Fernanda Torres vence o Globo de Ouro de melhor atriz
Fernanda Torres fez história na madrugada desta segunda-feira ao se tornar a primeira atriz brasileira a receber o Globo de Ouro, um dos mais importantes prêmios do cinema internacional, concedido pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood. Ela conquistou a estatueta de melhor atriz em drama pelo papel de Eunice Paiva em Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, que perdeu para Emilia Pérez, do francês Jacques Audiard, a disputa de melhor filme em língua não inglesa. Baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, o longa conta a história da luta da esposa do ex-deputado Rubens Paiva após a prisão e assassinato do marido pelos militares durante a ditadura. Fernanda dedicou o prêmio à mãe, Fernanda Montenegro, indicada em 1999 por Central do Brasil. “Vocês não têm ideia... Ela estava aqui há 25 anos. Isso é uma prova de que a arte persiste através da vida, mesmo em momentos difíceis, como os que Eunice Paiva viveu.” (g1)
Em seu discurso improvisado, ela se mostrou surpresa com a estatueta por ter sido um ano incrível para atrizes que admira muito, e agradeceu ao diretor Walter Salles (“meu parceiro, meu amigo”), ao seu marido, Andrucha Waddington, ao ator Selton Mello e aos filhos. Assista na íntegra. (CBN)
Brasileiros anônimos e famosos vibraram pela atriz nas redes sociais. Do presidente Lula ao ex-BBB Gil do Vigor, passando por artistas como Marisa Monte e Taís Araújo, muitos fãs e amigos postaram mensagens emocionadas. E uma das reações que viralizou foi de Fernanda Montenegro assistindo à vitória da filha pela televisão. (UOL e Globo)
A atuação de Fernanda vem encantando crítica e público desde sua aclamação no Festival de Veneza, coroando uma carreira marcada pela versatilidade e detalhada em uma matéria especial da Edição de Sábado do Meio que abrimos aqui para todos os assinantes. Já Marcelo Rubens Paiva falou sobre seu livro, o filme e sua própria trajetória no Conversas com o Meio. Vale a pena conferir. (Meio)
De volta ao Globo de Ouro... Emilia Pérez foi o grande vencedor, levando também as premiações de melhor filme em comédia, melhor atriz coadjuvante (Zoe Saldaña) e canção original, El Mal. Na TV, foi a noite da série Shogun – A Gloriosa Saga do Japão (Disney+), que levou os quatro prêmios a que foi indicada (série dramática, melhor ator, melhor atriz e melhor ator coadjuvante). (Variety)
Um dos momentos mais emocionantes da noite foi o discurso de Demi Moore ao agradecer pela estatueta de melhor atriz em musical ou comédia por A Substância. Aos 62 anos, ela recebeu o primeiro prêmio de sua carreira lembrando ter ouvido de um produtor que era “uma atriz de filmes-pipoca”. “Aquilo me corroeu por muito tempo, a ponto de eu pensar que talvez fosse isso mesmo.” Tudo mudou ao receber o roteiro de A Substância. “O universo me disse: você não está acabada”, contou. (CNN)
Veja a lista completa de indicados e vencedores, e também os looks no tapete vermelho. (Golden Globe e Vogue)
“Não é minha!”, exclamou o cantor Dalto, após seu perfil e os de outros artistas da MPB, como Emilio Santiago e Fagner, serem invadidos no Spotify com faixas instrumentais misteriosas. Algumas aparecem como lançamentos recentes, até de nomes já falecidos, como Jair Rodrigues e Angela Maria. Com capas genéricas e gravadoras inexistentes, o caso levanta dúvidas sobre a segurança da plataforma e a veracidade das novidades. Dalto, famoso pelo sucesso Muito Estranho, negou a autoria de Arrasta, atribuída a ele. O Spotify ainda não comentou o ocorrido. (Globo)
A Anthropic fez um acordo para encerrar um processo sobre violação de direitos autorais movido contra seu modelo de IA, o Claude, acusado de supostamente distribuir letras de músicas protegidas. A juíza distrital dos EUA Eumi Lee estabeleceu que a companhia deve aplicar as proteções existentes no treinamento de futuros modelos de IA e estabelecer um mecanismo para que as editoras musicais intervenham quando houver suspeita de violação de direitos autorais. De acordo com a ação movida por empresas como Universal Music Group, ABKCO e Concord Music Group em outubro de 2023, o Claude teria sido treinado com letras de pelo menos 500 músicas protegidas. O chatbot de IA teria fornecido “todas ou partes significativas” de letras que incluem Halo de Beyoncé, Uptown Funk de Mark Ronson e Moves Like Jagger do Maroon 5. (The Verge)
Política
Na próxima quarta-feira completam-se dois anos do mais grave ataque à democracia brasileira desde o fim da ditadura militar: uma turba de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadiu e depredou as sedes dos Três Poderes. Em julho de 2023, o presidente Lula encaminhou ao Congresso dois projetos de lei como parte do chamado “pacote da democracia”, aumentando as penas e tipificando mais crimes contra a ordem democrática e facilitando a apreensão de bens dos envolvidos. As medidas, porém, como conta a Coluna do Estadão, enfrentam uma barreira aparentemente intransponível: o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Quase um ano e meio depois, ele mantém na gaveta os dois projetos, que não foram sequer encaminhados às comissões temáticas para análise. (Estadão)
Independentemente do andamento dos projetos, Lira foi convidado a participar no dia 8 de uma cerimônia organizada por Lula para lembrar os dois anos da tentativa de golpe. De acordo com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), o presidente vai abrir no Planalto uma exposição de 21 peças que foram destruídas no ataque e restauradas e fazer uma solenidade para a qual convidou os presidentes dos demais Poderes e governadores. Em seguida, Lula participará de um abraço simbólico à Praça dos Três Poderes organizado por movimentos sociais. (Folha)
Enquanto isso... Os advogados do ex-deputado Daniel Silveira (PL-RJ) encaminharam um pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que ele seja solto com base no indulto de Natal assinado por Lula no dia 23 de dezembro. Preso em 2021 por ataques nas redes a ministros do Supremo, Silveira havia sido solto no dia 20 de dezembro por já ter cumprido um terço da pena, mas acabou voltando para a prisão no dia 24 por descumprir restrições impostas pela Corte. Sua defesa alega que ele cumpre duas condições para ser incluído no indulto: estava em “livramento condicional” no dia da publicação do ato e a menos de seis anos do fim da pena. O decreto de Lula, porém, estabelece que o benefício não se aplica a condenados por crimes contra a democracia. (CNN Brasil)
Levado pelo ministro da Defesa, José Múcio, o comandante da Marinha, almirante Marcos Sampaio Olsen, esteve na sexta-feira com o presidente Lula para se explicar sobre um vídeo publicado pela Arma. A peça, divulgada no início de dezembro, ironizava “supostos privilégios” das Forças Armadas, mostrando soldados treinando e civis em momentos de lazer, numa referência à inclusão dos militares no pacote de cortes de gastos do governo. Tanto Lula quanto o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ficaram muito irritados com o vídeo, a ponto de o presidente rejeitar uma proposta que vinha sendo negociada de transição mais lenta para a aposentadoria por idade dos militares. Lula também determinou que todas as peças publicitárias das Forças Armadas terão de ser aprovadas previamente pelo ministro da Defesa. (Globo)
Um representante do Hamas, falando anonimamente, disse que o grupo islâmico aprovou uma lista com 34 reféns apresentada pelo governo de Israel para troca em um eventual acordo de cessar-fogo. Estima-se que ainda estejam em cativeiro na Faixa de Gaza cerca de cem israelenses sequestrados pelo Hamas nos atentados terroristas de 7 de outubro de 2023 – alguns já teriam morrido, mas seus corpos não foram devolvidos ainda. O governo de Tel Aviv não se manifestou sobre a suposta lista. (Reuters)
E um soldado israelense foi motivo de celeuma no Brasil. Yuval Vagdani passava férias na Bahia quando, a pedido de uma organização de apoio aos palestinos, a Justiça Federal determinou no último dia 30 uma investigação contra ele por supostos crimes de guerra cometidos em Gaza. Segundo o governo israelense, Vagdani voltou para seu país neste domingo. (CNN Brasil)
Após financiar a campanha de Donald Trump nos Estados Unidos, aceitando ainda participar do governo, e apoiar publicamente o partido de extrema direita Alternativa para a Alemanha (AfD), Elon Musk avança agora sobre a direita radical britânica. Em uma postagem no X, o bilionário sul-africano disse que Nigel Farage, principal defensor do Brexit, “não tem o que é necessário” para liderar o partido ultraconservador Reform UK e sugeriu sua substituição. Os dois, que eram próximos, divergiram em relação ao apoio de Musk ao ativista de extrema direita Tommy Robinson, preso por desacato à Justiça do Reino Unido. “Elon é um cara fantástico, mas tenho que discordar neste ponto”, disse Farage. (BBC)
Ano Novo no próximo nível
Spacca
Viver
O Ministério do Desenvolvimento descartou mudanças na lei de propriedade industrial após a Novo Nordisk, fabricante do Ozempic, sugerir alterações nas regras de patentes em reunião com Geraldo Alckmin (PSB), chefe da pasta. A exclusividade do medicamento, usado como emagrecedor, deve expirar em 2026, reduzindo custos. A empresa busca prorrogar o prazo, mas enfrenta limitações legais desde que o STF vetou extensões automáticas além de 20 anos. (CNN)
Capivaras descoloridas. O calor extremo e a seca prolongada de 2024 deixaram as capivaras no Pantanal com pelos dourados pela exposição intensa ao sol. A mudança as torna mais vulneráveis a predadores, como onças, e reflete os impactos da crise climática. Com a volta das chuvas, espera-se que os animais recuperem a pelagem original, mas cientistas alertam que a transformação dos ecossistemas ameaça a sobrevivência de espécies gerando perdas metabólicas e estresse térmico. (Globo)
Aos 116 anos, a freira gaúcha Inah Canabarro Lucas foi declarada neste sábado a pessoa mais idosa do mundo, segundo dados do instituto Longeviquest, que reúne informações sobre longevidade em todo o planeta. A brasileira, que vive em Porto Alegre, recebeu o “título” após confirmação da morte, no dia 29 de dezembro, da japonesa Tomiko Itooka, também de 116 anos, porém meses mais velha. O Brasil tem também o homem mais idoso do planeta, o cearense João Marinho Neto, de 112 anos. (UOL)
Cotidiano Digital
Carros espiões? A explosão de um Tesla Cybertruck em Las Vegas levantou preocupações sobre privacidade de dados. A Tesla, de Elon Musk, ajudou a polícia a rastrear o motorista por cinco dias, revelando o uso de explosivos no veículo. Embora elogiada pela eficiência, a empresa já enfrentou críticas por compartilhamento indevido de dados pelos funcionários, incluindo um caso de nudez. Nos EUA ainda falta regulação específica para proteger a coleta e compartilhamento de dados automotivos. (AP)
Os americanos reduziram significativamente os gastos com serviços de streaming em 2024, com uma queda de 23% em relação ao ano anterior. O gasto médio mensal caiu para US$ 42,38, refletindo o cansaço de consumidores diante do aumento das opções e do custo elevado. Apesar do aumento das opções e da popularidade dos serviços, a crescente sensação de “fadiga de streaming” tem levado os consumidores a reconsiderar suas assinaturas. De acordo com o State of Consumer Media Spending Report, a maioria dos assinantes agora tem duas plataformas, assistindo em média 3 horas e 49 minutos de conteúdo por dia, enquanto mais de um quarto compartilha assinaturas para economizar. (TechSpot)
Para ler com calma. Assim como a imprensa, o rádio e a TV mudaram a maneira como líderes religiosos disseminavam suas doutrinas, a inteligência artificial está se tornando uma nova ferramenta na difusão da fé. Empresas estão oferecendo aplicativos que ajudam em pesquisas teológicas e chatbots que escrevem sermões, por exemplo. Foi o que aconteceu na sinagoga Emanu-El, em Houston, no Texas. Os frequentadores ouviram pelo autofalante um típico sermão do rabino Josh Fixler, até que este apareceu e revelou que tudo, do texto à própria voz, foi criado por IA. (New York Times)
Vivemos uma onda conservadora, no Brasil e no mundo, praticamente sem contraponto político e intelectual. O sociólogo José de Souza Martins explica na última Edição de Sábado onde a esquerda se perdeu e porque a luta de classes não é mais a mesma. Ela é exclusiva para assinantes premium, mas você pode ler o comecinho em nosso site e assinar para ler o resto.