Ataques do Irã elevam ainda mais a tensão no Oriente Médio
Após atingir com mísseis alvos nos vizinhos Paquistão e Iraque e na Síria, exibindo sua capacidade militar, o Irã mostrou que está determinado a atacar inimigos. “Somos uma potência mundial de mísseis”, afirmou o ministro da Defesa, Mohammad Reza Ashtiani. “Onde quer que ameaçarem a República Islâmica do Irã, nós reagiremos, e esta reação será definitivamente proporcional, dura e decisiva.” O Irã frequentemente ataca seus inimigos por procuração, contando com os grupos armados que financia e apoia, como Hezbollah (Líbano), Hamas (Gaza) e Hutis (Iêmen). Mas, nesta semana, agiu por conta própria e anunciou suas ações como vingança. Segundo fontes da Guarda Revolucionária, a demonstração de força teve o objetivo de tranquilizar os conservadores do país e os aliados no exterior, além de alertar Israel, Estados Unidos e grupos terroristas de que vai contra-atacar. Os apoiadores do regime islâmico ficaram indignados com os ataques que mataram dezenas no início do mês. Analistas indicam, no entanto, que as ações iranianas foram pensadas para evitar um enfrentamento direto, parando antes de iniciar uma escalada na região. (New York Times)
A tensão chegou a um novo patamar após o bombardeio iraniano a dois alvos no vizinho Paquistão, deixando ao menos duas crianças mortas. Teerã disse ter feito um “ataque de precisão” a duas bases do grupo militante sunita Jaish al-Adl na província do Baluquistão, na fronteira entre os dois países. Islamabad reagiu atingindo bases de supostos grupos separatistas paquistaneses dentro do Irã. (CNN)
Enquanto isso... No Fórum Econômico Mundial, em Davos, o ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amir-Abdollahian, afirmou que o fim do conflito em Gaza encerrará outros embates na região, referindo-se diretamente ao Hezbollah e aos Hutis. (CNN)
Já o governo americano anunciou a inclusão dos Hutis, que estão atacando embarcações no Mar Vermelho em apoio ao Hamas, como grupo “terrorista global”. Com isso, as instituições financeiras dos EUA devem congelar fundos dos Hutis e seus membros serão banidos do país. (Guardian)
A ordem no Palácio do Planalto é evitar atritos. Na última reunião ministerial — em um trecho que não foi divulgado —, o presidente Lula orientou aos ministros que participarem das campanhas nas eleições municipais que evitem fricção, especialmente em relação à base do governo. “Que os ministros não esqueçam que são ministros”, disse, segundo um dos presentes. O objetivo é evitar que membros do primeiro escalão estejam em palanques em que o governo federal venha a ser atacado, já que candidatos de alguns partidos com ministérios – como PP, MDB e União Brasil – devem ser apoiados por bolsonaristas. (g1)
Na mesma linha, Lula cobrou de Fernando Haddad, ministro da Fazenda, que encontre uma solução política para o impasse da desoneração, conta a Coluna do Estadão. A equipe econômica acredita na vitória de um eventual recurso ao Supremo Tribunal Federal contra a extensão da desoneração, mas Lula acha que esse deve ser o último recurso, evitando atrito com o Congresso. (Estadão)
Meio em vídeo. Beatriz Rey é a convidada do Conversas com o Meio desta semana. A cientista política e pesquisadora que estuda o Legislativo defende que se enalteçam suas virtudes para que se consertem seus defeitos. Confira! (YouTube)
Mais Meio em vídeo. Vamos conversar sobre ideologias? Como é que a gente entende o Brasil? Como é que a gente entende o mundo? Assista ao Ponto de Partida, com Pedro Doria. (YouTube)
A isenção tributária sobre salários de ministros de confissão religiosa, como pastores, foi suspensa pelo secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas. A medida foi adotada no governo passado e a decisão de suspendê-la segue determinação do Tribunal de Contas da União. A concessão do benefício foi assinada, às vésperas da eleição de 2022, por Julio César Vieira Gomes, que também esteve envolvido na tentativa de liberação das joias sauditas que Jair Bolsonaro (PL) tentou incorporar ao seu patrimônio. A isenção foi considerada atípica por não passar pela Subsecretaria de Tributação da Receita. (g1)
O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski, que assumirá o Ministério da Justiça e da Segurança Pública em 1º de fevereiro, escolheu Mario Luiz Sarrubbo para a Secretaria Nacional de Segurança Pública. “Sarrubbo é um dos melhores quadros do Ministério Público brasileiro, atual procurador-geral de Justiça de São Paulo, que dedicou grande parte de sua carreira ao combate ao crime organizado”, afirmou. Considerado “linha-dura” na área de segurança, sua ida para Brasília depende apenas da desincompatibilização do MP. O procurador tem boa relação com o vice-presidente Geraldo Alckmin, é próximo do ministro do STF Alexandre de Moraes e considerado um nome que também transita bem na esquerda. (Globo)
Lewandowski optou por Sarrubbo, em vez do secretário municipal de Segurança Pública de Diadema (SP), Benedito Mariano, que era preferido pelo PT, para passar à sociedade e ao próprio governo Lula a mensagem de que será implacável no combate ao crime organizado, conta a Coluna do Estadão. (Estadão)
E, atendendo a um pedido de Lula e da primeira-dama Janja, para a Secretaria Nacional de Justiça, Lewandowski pretende nomear uma mulher, conta Igor Gadelha. Ele busca alguém com perfil acadêmico, que possa liderar uma reforma do sistema. (Metrópoles)
Enquanto isso... No Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, afirmou que a Corte é um tribunal cujas decisões têm repercussão política, mas não é um órgão relacionado à política partidária. Ao anunciar Lewandowski como sucessor de Flávio Dino, Lula elogiou a “cabeça política” do ex-governador do Maranhão, que tomará posse como ministro do STF em fevereiro. (Estadão)
Viver
Único bioma exclusivamente brasileiro, a caatinga já teve 89% de sua área afetada por ações humanas, como desmatamento e utilização para agricultura e pecuária. É o que revela pesquisa das universidades federais da Paraíba (UFPB) e de Pernambuco (UFPE). Apenas 11% da área coberta pela vegetação típica do Nordeste que deve ter existido ainda resiste. “A caatinga resiste ao clima e a temperaturas mais altas, mas não à mão do homem”, diz o biólogo da UFPB Helder Araujo, principal autor do estudo. (Folha)
Garimpeiros que foram expulsos da terra ianomâmi em Roraima, mas retornaram, foram alvo de uma nova operação da Polícia Federal na terça-feira. A ação dos garimpeiros é considerada uma das causas da crise de saúde que atinge os ianomâmi mesmo um ano após o governo federal ter decretado situação de emergência sanitária. Esta foi a primeira operação da PF desde a determinação federal de “ações permanentes” na terra indígena. (g1)
A lei que institui a Política Nacional de Trabalho Digno e Cidadania para População em Situação de Rua foi sancionada ontem pelo presidente Lula. O projeto cria uma bolsa que paga despesas com alimentação e transporte às pessoas em situação de rua que participarem de cursos de elevação da escolaridade ou qualificação profissional. Também haverá incentivos à contratação dessa população por empresas parceiras, estimulando a economia solidária. (g1)
Como parte da política de dignidade menstrual, as drogarias participantes do Programa Farmácia Popular começaram a distribuir absorventes gratuitos a pessoas de baixa renda, anunciou o Ministério da Saúde. O produto é oferecido a 24 milhões de pessoas entre 10 e 49 anos, estudantes de escolas públicas, abaixo da linha da pobreza, em situação de rua ou vulnerabilidade extrema. (Globo)
Panelinha no Meio. Um dos maiores símbolos da culinária dos EUA, o macarrão de forno (mac’n’chesse) tem suas qualidades. É prático e gostoso. E fica mais saudável com a adição de cubos de abóbora assados.
Cultura
Baixinha, gorducha e dentuça é uma ova. A protagonista Turma da Mônica Jovem: Reflexos do Medo (trailer), que estreia hoje nos cinemas, é uma adolescente descolada vivida por Sophia Valverde. Voltado para o público adulto, Segredos de um Escândalo (trailer) conta a história real de um casal que foi parar nos jornais após se descobrir que o relacionamento começou quando ela tinha 36 anos e ele apenas 13. De Portugal vem Mal Viver (trailer), onde cinco mulheres tentam salvar o decadente hotel da família, trazendo à tona seus dramas e conflitos. Já o espanhol O Refém - Atentado em Madri (trailer) mostra o desespero de Santi, um motorista de táxi transformado em bomba ambulante por um terrorista. Falando em terror, Mergulho Noturno (trailer) transforma uma inocente piscina em fonte de pânico para uma família. E, de volta às crianças, a animação Meu Amigo Robô (trailer) esbanja fofura ao explorar a relação de um cachorro e um androide.
Confira a programação completa nos cinemas da sua cidade. (AdoroCinema)
Com a ajuda de cineastas, críticos e outras figuras da indústria cinematográfica, a organização do Festival Sundance de Cinema escolheu os melhores filmes que estrearam no evento desde sua primeira edição, em 1978. Whiplash: Em Busca da Perfeição (trailer), de Damien Chazelle, ficou no topo da lista, seguido de Cães de Aluguel (trailer), de Quentin Tarantino; Corra! (trailer), de Jordan Peele; Pequena Miss Sunshine (trailer), de Jonathan Dayton e Valerie Faris; e Amnésia (trailer), de Christopher Nolan. Mais de 4 mil longas foram analisados para se chegar a essa lista. (Screen Daily)
Os escritores brasileiros Itamar Vieira Junior e Stênio Gardel são semifinalistas do Prêmio Literário de Dublin. Eles concorrem com outros 78 autores à homenagem concedida pela capital irlandesa, que reconhece os melhores romances lançados no país. Os semifinalistas foram indicados por mais de 400 bibliotecas espalhadas por 177 países. Itamar disputa com seu best-seller premiado Torto Arado, enquanto Gardel é representado por A Palavra que Resta, vencedor do National Book Award, inédito para a literatura brasileira. Os finalistas serão conhecidos em 26 de março, e os vencedores, em 23 de maio. (Globo)
Cotidiano Digital
O presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, defendeu, Fórum Econômico Mundial, a regulação da inteligência artificial diante de seu potencial risco para a democracia. “Um mecanismo que possa massificar a desinformação pode produzir um impacto extremamente negativo sobre a liberdade das pessoas e sobre a democracia”, disse. O ministro participa nesta semana de reuniões com o CEO do YouTube, Neal Mohan, e o presidente de assuntos globais da Meta, Nick Clegg. (Folha)
Para ler com calma. A IA tem aberto novos caminhos para a criatividade. Um exemplo disso é como os geradores de imagem por IA estão revolucionando a forma como os humanos criam artes visuais. Analisando 14 milhões de pares de prompts de imagens, pesquisadores da Georgia Tech e da IBM descobriram que mencionar estilos, nomes de artistas, gêneros, mídias ou técnicas específicas de pintura influencia significativamente o resultado. (Washington Post)
O Google realizou nesta semana uma nova rodada de demissões. Segundo a gigante de tecnologia, “centenas de cargos” da equipe de publicidade global foram eliminados, inclusive no Brasil. Grande parte dos profissionais eram de equipes de vendas de anúncios para grandes clientes. Segundo o Google, a reestruturação vai permitir um melhor suporte às médias e pequenas empresas que anunciam nas plataformas da big tech. (Globo e Valor Investe)
A Samsung lançou ontem sua nova linha de telefones Galaxy, com os modelos S24, S24+ e S24 Ultra, que contam com recursos de inteligência artificial, o Galaxy AI. Entre as novidades, estão o tradutor simultâneo de ligações, um novo teclado que traduz mensagens para até 13 idiomas enquanto são escritas e o Circle to Search, função de circular um objeto na tela para pesquisar sobre ele, criada em parceria com o Google. No Brasil, os celulares serão vendidos por até R$ 12.999. (g1)
Este é o Meio Político desta semana. Toda quarta, um especialista convidado escreve ou é entrevistado por nós, trazendo sua visão sobre o cenário político nacional para nossos assinantes premium ficarem ainda mais bem informados. Mais uma vantagem de ser Premium!