Em tom de despedida, Biden passa o bastão para Kamala
Joe Biden ainda tem cinco meses como morador da Casa Branca, mas seu discurso na Convenção Nacional Democrata na noite de ontem foi marcado pelo clima de despedida e, principalmente, passagem oficial do bastão para sua vice e agora candidata Kamala Harris. “Ela será uma presidente para a qual nossas crianças olharão como exemplo. Será uma presidente respeitadas pelos líderes mundiais, pois já o é. E será uma presidente histórica que porá sua marca na América”, disse Biden em seu discurso, afirmando que a desistência da candidatura foi “a melhor decisão” de sua vida – embora tenha sido tomada sob pressão e ele tenha resistido até o fim. O clima do partido em relação ao presidente também mudou. A preocupação e o ressentimento por ele insistir em se manter na disputa, comuns um mês atrás, foram trocados pela gratidão, e ele teve direito a cinco minutos de ovação antes de falar. Em resposta, ele destacou seu governo como “os quatro anos de maior progresso, ponto”. Biden não foi o único a falar, derrotada por Donald Trump em 2016, Hillary Clinton lembrou da própria campanha e disse não se surpreender com “as mentiras” do republicano sobre Kamala. No primeiro dia da convenção, os oradores deram ênfase ao direito ao aborto, bandeira do partido após a Suprema Corte, de maioria conservadora, retirar sua proteção constitucional. Já a crise em Gaza, motivo de protestos da ala à esquerda da legenda, foi discretamente abafada.
Ao som de Freedom, de Beyoncé, Kamala Harris fez uma aparição inesperada no palco, sob gritos estridentes da plateia, que pareceu surpreender até mesmo seu companheiro de chapa, Tim Walz, e seu marido, Doug Emhoff. A vice-presidente foi breve ao pedir à multidão que agradecesse ao presidente por seus serviços. No fim, o discurso de Biden soou semelhante ao que ele teria feito como candidato do partido. Mas é difícil acreditar que o público ao qual ele se dirigiria pudesse corresponder à atmosfera de segunda-feira em júbilo e alívio. (Axios)
Enquanto os democratas fazem sua festa em Chicago, Donald Trump ainda tenta ajustar sua campanha à mudança de oponente. Ele deu início ontem a uma maratona de eventos em estados considerados cruciais para eleição em novembro, começando pela Pensilvânia, onde sofreu um atentado no dia 13 de julho. “Kamala Harris é uma destruidora da economia e do país”, disse ele a trabalhadores em uma fábrica, dando o tom do que será seus discurso até novembro: críticas à economia, à segurança pública e à política de imigração. (AP)
E Trump publicou na noite de domingo em sua rede Truth Social imagens geradas ou tratadas com ferramentas de inteligência artificial para dar a impressão falsa de que tem o apoio da cantora Taylor Swift. Em uma das imagens, mulheres aparecem vestindo camisas onde se lê “Swifties (apelido das fãs da cantora) com Trump”. Em outra, a artista aparece vestida de Tio Sam com a legenda “Taylor quer que você vote em Donald Trump”, com o candidato respondendo “aceito”. A cantora ainda não se manifestou, mas em 2020 ela apoiou Joe Biden e já criticou abertamente Trump e postagens de redes sociais. (Variety)
Kristen Soltis Anderson: “Esta semana, o Partido Democrata terá o domínio de fato da mídia e a chance de controlar a narrativa sobre que tipo de presidente a senhora Harris pode ser. Os republicanos, enquanto isso, enfrentam um prazo muito curto para defini-la em seu próprios termos, considerando que em alguns estados os votos à distância começarão a ser enviados aos eleitores nas próximas semanas.” (New York Times)
O secretário de Estado americano, Antony Blinken, afirmou durante uma visita a Israel que a atual rodada de negociações de cessar-fogo é “talvez a última oportunidade” para mediar uma trégua e uma troca de reféns e prisioneiros na guerra em Gaza, que já dura 10 meses. Ele se encontrou com autoridades israelenses e teve, inclusive, uma conversa individual de três horas com o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, durante uma viagem de 24 horas a Tel Aviv antes de seguir para o Egito. “Em uma reunião muito construtiva com o primeiro-ministro Netanyahu hoje, ele confirmou que Israel apoia a proposta de [cessar-fogo]”, disse Blinken. “O próximo passo importante é o Hamas dizer sim.” A viagem do diplomata – a nona desde o início da guerra – faz parte dos esforços internacionais para mediar um cessar-fogo após os recentes assassinatos de um alto comandante do Hezbollah e do chefe político do Hamas, Ismail Haniyeh. (Guardian)
Qualquer plataforma ou rede social que descumpra as leis brasileiras deve ser multada e, no limite, impedida de atuar, afirmou o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso. Em entrevista a Guilherme Amado, o ministro evitou falar especificamente da decisão de Elon Musk de fechar a representação do X no Brasil devido a intimações de Alexandre de Moraes. “Isso acabou de acontecer e está sob apuração, não tenho informação suficiente para dizer. Pelo que li na imprensa, foi uma tentativa de se subtrair as ordens da Justiça brasileira agora no período eleitoral, com a responsabilização dos seus representantes por aqui”, disse, lembrando ter passado por uma situação semelhante com o aplicativo russo Telegram quando presidia o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). (Metrópoles)
Meio em vídeo. Elon Musk trucou o Supremo. Mas existe um jeito de ganhar essa parada. É com mais democracia, mais transparência, e menos uso de poder. Quer entender como está esse jogo? Confira a avaliação de Pedro Doria no Ponto de Partida. (YouTube)
O Ministério Público Eleitoral de São Paulo entrou com uma ação pedindo a suspensão do registro de candidatura de Pablo Marçal (PRTB) à prefeitura da capital paulista e a abertura de uma investigação por abuso de poder econômico, conta Malu Gaspar. A ação (íntegra) afirma que Marçal “vem desenvolvendo uma estratégia de cooptação de colaboradores para disseminação de seus conteúdos em redes sociais e serviços de streaming que, com os olhos voltados para as eleições, se reveste de caráter ilícito e abusivo”. De acordo com o promotor eleitoral Fabiano Augusto Petean, “o estímulo das redes sociais para replicar sua propaganda eleitoral é financiado, mediante a promessa de pagamentos aos ‘cabos eleitorais’ e ‘simpatizantes’ para que as ideias sejam disseminadas no sentido de apoio eleitoral à sua candidatura”. O coordenador jurídico da campanha, Paulo Hamilton Siqueira Jr., disse que “não há elementos ou fundamentos para a ação ser julgada procedente”. (Globo)
Viver
A fumaça das queimadas na Amazônia e no Pantanal já chegou a pelo menos 10 estados brasileiros. Cidades no Rio Grande do Sul e Santa Catarina foram as mais afetadas, mas a neblina também atingiu Rio de Janeiro e São Paulo. Além da alta quantidade de fogo, a onda de calor atual intensifica a presença da fumaça, pois empurra a névoa na direção da superfície. Os maiores focos de incêndio estão na Amazônia, especialmente ao longo das rodovias BR-230 e BR-163, e no Pantanal, concentrados em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O Brasil registrou um aumento de 11% nos focos de incêndio de janeiro a julho, superando o recorde histórico de queimadas de 2020. (Globo)
Pesquisadores do Jardim Botânico do Rio de Janeiro descobriram uma nova espécie de árvore frutífera chamada Siphoneugena carolynae no Monumento Natural Municipal da Pedra de Itaocaia, em Maricá (RJ). A árvore, “parente” das jabuticabeiras, tem sete metros de altura e, até o momento, só um exemplar encontrado. A descoberta, publicada na revista científica Brittonia, destaca a importância das áreas protegidas para a conservação da biodiversidade. (Agência Brasil)
Um estudo publicado na revista Nature Aging sugere que o corpo humano passa por dois picos significativos de mudanças moleculares relacionadas ao envelhecimento: um aos 44 anos e outro aos 60. Pesquisadores da Stanford Medicine observaram que muitas moléculas e microrganismos no corpo sofrem alterações drásticas nessas idades, influenciando a saúde, como no caso de doenças cardiovasculares e imunológicas. Embora o estudo utilize métodos avançados, possui limitações, como o número pequeno de participantes (108) e a localização, restrita à Califórnia. (BBC)
O mundo pôde observar na noite de ontem a Lua mais cheia e brilhante que o habitual. Quando o satélite está em fase cheia e coincide com o perigeu, período em que se aproxima da Terra, acontece o fenômeno da Superlua Azul. Veja fotos do fenômeno no Brasil e no mundo. (g1)
Panelinha no Meio. É o repolho. Quente, fria ou morna, esta salada agridoce feita com a hortaliça assada tem tudo para virar um item obrigatório no seu cardápio.
Cultura
O Festival de Veneza vai promover uma série de encontros com grandes nomes do cinema, entre os próximos dias 29 e 6, com transmissão online e gratuita no site do evento. A programação inclui master classes da atriz três vezes indicada ao Oscar Sigourney Weaver e do diretor australiano Peter Weir, que receberão neste ano o prêmio Leão de Ouro honorário pelo conjunto de suas obras. O ator e diretor Ethan Hawke e o cineasta italiano Pupi Avati, do filme que encerrará o festival, L'Orto Americano, também darão aulas nesse formato. Além disso, haverá conversas com o ator Richard Gere e com o compositor Nicola Piovani, vencedor do Oscar de trilha sonora por A Vida é Bela, entre outros. A programação completa está aqui. (The Hollywood Reporter)
A cinebiografia de Silvio Santos, com Rodrigo Faro no papel do apresentador, manterá sua data de estreia nos cinemas brasileiros no dia 12 de setembro, apesar do cancelamento de eventos de divulgação e pré-estreias devido à morte do comunicador no sábado, aos 93 anos. A distribuidora Imagem Filmes tinha pré-estreias, uma entrevista coletiva e exibições do filme para a imprensa marcadas em quatro estados entre ontem e o dia 26. Silvio é dirigido por Marcelo Antunez e destaca momentos importantes da vida do empresário, incluindo o sequestro do qual ele foi vítima em 2001. (g1)
A venda de correspondências e documentos do escritor George Orwell para colecionadores privados gerou indignação no meio cultural britânico. Manuscritos como cartas entre Orwell e seu editor Victor Gollancz foram dispersos no mercado após serem vendidos por valores elevados. O único filho de Orwell, Richard Blair, e a jornalista Liz Thomson classificaram a venda como “vandalismo cultural”, temendo que esses materiais desapareçam para sempre. O livreiro Rick Gekoski, responsável pelo comércio dos itens, argumentou que os documentos estavam esquecidos em depósitos e que várias instituições rejeitaram a compra do acervo completo. (Guardian e Globo)
Cotidiano Digital
A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) exigiu que a Meta disponibilize “versões públicas” de seus relatórios internos que explicam como a empresa utiliza dados pessoais de brasileiros, incluindo o uso para treinar sistemas de inteligência artificial. A ANPD investiga a Meta por possíveis riscos à privacidade dos usuários, especialmente jovens, devido a mudanças em sua política de privacidade. A empresa tem até o próximo dia 28 para apresentar documentos técnicos, como o Relatório de Impacto à Proteção de Dados Pessoais e os testes de balanceamento de legítimo interesse. Trechos sigilosos por razões comerciais devem ser suprimidos, enquanto o conteúdo de interesse público deve ser disponibilizado. (Núcleo Jornalismo)
A AMD anunciou a compra da fabricante de servidores ZT Systems por US$ 4,9 bilhões, sendo 75% em dinheiro e 25% em ações. O pagamento inclui um contingente de US$ 400 milhões baseado em objetivos futuros. A AMD manterá as equipes de design e atendimento ao cliente da ZT e planeja vender a divisão de manufatura, que gerou cerca de US$ 10 bilhões em vendas no último ano. A empresa está focada em aumentar sua capacidade de competir com a Nvidia no mercado de equipamentos para datacenters e inteligência artificial. A aquisição visa acelerar a implementação da infraestrutura de IA da AMD para grandes clientes e expandir sua presença no mercado. (Bloomberg)
Apelidado de “Bill Gates britânico”, o bilionário Mike Lynch, de 59 anos, está entre os seis desaparecidos após o naufrágio de um iate de luxo na costa da ilha italiana da Sicília. Segundo as autoridades locais, a embarcação foi atingida por uma tromba d’água, equivalente marítimo a um tornado, incomum. Quinze pessoas, entre tripulantes e passageiros, incluindo a esposa de Lynch, foram resgatadas por um outro iate menos atingido pelo fenômeno. (AP)