Meio Perspectiva: Energia em transição

A tarefa de migrar de uma economia baseada em combustíveis fósseis — petróleo, carvão, gás natural — para uma matriz de energia renovável, que resulte em menores emissões de gases de efeito estufa, é o desafio deste século. A chamada transição energética, como esse processo foi batizado, está em curso, mas em velocidade muito aquém do necessário para evitar os piores cenários das mudanças climáticas, o objetivo central do Acordo de Paris.
Ainda assim, a transição precisa acontecer e rapidamente. Nos últimos anos, temos visto uma grande expansão na utilização de outras fontes de energia, como a solar, a eólica e os diferentes biocombustíveis. E o Brasil, que já parte de uma matriz mais limpa e tem uma longa tradição em pesquisa com combustíveis de fontes renováveis, está em uma posição privilegiada para fazer essa transição. Precisa, contudo, de investimento, pesquisa e regulação.
Para entender melhor esse processo, os assinantes premium podem baixar o Meio Perspectiva: Energia em Transição, um especial que traz as principais questões que envolvem a mudança de matriz energética, as tendências tecnológicas e a adoção de novas fontes no Brasil.
Baixe aqui a versão desktop ou a versão para celular.