imprensa da Casa Branca, afirmou a repórteres que Trump havia dito a seus assessores para “terem acordos comerciais personalizados com cada país” que tentasse “fechar um acordo”. Ela rejeitou a ideia de que isso represente uma mudança de postura do governo sobre as tarifas. Depois, reafirmou que o presidente não cogitava interromper sua política. “Ele espera que essas tarifas entrem em vigor.” (New York Times)
Para ler com calma. Embora as intenções de Trump ao desencadear a maior interrupção do comércio na história moderna não sejam totalmente claras, ele parece menos interessado em fechar um acordo com a China do que nunca. Do outro lado, Xi Jinping acredita que pode vencer uma guerra comercial contra seu par americano. (The Economist)
E ao chamar de “idiota” o conselheiro comercial de Trump, Peter Navarro, por comentários que ele fez sobre a Tesla, o bilionário Elon Musk expôs divisões profundas dentro da ampla coalizão que ajudou o republicano a voltar à Casa Branca. Karoline Leavitt tentou diminuir a temperatura ao tratar a crise como briga de “garotos”, mas as rachaduras no governo crescem enquanto a economia afunda. (Politico)
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, anunciou a captura de dois chineses, de 31 e 33 anos, combatendo ao lado das tropas russas na região de Donetsk. É a primeira vez que chineses são vistos no combate em mais de três anos de guerra. Segundo autoridades ucranianas, eles foram recrutados por militares russos e integravam uma unidade de seis combatentes, com suas identidades confirmadas por documentos e cartões bancários. Não se sabe se eles integram o Exército da China ou se são mercenários. Zelensky pediu explicações à China e acusou Beijing de alinhamento militar com a Rússia. Um vídeo divulgado pelos ucranianos mostra um dos prisioneiros com mãos amarradas e uniforme militar. (Financial Times)
Nas movimentações políticas, nas redes, nas narrativas que estão sendo plantadas agora, as eleições presidenciais estão mais próximas do que imaginamos. Como você vai se preparar para entender o jogo, sem apenas replicar discursos? Quem assina o Meio Premium se prepara para liderar conversas. Nossas Edições de Sábado são aulas sobre os temas mais atuais, a partir de análises de grandes nomes. De uma forma leve, nossos documentários e entrevistas estão no streaming para entreter enquanto desafiam certezas. O Meio Político chega na sua caixa de entrada semanalmente traduzindo a trama política. Ainda temos cursos que vão de IA até História. Seja Meio Premium e argumente com mais clareza.
Viver
Mais de 90% das espécies que vivem no Brasil devem ter a existência afetada pela perda de hábitat causada pelo aquecimento global até 2100. É o que afirma um estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que indica ainda um risco de extinção para 26% de plantas, animais e outras criaturas nesse período, caso os países não tomem as devidas medidas ambientais. A ameaça de extinção cai para 14%, se o aquecimento global for contido a no máximo 2°C acima da era pré-industrial. (Globo)
Astrônomos identificaram um sistema de estrelas binárias que se encaminham para uma colisão fatal. As duas anãs brancas orbitam próximas uma da outra em nossa galáxia, a Via Láctea, a cerca de 160 anos-luz da Terra. Essa é a menor distância já observada para esses astros em rota de impacto. Enquanto uma delas tem massa de cerca de 83% da massa do nosso Sol, a outra tem aproximadamente 72%. Quando a colisão ocorrer - estima-se que seja daqui a 22,6 bilhões de anos -, a detonação deve levar cerca de quatro segundos, do início ao fim. (Folha)
Para ler com calma. Uma área de entulho e terreno degradado na Zona Leste de São Paulo passou por uma transformação nas últimas décadas, ganhando uma faixa de floresta. O Parque Linear Tiquatira virou um refúgio de lazer e atividade física para os moradores do local, que vivem em uma das regiões mais populosas da cidade, ajudando a lidar com o calor e atraindo muitas espécies de aves e outros seres vivos. O trabalho nasceu graças a Hélio da Silva, morador que plantou mais de 41 mil mudas nos últimos 22 anos. (BBC Brasil)
Morreu nesta terça-feira o ex-goleiro Haílton Corrêa de Arruda, o Manga, aos 87 anos, no Rio. Ele tratava de um câncer de próstata. Ídolo do Botafogo nos anos 1960, conquistou 20 títulos nos quase dez anos que jogou no clube, se tornando o jogador com mais títulos na história do alvinegro. Sua atuação nos campos foi tão impactante que o dia de seu aniversário, 26 de abril, passou a ser lembrado como o Dia do Goleiro. (Globo)
Cultura
Após a polêmica do uso de imagens geradas por inteligência artificial ao estilo do Studio Ghibli, usuários brasileiros passaram a gerar novas versões no ChatGPT, dessa vez, com os traços da Turma da Mônica. A prática foi condenada pelo estúdio Maurício de Sousa Produções (MSP), que afirmou, em nota, nesta terça-feira, que buscará medidas que assegurem os direitos autorais sobre a obra. “A MSP Estúdios reforça que o uso de qualquer elemento relacionado aos personagens está protegido por leis de direito autoral e propriedade intelectual. Não autorizamos a criação de conteúdos que violem esses direitos”, declarou. (Globo)
O diretor alemão Werner Herzog será o próximo homenageado pelo Festival de Veneza com um Leão de Ouro Honorário pelo conjunto de sua obra. O diretor artístico do evento, Alberto Barbera, afirma que Herzog testa “nossa capacidade de olhar, desafiando-nos a compreender o que está além da aparência da realidade e sondando os limites da representação cinematográfica”. O cineasta reconhecido por filmes como Nosferatu - O vampiro da noite e Fitzcarraldo agradeceu a homenagem. “Sempre tentei ser um bom soldado do cinema, e isso parece uma medalha pelo meu trabalho”, disse. A 82ª edição do festival acontecerá de 27 de agosto a 6 de setembro. (Variety)
E o novo filme de Tom Cruise Missão: Impossível - O Julgamento Final está confirmado para estrear no Festival de Cannes, sendo exibido fora de competição em 14 de maio. O astro estará no tapete vermelho com o diretor Christopher McQuarrie e o restante do elenco. No oitavo longa da franquia, Ethan Hunt (Tom Cruise) deve enfrentar seu inimigo mais perigoso até agora na forma de uma IA conhecida como Entidade. Mas antes, ele deve reunir sua equipe para encontrar o submarino russo afundado que abriga o código-fonte necessário para destruir a tecnologia. O festival acontece de 13 a 24 de maio. (Deadline)
Cotidiano Digital
A Meta anunciou nesta terça-feira que está expandindo o recurso “Contas de Adolescentes” para o Facebook e o Messenger, após implementá-lo no Instagram no ano passado. A novidade, que chega inicialmente aos EUA, Reino Unido, Austrália e Canadá, inscreve automaticamente usuários com menos de 16 anos em uma experiência com proteções reforçadas, com restrições de mensagens, marcações e comentários. Entre as novas funcionalidades, adolescentes receberão lembretes para saírem dos apps após uma hora de uso diário e terão as contas colocadas automaticamente em “modo silencioso” à noite. No Instagram, menores de 16 anos também precisarão da autorização dos pais para realizar lives ou desativar o filtro que desfoca imagens com nudez suspeita. (TechCrunch)
Enquanto três em cada quatro especialistas em inteligência artificial acreditam que a tecnologia trará benefícios pessoais e melhorias no trabalho, apenas um quarto dos americanos compartilha do mesmo otimismo. É o que mostra um novo levantamento do Pew Research Center. A maioria do público diz sentir ansiedade, desconfiança e falta de controle sobre como a IA é usada em suas vidas. Em um ponto de convergência, nem especialistas nem usuários confiam que o governo ou empresas privadas estejam preparados para regulá-la de forma segura. (The Verge)
Meio em vídeo. Pedro Doria e Cora Rónai falam sobre o anúncio do CEO da OpenAI de um modelo de linguagem de peso aberto dentro do ChatGPT. Também comentam sobre a geração de imagens eróticas e pornográficas dentro da inteligência artificial, a possibilidade de alterar limites do sistema de uma IA para que ela gere conteúdos sem censura e as vantagens e desvantagens de modelos de linguagem com peso aberto e seus perigos. Assista. (YouTube)
No streaming do Meio você encontra programas que não têm paralelo em nenhum outro lugar. Nosso catálogo reúne entrevistas com personalidades como Milton Cunha e Luiz Antônio Simas conversando sobre vida, fé e espiritualidade, até produções que exploram temas como democracia, história, coração partido e economia. O que você pode esperar são filmes e programas que vão te fazer enxergar o mundo com novos olhos. Assine Meio Premium.