Edição de Sábado: O caminho de Kamala

Kamala Harris for the people”. Pelo povo. Foi resgatando o slogan de sua frustrada campanha presidencial de 2020 — e a frase que usava para se apresentar como procuradora de Justiça — que a vice-presidente aceitou a indicação para ser, agora sim, a candidata democrata à Presidência dos Estados Unidos. O que pode parecer uma apresentação requentada de Kamala é, na verdade, uma contraposição certeira à imagem de seu adversário, o republicano Donald J. Trump. Os democratas buscaram, ao longo da Convenção Nacional do Partido Democrata (DNC, na sigla em inglês) nesta semana, em Chicago, frisar o quanto Trump serve somente a si mesmo, age apenas em prol de seus próprios interesses e de seus amigos bilionários e está pronto a sacrificar o povo americano para lucrar e se safar. É uma mensagem bastante desconfortável, especialmente quando comparada à trajetória de uma mulher negra, descendente de imigrantes, nascida na classe média baixa, que emergiu para construir uma carreira, para dizer o mínimo, digna de nota. Sem contar que lembra ao eleitorado que essa disputa é entre uma procuradora versus um criminoso.

Seu discurso na noite de quinta-feira encerrou os quatro dias de convenção em que o Partido Democrata se empenhou em exalar a energia de “joyful warriors” que vem sendo martelada nas aparições de Kamala desde que Joe Biden recuou da candidatura. Em uma tradução bastante livre, seria algo como se Kamala fosse a epítome dos “guerreiros alegres”, dos americanos dispostos a lutar por seu país e por seu próprio crescimento, mas sem a amargura de Trump e dos republicanos que foram capturados por seu movimento Maga. Ou seja, quase todos. Além de se apresentar como otimistas, joviais e divertidos, os democratas buscaram colar em Trump a pecha de “weird”, algo entre esquisito, bizarro e tosco. Kamala optou por outra palavra: “unserious”. Mas reforçou o quanto dar poder a um homem pouco sério tem seríssimas consequências.

Kamala foi recebida no palco com três minutos de aplausos e gritos. Fez, então, 38 minutos de um discurso fluido, sem atropelos, sem gaguejar sequer uma vez. (O de Trump, na convenção de seu partido, foi de 92 minutos, o mais longo da história das convenções). As palavras couberam bem em sua boca e o público estava, claramente, torcendo para que ela se saísse bem. No que talvez tenha sido um golpe de sorte, dois dias antes o presidente Joe Biden, muito reverenciado pelos correligionários, havia tido uma performance fraca no mesmo palco, não deixando espaço para qualquer dúvida sobre o acerto que foi substituí-lo. E Kamala soube aproveitar seu momento. “Ela defendeu seu caso como uma advogada, não como uma poeta”, analisou Maureen Dowd, no New York Times. Embora tenha apresentado poucas propostas concretas, a democrata alternou momentos ternos, em que lembrava de sua infância e de seus vizinhos cuja convivência era de comunidade acolhedora, com passagens em que foi dura, como nos casos que travou, como procuradora, batalhas com grandes bancos ou predadores sexuais.

Na vice-presidência, a atuação de Kamala não foi exatamente notável — e muitos no partido se questionavam sobre se ela estaria à altura da tarefa de ser cabeça de chapa contra Trump. O perfil de Kamala foi sempre de conformidade aos comandos de Biden, por lealdade e discrição. Uma das poucas vezes em que se fez ouvir mais fortemente na Casa Branca foi quando ela o pressionou a escolher Ketanji Brown Jackson para a Suprema Corte, quando o presidente estava recebendo conselhos no sentido contrário.

Seu maior desafio na vice-presidência foi, assim como Biden havia encarado quando foi vice de Obama, lidar com a questão da imigração. Ela obteve alguns sucessos, mas não tão vistosos. Deu continuidade a uma política democrata relativamente antiga de buscar atrair capital para os países da América Central de onde mais saem imigrantes, para gerar empregos e mantê-los em casa. Reduziu, com isso, em 36% a entrada de imigrantes vindos da Guatemala, de Honduras e El Salvador entre 2021 e 2023. Hoje, depois de o número de migrantes que cruzaram a fronteira Sul ter atingido níveis recordes durante os primeiros três anos da gestão Biden/Kamala, as entradas caíram para os níveis mais baixos desde que eles tomaram posse. E Kamala se esmerou em apontar para Trump, que tanto explora o tema para incutir medo nos americanos, a culpa por ele ter minado uma lei bipartidária que poderia ajudar a proteger a fronteira.

Mesmo no tópico que mais gerava apreensão na noite, por ser talvez o mais divisivo internamente no Partido Democrata, Kamala soube controlar a plateia. Ao falar do massacre em Gaza, fez questão de começar por assegurar seu total apoio ao direito de defesa de Israel e seu absoluto choque diante do ataque terrorista do Hamas, em 7 de outubro. Um som de frustração, mas ainda não exatamente de vaia, ameaçou se formar. A estratégia de Kamala foi de mal respirar e já emendar seu pesar pelas vidas inocentes perdidas em Gaza, clamar por um cessar-fogo e pela libertação dos reféns israelenses e expressar o desejo de que “o sofrimento em Gaza acabe e o povo palestino possa concretizar o seu direito à dignidade, à segurança, à liberdade e à autodeterminação”. Apesar de os organizadores da convenção terem vetado a participação de palestrantes pró-Palestina, a posição de Kamala parece ter sido suficiente, num primeiro momento, para arrancar aplausos da multidão.

Essa habilidade de se manter focada e proferir um discurso forte e emotivo ao mesmo tempo — algo dificílimo de se fazer, especialmente depois de o público testemunhar a oratória de mestres como o ex-presidente Barack Obama e sua mulher, Michelle — revela uma Kamala bem mais preparada do que há cinco anos. Mostra também que ela entende claramente quem é seu oponente. Como lembra David Von Drehle, do Washington Post, “toda pesquisa de 2015 para cá mostra que a maioria dos americanos preferiria não votar em Trump”. O contraponto feito na DNC pode ter dado essa opção a muitos deles.

Liberdade x libertinagem

A DNC foi marcada por um contraste e uma surpresa. O contraste foi com a Convenção dos republicanos, um mês atrás. O partido de Kamala levou ao palco um presidente, Joe Biden, e dois ex-presidentes — Bill Clinton e Obama. Só não levou Jimmy Carter porque, a um mês de completar 100 anos, ele tem dificuldades de locomoção e de fala. Ainda assim, Carter disse ao neto que deseja se manter vivo só mais um pouco, para poder votar em Kamala. Não foram só eles. Passaram pelo encontro, e falaram com vigor, todos os nomes relevantes do partido nos últimos trinta anos que ainda estejam em atividade política. Falaram, ainda, as estrelas em ascensão, como a deputada Alexandria Ocasio-Cortez, pela esquerda, e o secretário de Transportes, Pete Buttigieg, e o governador da Pensilvânia, Josh Shapiro, pelo centro.

A Convenção Nacional do Partido Republicano foi o contrário. Não estava lá uma estrela das últimas décadas, um único líder. Nem sequer Mike Pence, o vice de Trump em seu mandato. Era um partido inteiramente renovado à imagem e semelhança do candidato.

A surpresa foi o tema escolhido pela campanha de Kamala. A palavra mais repetida em mais discursos. Que ancorou a mensagem da convenção: Liberdade. Aí, sim, uma ruptura com o passado. O Partido Republicano costumava ser por Liberdade; o Partido Democrata, por Igualdade. Assim se equilibravam os dois partidos americanos na tensão essencial das Democracias Liberais. É uma virada e tanto.

A equipe do site FiveThirtyEight, especializada em prognósticos eleitorais e numeralha política, comparou os programas de governo da campanha Biden, em 2020, com o de Kamala, agora. Escravatura, Jim Crow — as leis racistas do Sul na primeira metade do século 20 —, racismo sistêmico ou racismo estrutural, todas eram palavras ou expressões distribuídas pelo documento de quatro anos atrás. Desapareceram neste ano. Pois é. Apareceu “liberdade”.

Esta transformação se compreende pelo mapa eleitoral. Pela Muralha Azul.

A Muralha Azul é um conjunto de dezoito estados nos quais os democratas vencem desde 1992. Ou quase: o pleito de 2016 é a única exceção. A eleição americana não é direta. Cada um dos cinquenta estados faz uma eleição local para presidente. Aí, nomeia um número de representantes que se encontram no Colégio Eleitoral. Ao todo, são 538 votos, distribuídos por estado, proporcionalmente à população de cada um. Em quase todos os estados, o vencedor leva tudo. Pode ter vencido por um único voto, mas ganha todos os eleitores que cabem àquele estado.

Durante a história americana, este sistema de eleição, estipulado quando não se elegia presidentes no mundo, poderia até parecer arcaico, mas fazia pouca diferença. Só que isto mudou. Desde aquele mesmo ano, 1992, o Partido Democrata venceu no total de votos dos cidadãos americanos em todas as eleições, menos na de 2004. Em todas menos uma. Acontece, claro, que não é o total de votos de cidadãos legalmente aptos que conta. Contam, isto sim, os votos no Colégio Eleitoral. Assim, em 2000, o republicano George W. Bush foi à Casa Branca e o democrata Al Gore tomou o rumo do Tennessee. Em 2016 se deu o mesmo. Hillary Clinton venceu Trump no voto popular, mas perdeu no Colégio Eleitoral. Perdeu porque, naquele ano, três dos dezoito estados da Muralha Azul caíram: Michigan, Pensilvânia e Wisconsin.

O trabalho de Kamala Harris é, desta forma, simples. Ela precisa vencer nos três. Se vence neles, Trump está fora. Derrotado em definitivo. E o Partido Republicano entrará numa crise profunda. Rompeu por completo com seu passado, terá de se reinventar das cinzas deixadas por um demagogo autoritário que matou sua plataforma tradicional.

De acordo com as pesquisas eleitorais, seis estados estão rachados ao meio. É impossível dizer qual dos dois candidatos está de fato na frente. Nevada e Arizona, no Oeste, Geórgia, no Sul, e o trio no Cinturão da Ferrugem: Michigan, Pensilvânia e Wisconsin.

A demografia dos três ajuda a explicar a crise. A população se divide entre aproximadamente metade urbana e metade rural. São estados que produzem comida e com muitas fábricas. O voto dos operários urbanos era democrata e, dos agricultores, republicano. Ocorre que a crise da desindustrialização do mundo bateu fundo nos três. E, para a classe média empobrecida com o fim do trabalho operário, o discurso de Donald Trump passou a ser atraente. Não foram muitos que viraram, mas alguns viraram. A pequena margem de diferença que Trump atraiu, em 2016, foi o suficiente para elegê-lo presidente.

Os partidos podem ser nacionais, mas a disputa Kamala contra Trump envolve grandes máquinas, grandes verbas e o pleito em apenas seis estados, ênfase particular no trio de vizinhos. Só num deles, o Wisconsin, metade da população vive em cidades de quinze mil habitantes. Grandes máquinas disputando, voto a voto, os eleitores de cidades mínimas. E, hoje, esses eleitores são no conjunto um tanto mais brancos e um tanto mais velhos do que a média do país. O percentual de pessoas com diploma superior é um quê menor do que o padrão nacional, a presença de imigrantes um tanto mais rarefeita. E este conjunto de eleitores, brancos sem nível superior, é quem deve definir a eleição.

De certa forma, com J.D. Vance de vice na chapa de Donald Trump, a plataforma republicana se afastou de vez da ideia dos princípios liberais. O argumento é de que ênfase demais em liberdade individual levou a uma sociedade atomizada, com mais gente solitária, casais com menos filhos, e empregos sendo exportados. Eles veem nisso a decadência americana. Quando Vance criticou Harris por não ter filhos, aludindo à imagem das “cat ladies”, mulheres sem filhos mas com gatos, é a isso que ele se referia. Uma ideia de que o país se perde em ateísmo, libertinagem, e que o Estado deveria regular, com incentivos financeiros para que casais tivessem mais filhos e cultivassem famílias. Um Partido Republicano ainda mais conservador do que era. Ou reacionário.

E assim, por isso, que o Partido Democrata foi atrás da ideia âncora da república americana. A da liberdade. E uma das principais liberdades a respeito das quais se falou na Convenção foi a de escolher fazer um aborto. É uma causa particularmente popular entre mulheres nos três estados. A pobreza, assim como os estupros, pesam. A escolha de Tim Walz como vice, governador de Minnesota, segue a mesma lógica. É um estado colado no Wisconsin, só que ainda mais rural. Ele, descreveu Ezra Klein, colunista do New York Times, é “uma pintura de Norman Rockwell” ambulante. Mais tipicamente americano, impossível.

Convencer o público americano que eleger uma democrata com os atributos de Kamala não é dar um voto ao radicalismo woke, como Trump tenta desesperadamente fazer crer, já era missão relativamente fácil para ela. Sua trajetória não é a da esquerda identitária, mesmo com tudo que ela carrega em sua própria identidade. Suas políticas, tampouco. Mas a acertada escolha de Walz, e seu jeito de “paizão” aberto e acolhedor, ajuda muito nessa desmistificação. Walz, provavelmente, lançou outro slogan bem-sucedido em seu próprio discurso. Quando falou em aborto e casamento homoafetivo, sugeriu a quem se opõe: “Mind your own business” — ou “Cuide de sua vida”. E ajudou a reconfigurar o que as pessoas entendem por liberdade dos dois lados da política americana.

A convenção foi encerrada com Born in the USA, de Bruce Springsteen, o roqueiro operário americano ideal. Também, ora, a música tema da campanha de Ronald Reagan, em 1984.

Sim, Kamala Harris é negra. Mas o Partido Democrata está menos identitário e mais liberal do que há quatro anos. De certa forma, parece o retorno do partido de Barack Obama e Bill Clinton.

Malafaia viraliza e inflama o debate político nos apps de mensagem

Acompanhar o debate político-eleitoral em mais de 80 mil grupos públicos de WhatsApp e Telegram do Brasil é encontrar, dia após dia, mensagens em formato de texto, áudio ou vídeo que fazem referência a um indivíduo que não disputa nenhum cargo eletivo neste ano, mas que move as engrenagens políticas do Brasil. Falo do pastor Silas Malafaia.

Líder da igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo, Malafaia tem 65 anos e é um conhecido defensor de pautas conservadoras. É contrário ao direito ao aborto, crítico da homossexualidade e acredita na teologia da prosperidade, segundo a qual a abundância material é um desejo de Deus para todos seus fiéis.

Há pelo menos 22 anos, dá pitacos em campanhas eleitorais de grande porte. Apoiou Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em suas vitórias em 2002 e 2006. Em 2010, trocou de lado, somando-se à candidatura presidencial de José Serra (PSDB). Nas eleições de 2014, juntou-se a Aécio Neves (PSDB) e, de lá para cá, está ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), como um fiel escudeiro.

A notícia mais recente sobre Malafaia data de 5 de agosto, quando ele foi denunciado à Procuradoria Geral da República por suposta participação nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. Na semana em que uma multidão invadiu diversos prédios públicos de Brasília causando danos milionários ao patrimônio público, Malafaia, ao contrário do que fizeram outros renomados pastores e religiosos do país, não criticou o vandalismo. Classificou o evento como uma “manifestação do povo”. Desde então, surfando na polarização política, sua capacidade de gerar engajamento só cresceu.

Entre os dias 16 (quando a campanha eleitoral deste ano começou oficialmente) e 22 de agosto, Malafaia foi mencionado pelo menos uma vez em mais de 170 grupos públicos de WhatsApp e Telegram do país. Não é pouco. Significa que mais de 300 mil pessoas em 23 unidades da federação podem ter lido, visto ou ouvido conteúdos relacionados a ele em menos de uma semana. Um alcance de dar inveja a muitos políticos em campanha.

Entre as mensagens que mais viralizaram nesse período, há ataques a um senador evangélico que sonha ser prefeito de Goiânia; críticas ácidas ao coach Pablo Marçal, candidato do PRTB à prefeitura de São Paulo; e flechadas digitais repletas de ódio contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, quem Malafaia quer ver preso.

Entre os dias 18 e 19, mais de 2,3 mil usuários de WhatsApp e Telegram receberam “alertas” que Malafaia fez contra o senador evangélico Vanderlan Cardoso (PSD-GO). Desde que o político colocou na pauta da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado um projeto de lei que regulamenta os cigarros eletrônicos, os seguidores do pastor usam os apps de mensagem para amplificar postagens em que Cardoso é classificado como “falso cristão” ou acusado de “estar alinhado com o comunista do Lula” — razão pela qual não mereceria o voto dos evangélicos em Goiânia. O nome de Malafaia impulsiona esse tipo de conteúdo.

Malafaia versus Marçal

Os disparos contra Marçal também foram duros. Entre os dias 17 e 21, pelo menos 54 mil pessoas receberam em grupos de WhatsApp e Telegram que Malafaia não vê no coach-candidato um verdadeiro membro da direita. Tudo porque Marçal pareceu ser contra os movimentos que buscam o impeachment de Alexandre de Moraes.

Mensagens com manchetes como “'Você nunca me enganou', diz Malafaia sobre Marçal”, “Malafaia sobre aceno de Marçal a Moraes: ‘Você nunca me enganou'” ou “Marçal Apanha de Malafaia: 'Você Nunca Me Enganou!'”, acompanhadas de links para ao menos cinco blogs de política, chegaram a mais de 57 grupos públicos do país.

E só um tipo de conteúdo foi mais longe e gerou mais impacto do que a crítica do pastor a Marçal: a convocatória de Malafaia para uma manifestação que ele organiza em torno do 7 de Setembro. No que depender do religioso e de seus seguidores, no próximo feriado da Independência, a avenida Paulista, em São Paulo, estará repleta de homens e mulheres que veem em Alexandre de Moraes o que há de pior no Brasil.

Textos informando que Malafaia pedirá a prisão do ministro em seu discurso do próximo dia 7 ou ressaltando que o pastor considera Moraes “um ditador desgraçado” se somam a mensagens que falam de um “ataque inédito” do religioso ao magistrado. E tudo isso chegou a nada menos do que 88 grupos públicos de WhatsApp e Telegram, que somam mais de 200 mil pessoas.

A hashtag #VazaToga e a expressão “Vaza Xandão” chamam a atenção e parecem populares nesse universo. Nas mensagens em que elas são utilizadas, Malafaia e seus seguidores indicam total disposição de ir para briga e que o STF é o alvo.

Há um ano, também na preparação dos atos de 7 de Setembro, Malafaia gravou um vídeo chamando Moraes de “ditador de toga” e dizendo que era hora de “meia dúzia de generais de quatro estrelas botar (sic) o pé na porta” e agir contra supostos excessos do Judiciário.

Algumas das mensagens identificadas pela Lupa nos seis dias de análise ressaltam — com certo entusiasmo — que Malafaia parece disposto a gastar cerca de R$ 100 mil com as manifestações deste ano. Só não se sabe exatamente em quê.


*Cristina Tardáguila é fundadora e sócia da agência Lupa. Este texto faz parte da parceria do Meio com a Lupa, que mapeia o que está fervendo em 80 mil grupos públicos do WhatsApp e do Telegram sobre as eleições municipais deste ano e publica na newsletter Ebulição.

A dança do corpo político lésbico brasileiro

Lá se foi o tempo em que confissão sobre sexualidade servia para estampar uma capa de revista. Há 19 anos, a revista Veja trouxe a cantora e compositora Ana Carolina se declarando: “Sou bi, e daí?”, o que rendeu o imediato deboche de Preta Gil: “Se ela é bi, eu sou penta”, disse a amiga, para deleite do Brasil lésbico que, na época, só se surpreendia com a possibilidade de a compositora mineira se relacionar com o sexo oposto. O humor da baiana virou música, e embalou o carnaval do Bloco da Preta anos depois.

Hoje, a abordagem é bem diferente no universo musical sapatônico - termo que nasceu pejorativo, foi popularizado na marchinha Maria Sapatão, de Chacrinha e de pianista José Roberto Kelly, mas que foi adotado, orgulhosamente, pela banda L, da sigla LGBTQIAP+ – termo que não para de crescer na tentativa de abarcar a diversidade humana.

Há uma cena musical e de comportamento acontecendo no Brasil que conversa com mulheres das mais diversas orientações sexuais, justamente porque lida com conceitos feministas e com a libertação de padrões impostos sobre o corpo feminino. Uma onda que é produto de um olhar mais libertário e que força ainda mais essa mirada para se desprender de caminhos estéticos aprendidos.

Barriga positiva

Contatar o “punk rock brega psicolésbico” de Roberta de Razão, por exemplo, é um convite à libertação de preconceitos rítmicos e de amarras estéticas e comportamentais. A princípio, ela choca ao se despir em figurinos nada convencionais para um corpo fora dos padrões impostos socialmente às mulheres. Nessa performance Roberta tem mesmo razão, originalidade, verdade. Ela se mostra genuína ao usar um biquini, com calcinha boxer  – hit entre as lésbicas “desfem”. Rola no palco, exibindo a sua tatuada “barriga de cerveja” e deita-se despojada vestindo um maiô preto cavadíssimo e colado.

Revolucionário? Sim. Mas, antes de tudo, natural, como propõe a foto de um de seus álbuns em que ela aparece tomando sua cervejinha, no copo americano, na mesa de plástico, nas areias da Praia da Costa, em Vila Velha. Cena cotidiana que nada tem a ver com corpos perfeitos esculpidos, típicos das cantoras que se acompanham por balés sempre precisos. “Barriga positiva”, como já havia exibido Mart’nalia em suas redes sociais.

Roberta de Razão é o nome artístico de Lorena Bonna, neta de caminhoneiro, que aprendeu a tocar violão, cantar e compor. Em junho ela lançou seu primeiro álbum: Mais Forte que Trovão, referência à intensidade do “amor de sapatão”. Um auto deboche! É com esse personagem que ela ironiza a hipocrisia social. “A ideia é sempre bater de frente com esse sistema que prega a padronização dos corpos, né?”, disse ao Meio. Mas seu desprendimento sobre “o que vão achar” percorreu um caminho difícil partindo da menina tímida, encolhida no corpo que não se enquadrava aos olhares. “Sempre é difícil quando a gente não se encaixa, por isso é importante termos representatividade.” No próximo dia 31 ela se apresenta no Rebu Clube em Brasília, no último dia deste mês dedicado à visibilidade lésbica.

“As portas do armário”

A libertação da geração de cantoras sapas não passa só pela forma. Passa também pela cor da pele, passa pela crença. Há um momento no show de Bia Ferreira que é como estar em um culto. Ela chama o louvor “Sharamanaya” e o público, grande parte mulheres lésbicas, responde, com braços levantados e com os dedos formando um losango, o “símbolo da vulva”. E ela prossegue: “O culto tá bonito, todo mundo abençoado”. E expurga: “Declaro vão cair todas as portas dos armários. Primavera solar a queda do patriarcado”.

Filha de uma família tradicional evangélica, ela entra em cena benzendo o palco com Brilha Minha Guia, antes de levantar a discussão feminista, antirracista e anti-homofóbica em seus cânticos na “igreja”: a Lesbiteriana. “Eu já disse para a minha mãe que minha igreja tem mais fieis”, brinca a mulher preta que aos 12 anos escreveu sua primeira canção, cuja letra pedia a Deus para não ser lésbica. Aos 6 anos, havia apanhado porque tentou beijar uma menina. Apanhou de novo aos 13 por ter revelado seus desejos. Ela ainda morava em Santa Rita do Mutum, um lugar com 200 habitantes, distrito do município de Mutum, no interior de Minas Gerais. “Ainda bem, que Ele não me escutou”, disse em entrevista à Marie Claire.

Das melhores fotos de iPhone e da superlua azul a uma possível resposta para o furacão Pablo Marçal, os mais clicados da semana flutuaram entre belas, política, comida e discos.

1. Guardian: uma bela galeria com as melhores imagens do prêmio de fotografia com iPhone 2024.

2. g1: as fotos da superlua azul, que pode ser vista de todos os cantos do Brasil.

3. Meio: será que a campanha de Kamala Harris descobriu como tratar tipos estranhos como Pablo Marçal? Pedro Doria acha que sim no Ponto de Partida.

4. Panelinha: fácil de preparar e surpreendente, assim é o repolho agridoce assado.

5. 600discoslatam: uma lista elaborada com os 600 melhores discos produzidos na América Latina de 1920 a 2022. Sabe em que posições estão os brasileiros?

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