Assine para ter acesso básico ao site e receber a News do Meio.

Haddad venceu, por enquanto

Numa vitória do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o governo desistiu de mudar imediatamente a meta de déficit fiscal zero para 2024, defendida por ele. A ideia anterior era apoiar emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelecendo limites maiores para o déficit, mas o Executivo resolveu não dar aval a essas iniciativas, e o prazo para alterações no texto termina amanhã. Com a decisão, Haddad ganha tempo para aprovar no Congresso medidas que ampliem a arrecadação e, com isso, a viabilidade do déficit zero. A alteração da meta fiscal, porém, deve voltar à pauta em dezembro, quando for votada a Lei Orçamentária Anual (LOA), ou em março, depois que o Tesouro Nacional apresentar o relatório bimestral das contas públicas. (Globo)

PUBLICIDADE

O presidente Lula saiu nesta quarta-feira em defesa do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, acusado por opositores de ter recebido Luciane Barbosa, chamada “dama do tráfico” do Amazonas. Ela é casada com Clemilson dos Santos Farias, o Tio Patinhas, líder de uma facção criminosa e que está preso. Como revelado pelo Estadão, Luciane esteve no ministério como parte de uma comitiva amazonense para um evento do Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura, mas não teve contato com o ministro. Lula classificou as críticas como “absurdos ataques plantados”. (Globo)

A ida de Luciane Barbosa para Brasília, assim como a de todos os participantes do evento, foi custeada pelo Ministério dos Direitos Humanos. O ministro Silvio Almeida também usou as redes para desmentir encontros com ela e defender Dino. “Os próceres da extrema-direita brasileira não têm compromisso com a verdade nem com Brasil”, escreveu. (g1)

Funcionários do corpo técnico do IBGE ficaram preocupados com as declaração do presidente da instituição, Marcio Pochmann, de que pretende mudar o modelo de divulgação de pesquisas, conta Malu Gaspar. Hoje, o instituto divulga seus dados em entrevistas coletivas, cabendo aos veículos de imprensa a contextualização. “Isso ficou para trás”, disse Pochmann, sem explicar como seria o novo modelo. Ele citou ainda o uso das plataformas digitais para os dados do IBGE chegarem diretamente à “Dona Maria e o seu João”. O temor é que passe a haver ingerência política e dirigismo na divulgação das pesquisas. (Globo)

Meio em vídeo. A República brasileira fez 134 anos ontem. Intercalou três ditaduras com três períodos democráticos, incluindo o atual, a Nova República. Não que as coisas estejam perfeitas, mas nenhuma fase do regime republicano entregou tanto quanto a que vivemos hoje. Confira a opinião de Pedro Doria no Ponto de Partida. (YouTube)

O Conselho de Segurança da ONU aprovou ontem uma resolução que determina um cessar-fogo e a abertura de corredores humanitários na Faixa de Gaza. EUA, Reino Unido e Rússia, que têm poder de veto, preferiram se abster. Elaborado por Malta, o documento também pede a liberação dos reféns sequestrados pelo Hamas “e por outros grupos”, além de acesso completo, rápido e seguro às agências humanitárias da ONU ao local. O representante de Israel no conselho classificou a resolução como “desconectada da realidade e sem significado”, indicando que seu país não a obedecerá. (CNN)

Tropas de Israel invadiram na madrugada desta quarta-feira o hospital al-Shifa, o maior da Faixa Gaza, onde centenas de médicos e pacientes estão retidos juntos com pessoas que buscaram refúgio dos combates. Desde antes dos atentados do Hamas em Israel e do inícios dos ataques a Gaza, Tel Aviv afirma que o grupo terroristas tem um quartel-general e uma rede de túneis sob o hospital, o que o grupo islâmico nega. (Guardian)

Após a invasão do hospital, Israel divulgou um vídeo com algumas armas leves e coletes do Hamas que teriam sido encontrados no prédio. Porém, até o momento, não apresentou provas das amplas instalações que acusava o Hamas de manter sob o complexo. O que não impediu o presidente dos EUA, Joe Biden, de acusar o grupo terrorista de “crime de guerra” por manter equipamento militar em um hospital. (CNN)

A imprensa israelense chamou a invasão ao al-Shifa de “um anticlímax”, com os 200 militantes do Hamas que os serviços de inteligência de Israel diziam estar no hospital “desaparecendo no ar”. Espera-se que ao longo de hoje os militares apresentem provas sólidas do uso do hospital como base de comando do grupo islâmico. (Jerusalem Post)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a invasão do hospital como “totalmente inaceitável”. “Hospitais não são campos de batalha”, disse, em entrevista coletiva, o diretor-geral da organização, Tedros Adhanom Ghebreyesus. (Reuters)

Enquanto isso... O líder da oposição israelense, Yair Lapid, defendeu ontem um voto de desconfiança para destituir Netanyahu do cargo de primeiro-ministro e substitui-lo por outro nome de seu partido, o Likud. (Haaretz)

“O planeta é grande o bastante para EUA e China.” Essa foi a mensagem que o presidente chinês Xi Jinping deu ao colega americano Joe Biden, no encontro que tiveram ontem em paralelo à Cúpula de Líderes da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec), na Califórnia. As duas maiores economias do mundo vêm enfrentando rusgas diplomáticas, mas combinaram a criação de um grupo de trabalho para tratar de transição energética e combate à poluição. (g1)

Gosta de receber a newsletter do Meio? Curte nossos vídeos no YouTube? Concorda com nossa linha editorial, independente, analítica, apartidária? Quer mais cursos, webinars, camisetas e outros eventos com nosso estilo? Então faça uma assinatura premium. São R$ 15 por mês que vão ser transformados em investimento em um Meio maior e melhor.

Viver

Por unanimidade, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou nesta terça-feira uma resolução proibindo que um casal homoafetivo tenha um pedido de adoção negado por causa de sua orientação sexual. A medida também vale para casos de guarda e tutela de crianças e adolescentes. Para o relator da proposta, o conselheiro Richard Pae Kim, a resolução é “um importante passo para” banir qualquer forma de discriminação das atividades do Poder Judiciário na “importante missão de garantir direitos fundamentais à formação da família”. O presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, disse que o Judiciário “tem uma firme posição contra todo tipo de discriminação, inclusive em relação às pessoas homoafetivas”. (Globo)

PUBLICIDADE

Um relatório assinado por 52 instituições de pesquisa e também por agências da ONU aponta que o número de mortes em decorrência do calor vai quintuplicar nos próximos 30 anos. E, para piorar o cenário, as ondas de temperaturas altas vão prejudicar as colheitas, de forma a jogar mais de meio bilhão de pessoas em insegurança alimentar já a partir de 2041. Ainda conforme o estudo, em 2022 a humanidade teve de suportar 86 dias de temperaturas nocivas à saúde, sendo cerca de 60% delas ligadas às alterações climáticas. Publicada pela revista científica The Lancet, a pesquisa indica também que, para idosos, o problema é imediato. Entre 2013 e 2022 foi percebido um aumento de 85% nas mortes relacionadas às altas temperaturas em relação ao período entre 1991 e 2000. Doenças que têm mosquitos como vetor devem ter alta de 36% nos anos vindouros. (g1 e Metrópoles)

A Justiça de Santa Catarina condenou a seis meses em regime aberto a jornalista Schirlei Alves, que divulgou em reportagens no Intercept Brasil gravações de uma audiência de instrução na qual a influenciado Mariana Ferrer era humilhada pelo advogado de André Camargo Aranha, a quem ela acusava de estupro em 2018. No texto, Alves usou a expressão “estupro culposo”, que não aparece nos autos do processo. O Rudson Marcos e o promotor Thiago Carriço a processaram por difamação de agente público. A presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Katia Brembatti, disse que a decisão e “é desproporcional e fere a liberdade de imprensa”. (Folha)

Panelinha no Meio. Ideal para alimentar seis pessoas e agradar vegetarianos (mas não veganos), esta torta madalena usa três tipos diferentes de cogumelos como recheio para uma massa de purê de batatas enriquecida por noz moscada e parmesão. Acompanhada de uma salada verde, é uma refeição sem carne perfeita.

Cultura

Para aproveitar o feriado de 15 de novembro, a estreia mais aguardada de semana aconteceu ontem. Jogos Vorazes - A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes (trailer) é focado na juventude do vilão, o futuro presidente Coriolanus Snow, e seu envolvimento com a sangrenta competição. Da distopia para a espiritualidade, o espanhol Samsara - A Jornada da Alma (trailer) parte do conceito budista da transição entre a morte e a reencarnação para contar histórias de pessoas comuns do Laos e na Tanzânia. Já o documentário brasileiro Ato Final (trailer) trata de vítimas de feminicídio e violência doméstica. Só que cinema também é celebração. Nelson Pereira dos Santos - Vida de Cinema (trailer) faz um apanhado da vida e da obra do cineasta, que morreu em 2018, um dos fundadores do Cinema Novo.

Confira a programação completa nas salas de sua cidade. (Adoro Cinema)

A Warner anunciou uma parceria com o espólio de Édith Piaf (1915-1963) para produzir uma cinebiografia que utilizará inteligência artificial para recriar voz e imagem da cantora francesa. Intitulado Édith, o longa de 90 minutos será ambientado em Paris e Nova York entre as décadas de 1920 e 1960. O filme será narrado por uma voz recriada da cantora, que promete “descobrir aspectos de sua vida que eram até então desconhecidos”. Segundo a Warner, a IA foi treinada com centenas de clipes de voz e imagens de Piaf permitindo “aumentar ainda mais a autenticidade e o impacto emocional de sua história”. Catherine Glavas e Christie Laume, executoras do espólio de Piaf, disseram que “a tecnologia fez com que parecesse que estávamos de volta à sala com ela”. (Variety)

Morreu nesta terça-feira, aos 81 anos, o ator Paulo Hesse, informou o Museu Brasileiro de Rádio e Televisão (MBRTV). Muito conhecido por viver o delegado Sansão no sucesso O Cravo e a Rosa, da TV Globo, Hesse atuou também em Paraíso Tropical, estrelada por Wagner Moura e Camila Pitanga. Sua carreira começou no teatro, onde se consagrou por MacbethAntígona O Auto da Compadecida – na qual viveu o icônico João Grilo – e chegou à TV nos anos 1970, através da Record e da Tupi. Hesse venceu prêmios como o Grife de 1973, foi o melhor ator do Festival de Curta Metragem pelo filme O Quintal e foi consagrado como melhor ator coadjuvante em 1974 pelo seu papel na novela O Machão, da Record. (Folha)

Cotidiano Digital

Usuários da Carteira Google poderão fazer pagamentos usando QR Code a partir desta terça-feira. A novidade vai permitir que celulares com sistema Android que não possuem a tecnologia NFC se tornem compatíveis com pagamentos digitais nas maquininhas de cartão. De acordo com o Google, a funcionalidade suporta a maioria dos cartões de crédito e débito emitidos pelos bancos no país nas bandeiras Visa, Mastercard e Elo, e já podem ser utilizadas nas máquinas da Cielo, Rede e Getnet. O novo serviço foi desenvolvido com foco em países como o Brasil, onde 60% dos telefones vendidos nos últimos três anos não possuem NFC, segundo a consultoria IDC. (Tecmundo)

Mudanças na área de Inteligência Artificial (IA) da Microsoft. Em anúncio desta quarta-feira, a gigante da tecnologia revelou que deixará o Bing Chat para focar apenas no Copilot. Ambas as ferramentas são interfaces nos moldes do ChatGPT, mas o Copilot é mais recente, já que foi lançado no início do ano como auxiliar do mecanismo de busca do Bing. Agora, o chatbot é dividido entre a parte gratuita (apenas “Copilot”) e uma paga (o “Copilot for Microsoft 365”). As mudanças buscam uma maior competitividade da empresa em relação à concorrente, a OpenAI, desenvolvedora do ChatGPT, que anunciou recentemente o uso da ferramenta por mais de 100 milhões de pessoas a cada semana. (Olhar Digital)

Pedro Doria e Cora Rónai explicam uma pesquisa realizada pelo cientista da computação Petter Törnberg sobre preferências políticas. O holandês criou um modelo computacional que simula a relação da sociedade com o algoritmo das redes sociais para entender como acontece a polarização. (YouTube)

Curte o Meio e quer participar mais ativamente do nosso projeto, sugerindo pautas, conversando com nossa equipe e sabendo das novidades em primeira mão? Seja um Pioneiro, participe de tudo isso e ainda ganhe brindes exclusivos: adesivos, canecas, camisetas, moletons e muito mais. Quer fazer parte dos Pioneiros? É mais fácil do que você pensa.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.