Prezadas leitoras, caros leitores —

É o calor o que vai nos matar. Já está nos matando. O efeito do despejo irrestrito de carbono no ar por mais de dois séculos é um planeta cada dia mais quente. Fervendo. E a humanidade cozinhando dentro dele. A ciência mostra que, desde 2000, perto de 500 mil pessoas morreram por causa de altas temperaturas — por ano. E está piorando. Julho de 2023 foi o mês mais quente já registrado. Estamos oficialmente na era do calor que mata.

É preciso falar assim, sem filtros, sem moderação, para que se compreenda a dimensão da ameaça. Quem defende essa ideia é o jornalista Jeff Goodell, autor de “The Heat Will Kill You First” (“O Calor Vai te Matar Primeiro”, em tradução livre), ainda não lançado em português. Ele falou ao Meio sobre os culpados (sim, os combustíveis fósseis), os perigos, as saídas. Elas existem. Mas é preciso mudar tudo, rápido.

A Edição de Sábado examina também o desmatamento do Cerrado e busca resgatar o que esse bioma representa para o Brasil. E, ainda no tema ameaças, traduz o que o cerco a cada um dos valetes do ex-presidente pode representar, política e juridicamente.

O Meio leva muito a sério os riscos ao nosso planeta e à nossa democracia. Apoie nosso jornalismo. Assine!

— Os editores.

Equador pede ajuda ao FBI após assassinato de candidato

Para investigar o assassinato do candidato à presidência Fernando Villavicencio, o Equador pediu ajuda ao FBI, a polícia federal americana. O anúncio foi feito pelo presidente Guillermo Lasso, horas depois de decretar estado de exceção por 60 dias, para permitir o patrulhamento de militares nas ruas do país, tomado pela violência do narcotráfico, e para garantir a realização das eleições presidenciais, mantidas no próximo dia 20. Seis homens — todos colombianos — foram presos por suposto envolvimento no crime, que ocorreu na quarta-feira, após um comício em Quito. Um suspeito foi morto na troca de tiros com a polícia durante o atentado. Logo após o ataque, membros da facção criminosa Los Lobos assumiram a responsabilidade: “Toda vez que políticos corruptos não cumprem suas promessas quando recebem nosso dinheiro, serão demitidos”. À noite, no entanto, a autoria foi negada pelo grupo. Villavicencio, de 59 anos, que estava em quinto na disputa presidencial, havia alertado que era alvo de ameaças da maior organização criminosa do Equador, Los Choneros, cujo líder está preso. Dias antes, chegou a afirmar “que venham os chefes do tráfico, que venham mafiosos”. A mulher do candidato afirmou que erros das equipes de segurança e logística de seu marido facilitaram a execução dele. (g1 e Globo)

A execução de Villavicencio teve repercussão mundial e gerou uma onda de manifestações de políticos brasileiros de diferentes linhas ideológicas. Mas as mais contundentes vieram da direita. Uma das principais bandeiras do candidato era o combate à corrupção. Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Mario Frias (PL-SP), Magno Malta (PL-ES) e Sergio Moro (UB-PR) estão entre os que se manifestaram, fazendo críticas à esquerda e defendendo a liberação de armas. Ainda na noite de quarta-feira, o Itamaraty, manifestou “profunda consternação” e classificou o ato de deplorável. (Folha)

Direita ou esquerda? O político equatoriano assassinado era considerado de esquerda por alguns e de centro por outros. Era um crítico de Lula e de Bolsonaro. (UOL)

PUBLICIDADE

Ao prestar seu primeiro depoimento à Polícia Federal após ser preso, o ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques teve dois picos de pressão alta ontem. Mas isso não impediu que ele respondesse às perguntas. Ele negou qualquer irregularidade na atuação da corporação no segundo turno. E, questionado sobre um mapa encontrado no celular de uma ex-servidora do Ministério da Justiça com as localidades onde Lula havia tido mais de 75% dos votos no primeiro turno, Vasques disse que nunca viu o documento e não o utilizou para planejar as blitzes. A PRF é vinculada ao Ministério da Justiça, à época comandado por Anderson Torres. (Globo)

À CPI de Atos Antidemocráticos do Distrito Federal, Torres disse que “nunca” sugeriu a Vasques que interferisse na eleição de 2022 e negou ter pedido mapeamento de eleitores. “Nunca determinei ou sugeri que o diretor-geral da PRF ou qualquer pessoa interferisse no processo eleitoral de modo a beneficiar qualquer um dos candidatos”, afirmou. “Eu não tinha interferência no planejamento interno da Polícia Rodoviária Federal ou da Polícia Federal. Eles tinham os planejamentos deles e agiram conforme ele. Não há interferência.” (Poder360 e g1)

Já Lula afirmou que “tentaram corromper a PRF” para que os pobres não votassem. “Eles não contavam que Deus era maior que tudo isso, não contaram que íamos ganhar a eleição.” (Estadão)

Uma semana após o segundo turno presidencial e a derrota de Bolsonaro, seu então ajudante de ordens Mauro Cid recebeu um e-mail de uma conta dos serviços de digitalização do Planalto com um arquivo que lista uma série de decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Supremo Tribunal Federal (STF) “em desfavor” do ex-presidente. O tenente-coronel tinha o costume de imprimir as informações e entregá-las a Bolsonaro. No fim de novembro, Cid enviou para seu próprio WhatsApp a minuta de um decreto para instalar estado de sítio com referências a “decisões inconstitucionais do STF”. O e-mail está sendo analisado pela CPMI do 8 de janeiro. (Globo)

A CPMI também identificou que, apesar da troca do governo e da perda da função de ajudante de ordens, Cid acessou seu e-mail funcional da presidência ao menos 500 vezes em 2023. Em 15 de março, seu acesso foi bloqueado. Mesmo assim, durante três dias, ele tentou entrar na caixa de e-mails 99 vezes. Antes do bloqueio, ele chegou a receber roteiros de viagens de Lula e da equipe de segurança do presidente. As informações foram entregues pela Casa Civil à CPMI do 8 de janeiro. (Folha)

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo, deu o primeiro voto para tornar a deputada federal Carla Zambelli ré por porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com emprego de arma de fogo na véspera da eleição. Os outros ministros votarão ainda no plenário virtual. (g1)

Dias contados para a CPI do MST. Como o governo articulou com o Centrão para obter maioria na comissão, o relator, deputado Ricardo Salles (PL-SP), quer antecipar o relatório final, apresentando-o na próxima terça-feira, que pode ser o último dia de trabalho da CPI. Esse cenário só deve mudar se Salles, o presidente da comissão, Tenente-Coronel Zucco (Republicanos-RS), e a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) conseguirem convencer o PP e o Republicanos reverterem as indicações de nomes mais ligados ao governo Lula. (Estadão)

Se o Republicanos oficializar sua entrada no governo, pode perder o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. “Eu sou contra. Para mim, eu não gostaria de ver o meu partido fazendo parte da base do governo”, disse em entrevista ao podcast Flow na quarta-feira. Apesar de seu nome ser mencionado como possível candidato às eleições presidenciais de 2026, ele afirmou que vai apoiar o indicado por Bolsonaro. “Não preciso ser candidato à presidência, não serei e vou apoiar quem o Bolsonaro apoiar.” (Poder360)

Enquanto isso... O PT passou a ter uma emissora na TV aberta. O canal 1313, que pode ser sintonizado via parabólica, exibe, por enquanto, vídeos institucionais e produções feitas para o canal do YouTube do partido. (Folha)

O cumprimento de acordos e a distribuição de emendas parlamentares fazem com que os congressistas apoiem a agenda do Executivo. É nisso que acreditam 40% dos 185 deputados ouvidos entre 13 de junho e 6 de agosto na pesquisa Genial-Quaest divulgada ontem. Para 15%, desenvolver uma boa relação entre os presidentes da República e da Câmara garante a aprovação da agenda governamental no Parlamento. O levantamento também mostrou que 67% dos deputados dizem que Lula dá menos atenção aos parlamentares do que deveria, enquanto 20% consideram que ele dá a devida atenção e 7% acham que ele dá mais atenção do que deveria. Na comparação com a gestão de Jair Bolsonaro (PL), 43% dos deputados consideram o atual governo melhor, 12% não veem diferença e 36% avaliam que a administração está pior. (Correio Braziliense)

Decifra-me ou devora-me

Tony de Marco e Spacca

Bolsonaro-devorado

Viver

Em votação simbólica, a Câmara dos Deputados aprovou o projeto que atualiza a Lei de Cotas, que deveria ter sido revisada no ano passado, conforme prevê a atual legislação. Se aprovado no Senado, o novo texto deverá incluir reserva de vagas para quilombolas; reduzir a renda per capita do candidato, de 1,5 salário mínimo para apenas um salário; e incluir pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência em programas de pós-graduação. O programa passará a ser reavaliado a cada dez anos, substituindo a atual revisão. Também deverá haver um monitoramento anual pelo Ministério da Educação com informações sobre o andamento da política. (g1)

Pesquisadores chineses encontraram microplásticos com cinco milímetros de comprimento em coração humano. As partículas são liberadas por plásticos de uso único e contaminam água, ar e alimentos. A equipe de médicos encontrou nove tipos do material no tecido cardíaco de pacientes que seriam operados, entre eles, o tereftalato de polietileno, usado em embalagens de roupas e alimentos, e PVC, usado em tintas e canos. Os cientistas destacam que a presença do plástico não pode ser atribuída à exposição acidental durante a cirurgia. (Globo)

Meio em vídeo. É verdade que é impossível ser mulher, como discursa a America Ferrera, no filme Barbie, se nós, mulheres adultas, não amadurecemos o suficiente para entender que sempre haverá cobranças, em todas as fases da vida, independentemente das escolhas que a gente faça. Veja o que diz Mariliz Pereira Jorge na coluna De Tédio a Gente Não Morre. (YouTube)

Cultura

O Brasil terá apenas um representante no Festival Internacional de Cinema de Toronto, Pedágio, segundo filme de Carolina Markowicz, diretora do elogiado Carvão. No longa, Maeve Jinkings vive uma mãe que não se conforma com a orientação sexual do filho e passa a cometer crimes para pagar a “cura gay” prometida por um pastor evangélico. O festival acontece entre 7 e 17 de setembro. (Omelete)

PUBLICIDADE

Elza Soares morreu em janeiro do ano passado, aos 91 anos, mas seu trabalho segue vivo em álbuns e em plataformas como Spotify e YouTube. Agora, sua vida, tão notável quanto sofrida, vai ser contada em livro para o público infantil. É Elza - A Voz do Milênio, escrito por Nina Rizzi e ilustrado por Edson Ikê. Da folclórica estreia no programa de Ary Barroso ao reconhecimento como uma das maiores cantoras que o Brasil produziu, toda a trajetória da artista é mostrada nas páginas para garantir que as novas gerações conheçam seu talento. (Folha)

Em função da greve conjunta de atores e roteiristas nos EUA, a cerimônia de entrega do Emmy, a mais importante premiação da TV americana, de 2023 foi adiada para 15 de janeiro de 2024. O adiamento da festa, marcada originalmente para 18 de setembro, já era esperado, mas a Academia Americana de Televisão pretendia que ela acontecesse, no mais tardar, em novembro. Entretanto, com as negociações emperradas, a Fox, que transmite o evento, achou mais seguro jogá-la para o ano que vem, bem no meio da temporada de premiações do cinema — o Globo de Ouro acontece no dia 7, o Critics Choice no dia 14 e o SAG Awards em 24 de fevereiro. (Variety)

Paul McCartney (Spotify) anunciou ontem um show extra em São Paulo, no dia 7 de dezembro, já que a apresentação agendada para o dia 9 teve os ingressos esgotados em apenas um dia. A venda para o público em geral começa no sábado. (Rolling Stone)

Cotidiano Digital

Com queda nas vendas e prejuízo milionário, a Disney decidiu aumentar os preços do streaming e tem planos para limitar o compartilhamento de senhas. A multinacional de mídia viu o lucro de US$ 1,4 bilhão no ano passado ser revertido em prejuízo de US$ 460 milhões no terceiro trimestre fiscal deste ano. Com isso, a companhia anunciou que vai reajustar os preços de seus pacotes de streaming em até 27% pela segunda vez em menos de um ano. O Disney+ sem anúncios vai subir de US$ 11 para US$ 14 nos EUA a partir de 12 de outubro. Além disso, o combo Disney+/Hulu/ESPN+ vai subir de US$ 20 para US$ 25. Os pacotes com anúncios não sofrerão aumento. O Disney+ continua sem lucro para a companhia, embora tenha reduzido a perda de receita. “Como empresa, ainda somos novos e estamos apenas começando nesse negócio de streaming”, afirmou o CEO, Bob Iger. O serviço chegou a 146,1 milhões de assinantes globais, queda de 7,4%. E do total do prejuízo da empresa, US$ 512 milhões foram graças ao streaming. (Valor e iG)

A Virgin Galactic completou ontem sua segunda missão espacial totalmente comercial com turistas. Entre os passageiros estava Anastatia Mayers, estudante de 18 anos de Antígua e Barbuda, a pessoa mais jovem a ir ao espaço. A aeronave VSS Unity decolou acoplada ao porta-aviões VMS Eve e se soltou por volta de 12h20 (horário de Brasília). Em seguida, voou por cerca de 15 minutos e pousou no Novo México, nos Estados Unidos. O primeiro voo comercial da Virgin Galactic aconteceu em junho com integrantes da Força Aérea e pesquisadores italianos. O objetivo era realizar experimentos sobre microgravidade. (g1)

Meio em vídeo. Pedro Doria e Cora Rónai recebem Bia Granja, cofundadora e CCO da Youpix, considerada uma das maiores especialistas em influência e marketing digital do país. Eles conversaram sobre como os influenciadores digitais estão formando uma nova economia e estão se tornando, cada vez mais, essenciais para grandes e pequenas empresas divulgarem seus serviços e produtos, conquistando novos públicos. (YouTube)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.