Haddad culpa BC por tombo na ‘prévia do PIB’

O fraco desempenho da economia em maio frente ao mês anterior é reflexo dos juros altos no país. Essa foi a avaliação do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sobre o resultado do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado a prévia do PIB, que recuou 2% em maio em relação a abril. “A pretendida desaceleração da economia pelo Banco Central chegou forte. Precisamos ter muita cautela com o que pode acontecer, se as taxas forem mantidas na casa de 10% de juro real ao ano. É muito pesado para a economia”, afirmou. O IBC-Br é uma das ferramentas utilizadas pelo BC para definir a Selic, que está em 13,75% ao ano. A expectativa é que o Comitê de Política Monetária (Copom) inicie o corte nos juros na reunião do mês que vem. Frente a maio do ano passado, houve avanço de 2,15% no índice. Nos cinco primeiros meses de 2023, o resultado acumulado é de 3,61%, enquanto em 12 meses o crescimento é de 3,43%. O mercado projetava resultado nulo (0%) ou leve queda de 1% na passagem de abril para maio. O desempenho foi o pior desde março de 2021, quando a retração da economia foi de 3,6%. Diferentemente do IBGE, responsável pelo PIB, o BC não faz uma análise do índice. (g1)

O dado divulgado ontem pelo BC surpreendeu os economistas. Dois movimentos explicam o resultado: a saída de cena da contribuição sazonal do agronegócio para o PIB, com o fim da safra de soja, e o recuo do varejo em 1% em maio frente a abril. (Globo)

José Paulo Kupfer: “O exagero do pessimismo do início do ano, que deu lugar ao exagero do otimismo pós-primeiro trimestre, deve agora se acomodar numa avaliação mais realista. O crescimento nos próximos trimestres, em comparação com os anteriores, será de estagnação, de acordo com as projeções. O crescimento do ano, que deve ficar por volta de 2%, podendo chegar a 2,5%, conforme as previsões, refletiria, apenas o transbordamento do crescimento entre janeiro e março”. (UOL)

PUBLICIDADE

A Procuradoria-Geral da República solicitou ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, que peça a Instagram, TikTok, Facebook, YouTube, Twitter e LinkedIn um arquivo com a lista completa e os dados de identificação de todos os seguidores de Jair Bolsonaro, conta Guilherme Amado. O pedido, que faz parte do inquérito sobre os atos de 8 de janeiro, foi do subprocurador-geral Carlos Frederico Santos que também cobrou da Meta uma cópia do vídeo com ataques ao sistema eleitoral postado em 10 de janeiro e apagado em seguida, assim como todas as suas métricas. O requerimento é cobra ainda todas as postagens de Bolsonaro referentes a eleições, urnas eletrônicas, TSE, STF e Forças Armadas. (Metrópoles)

Na abertura da cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) com a União Europeia (UE), em Bruxelas, o presidente Lula defendeu a cooperação internacional para fazer frente à desinformação e regular o uso das plataformas digitais. “O que é crime na vida real, deve ser crime no mundo digital”, disse. Para ele, a revolução digital trouxe desafios que devem ser coordenados em conjunto. Lula criticou, por exemplo, a precarização do trabalho em aplicativos, como os de transporte e de entrega de refeições. “Aplicativos e plataformas não podem simplesmente abolir as leis trabalhistas pelas quais tanto lutamos.”

Lula também afirmou que espera que um acordo “equilibrado” seja firmado entre Mercosul e União Europeia neste ano, preservando “a capacidade das partes em responder aos desafios”. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse que a expectativa é superar as atuais divergências o quanto antes. (Estadão)

À margem da cúpula, o presidente participou de uma reunião com representantes do governo da Venezuela e da oposição. Pelo governo estava a vice-presidente Delcy Rodriguez e, pela oposição, Gerardo Blyde. Os dois discutiram a possibilidade de um acordo para a realização das eleições de 2024 e o levantamento de sanções. (Globo)

A Polícia Federal (PF) acionou a Interpol para ter acesso às imagens das agressões ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, no aeroporto de Roma, na última sexta-feira. A PF já havia solicitado ao aeroporto a preservação das imagens. A filmagem é importante para esclarecer o episódio, que teria culminado na agressão física do filho de Moraes por Roberto Mantovani Filho. As versões do ministro e dos acusados, que incluem Andreia Munarão e Alex Zanatta Bignotto, são divergentes. (UOL)

Bela Megale: “Membros do Ministério da Justiça e do Palácio do Planalto passaram a debater meios para aumentar a segurança dos ministros do Supremo. Entre os magistrados, a avaliação é que a punição das agressões é a melhor medida para evitar que situações similares ou mais graves se repitam no futuro”. (Globo)

Meio em vídeo. De agressões ideológicas no Congresso a ataque em aeroporto internacional, a extrema direita segue mobilizada contra agentes públicos. No #MesaDoMeio de hoje, Pedro Doria e Christian Lynch recebem a cientista política e professora Carolina Botelho para analisar as falas e ações que motivam essas atitudes. Ao vivo, às 19h. Em seguida, eles aprofundam (ainda mais) a conversa na área restrita para assinantes premium. Assine! (YouTube)

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) manteve o juiz federal Eduardo Appio, responsável pelos casos da Lava-Jato em Curitiba, afastado do cargo. Ele é acusado de fazer anonimamente ameaças ao filho de um desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). Segundo o corregedor nacional de Justiça, Luís Felipe Salomão, a acusação é “gravíssima” e a permanência de Appio na 13ª Vara Federal de Curitiba poderia “atrapalhar a apuração do ocorrido”. (Globo)

Meio em vídeo. Você já deve ter ouvido que, se o brasileiro soubesse votar, a gente não teria sempre uma Câmara pior do que a anterior. Isso simplesmente não é verdade. Você também deve ter ouvido que o toma lá, dá cá da política é um ultraje. Também isso não é verdade. Veja o que pensa Pedro Doria no Ponto de Partida. (YouTube)

A Ucrânia atacou na manhã de ontem a ponte Kerch, que liga o território russo à Península da Crimeia, anexada por Moscou em 2014, segundo fontes das próprias forças de segurança ucranianas. Além da importância estratégica para o abastecimento das tropas invasoras russas, a ponte tem um valor simbólico especial para Vladimir Putin, que usa como símbolo da “reunificação” da Crimeia. Moscou classificou o ataque como um ato terrorista. (CNN)

03 feed aula1

Não perca na próxima segunda a aula inaugural do curso “O Fim da Nova República?”, com Pedro Doria. Assinantes premium do Meio podem assistir à aula sem compromisso e decidir se querem se inscrever no curso depois dela, com 20% de desconto. Inscreva-se para receber o link exclusivo da transmissão e nos vemos lá!

Viver

Assine!">

Que tal aprender inglês ao vivo com tutores nativos, em aulas individuais ou em grupo, com gente do mundo inteiro? O Cambly é assim. Cursos de nível básico para quem está iniciando ou mais avançado para quem está querendo destravar a língua. E você ainda pode definir um tema específico para suas aulas, como reunião de negócios ou apresentações. Planos a partir de R$ 68 com o desconto especial para assinantes do Meio que utilizarem o código MEIOBASICO (válido até sexta, então corra).

Reitores de universidades federais apresentaram uma proposta que acaba com a lista tríplice para a nomeação de novos dirigentes. A ideia ganhou força durante o governo Bolsonaro, que desconsiderou o nome mais votado em ao menos 40% dos casos, com o intuito de nomear aqueles mais alinhados com sua ideologia. A sugestão enviada ao governo Lula, que deve virar Projeto de Lei, pretende realizar eleições diretas pela comunidade acadêmica em chapas para reitor e vice-reitor, que seriam homologadas pelo colegiado da instituição. Os nomes dos eleitos seriam, então, encaminhados ao presidente da República. Desde 1995, a lei obriga que a nomeação desses gestores seja feita pelo presidente dentre os indicados pelas próprias universidades em lista tríplice. (Folha)

Morreu ontem, aos 73 anos, Vanderlei Eustáquio de Oliveira, o Palhinha, ídolo das torcidas do Cruzeiro, do Atlético Mineiro (sim ele jogou pelos dois rivais) e do Corinthians. Em 1977, ele foi um dos destaque da equipe que conquistou o campeonato paulista pelo Timão, quebrando um lendário jejum de 23 anos sem títulos. (UOL)

Panelinha no Meio. Tudo com milho é muito bom. Começar o dia com esse cuscuz com ovo pochê de micro-ondas, é melhor ainda. Depois, é só passar um café esperto e ir à luta.

Cultura

Greve é coisa séria. Tom Cruise aderiu à paralisação decretada pelo Sindicato dos Atores de Hollywood e interrompeu as filmagens de Missão: Impossível — Acerto De Contas Parte 2. Apontado como último filme da série, o longa tem estreia prevista para o ano que vem. Já a parte 1 (trailer) segue em cartaz nos cinemas. (Rolling Stone)

PUBLICIDADE

Uma pneumonia privou o Brasil de um seus mais talentosos músicos. O pianista, compositor, arranjador e cantor João Donato (Spotify) morreu ontem, no Rio de Janeiro, aos 88 anos. Nascido no Acre, em 1934, vinha de uma família de artistas — seu irmão caçula, o poeta Lysias Ênio, por exemplo, foi letrista de boa parte de suas canções. Já no Rio, era figura conhecida nos meios musicais quando estreou profissionalmente, em 1949. Chamado de professor por Tom Jobim, foi um precursor da Bossa Nova e viveu a década de 1960 entre o Brasil e os EUA, onde tocou com grandes nomes do jazz e da música latina e gravou seu disco mais cultuado, A Bad Donato (Spotify), de 1970. Foi arranjador de artistas como o próprio Tom, Fagner, Gal e muitos outros. Compôs com Gilberto Gil a bela A Paz (Spotify) e com Abel Silva Simples Carinho, imortalizada por Angela Ro Ro (Spotify). Embora não fosse sua especialidade, também encarava o microfone, como em Lugar Comum (Spotify). (g1)

O tempo não diminuiu em nada a criatividade e a ousadia de João Donato. Em 2021, lançou Síntese do Lance (Spotify), parceria com o igualmente genial Jards Macalé. O fotógrafo e jornalista Leo Aversa lembra a inusitada capa, com os dois artistas nus. “Foi uma das sessões mais divertidas da minha vida. Eles já vieram com a ideia – maluca – pronta.” (Globo)

Donato era amado igualmente pelo público e pelos colegas. Gilberto Gil o homenageou com uma gravação ao vivo de A Paz, com a mensagem “que tenha um bom caminho pelo universo”.  A ministra da Cultura, Margareth Menezes, lembrou a honra de ter dividido o palco com ele. Marisa Monte, parceira e amiga, destacou “o homem sensível e único”. Via Twitter, o presidente Lula lamentou a morte de um dos “nossos maiores e mais criativos compositores”. (Estadão)

O ideal era conhecer toda a extensa discografia de João Donato. Mas esta lista já dá um bom panorama de sua genialidade. (Folha)

Cotidiano Digital

Uma pesquisa de satisfação do aplicativo de encontros Tinder revela que 65,3% dos usuários são casados ou já estão comprometidos com algum tipo de relacionamento. Outro dado intrigante é que 50,3% não demonstram interesse em marcar encontros. O levantamento realizado com 1,4 mil pessoas entre 18 e 74 anos sugere que essas plataformas têm se tornado fontes de entretenimento e conexão social, além de elevar a autoestima dos participantes por meio de curtidas e demonstrações de interesse. (Exame)

O emoji de carinha derretendo foi eleito o mais representativo de 2023 no World Emoji Awards, nesta segunda-feira. Essa é a segunda vez que ele vence a competição, tendo sido escolhido também no ano passado. Segundo a premiação, a “carinha derretendo” fala sobre “calor extremo e, metaforicamente, sobre momentos embaraçosos, como vergonha, pavor ou sensação de opressão”. O emoji de coração rosa foi o segundo colocado, mas venceu a categoria de mais popular. (g1)

O WhatsApp foi condenado pela Justiça de São Paulo a pagar R$ 5 mil de indenização por danos morais a um advogado. Ele teve sua foto usada por criminosos para aplicar golpes pedindo dinheiro a terceiros. Mesmo tendo recebido o boletim de ocorrência e um pedido para o bloqueio da conta, a empresa não atendeu. Em janeiro, o Juizado Especial Cível e Criminal de Santa Adélia (SP) havia determinado o bloqueio do número utilizado para os crimes, mas a big tech também ignorou a ordem judicial. (g1)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.