EUA e Europa reagem às falas de Lula

Após críticas da imprensa e de diplomatas americanos em off, o governo dos Estados Unidos quebrou o silêncio em relação às declarações feitas na véspera pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a guerra da Ucrânia, definindo-as como “profundamente problemáticas”. John Kirby, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, criticou de forma dura o posicionamento brasileiro. “É profundamente problemático como o Brasil abordou essa questão de forma substancial e retórica, sugerindo que os EUA e a Europa, de alguma forma, não estão interessados na paz ou que compartilhamos a responsabilidade pela guerra”, disse. Na véspera, Lula afirmou que a Ucrânia também é responsável pela guerra e que as potências ocidentais são responsáveis pelo prolongamento do conflito. “Francamente, neste caso, o Brasil está repetindo a propaganda russa e chinesa sem olhar para os fatos.” Kirby também chamou de equivocada a sugestão de que a Ucrânia deveria ceder a Crimeia, ocupada pelos russos em 2014. (Globo e Reuters)

As críticas não partiram só dos EUA. Mais cedo, Peter Stano, porta-voz da Comissão Europeia, rebateu as declarações de Lula e defendeu a postura dos aliados ocidentais. “Não é verdade que os EUA e a UE estejam ajudando a prolongar o conflito. A verdade é que a Ucrânia é vítima de uma agressão ilegal, uma violação da Carta das Nações Unidas”, afirmou. “O que estamos fazendo é ajudar a Ucrânia a exercer seu direito legítimo de autodefesa.” (g1)

O chanceler Mauro Vieira rebateu. “Não posso dizer nada, porque nem ouvi e não sei do que se trata. Eu só posso dizer que o Brasil e a Rússia completam neste ano 195 anos de relações diplomáticas com embaixadores residentes, e, enfim, são dois países que têm uma história em comum”, afirmou antes de saber que os comentários vieram da Casa Branca. Ele disse que a guerra não foi tratada no seu encontro nem no de Lula com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, que está em Brasília, em visita oficial. "O Brasil quer promover a paz, está pronto para se unir a um grupo de países que estejam dispostos a conversar sobre a paz." (Folha)

Lavrov reuniu-se com Vieira e Lula. O russo afirmou que Brasil e seu país têm visões parecidas sobre a guerra. Segundo ele, os russos querem uma solução duradoura para o conflito. “As visões do Brasil e da Rússia são únicas em relação aos acontecimentos na Rússia”, disse. A declaração, no entanto, foi traduzida, em inglês, pelo Ministério das Relações Exteriores russo como “abordagem similar” de Brasil e Rússia para os acontecimentos no mundo. (Estadão)

Meio em vídeo. Lula foi à China, disse que a Ucrânia tinha culpa por ser invadida e que os chineses têm direito a ter Taiwan. Comprou briga ao mesmo tempo com americanos e europeus. E o Brasil ganha o que mesmo com isso? Veja a opinião de Pedro Doria no Ponto de Partida. (YouTube)

Mais Meio em vídeo. No #MesaDoMeio de hoje, Pedro Doria, Mariliz Pereira Jorge e Christian Lynch analisam as recentes alfinetadas do presidente Lula nos Estados Unidos, seja por meio do dólar ou da guerra na Ucrânia. No Brasil, Carlos Bolsonaro abre a torneira contra pessoas no entorno do pai, Jair, e deixa a coordenação das redes do ex-presidente. Ao vivo, às 19h. Em seguida, os três respondem a perguntas do público no segmento exclusivo para assinantes premiu. Assine já. (YouTube)

PUBLICIDADE

O ministro STF Alexandre de Moraes foi o primeiro a votar, via plenário virtual, para que cem pessoas denunciadas pela tentativa de golpe em 8 de janeiro se tornem réus. Em seu voto, o ministro, que é relator do caso, ressaltou que as condutas dos denunciados são gravíssimas por ameaçarem o estado democrático de direito. O julgamento está previsto para terminar no dia 24. (g1)

Por outro lado, na avaliação da PGR, o ex-ministro da Justiça Anderson Torres deve ter a prisão revogada em favor de medidas restritivas. Ele está preso desde 14 de janeiro, investigado por omissão na tentativa de golpe. A PGR defende que seja libertado, mas com uso de tornozeleira eletrônica, além de não poder ter contato com outros investigados nem deixar o Distrito Federal e ser afastado do cargo de delegado da PF. A decisão caberá a Moraes. (Poder360)

A PGR denunciou ontem o senador Sergio Moro (UB-PR) por calúnia contra o ministro do STF Gilmar Mendes, a pedido dos advogados deste. Em um vídeo publicado na coluna Radar, no fim de semana, Moro aparece num evento social rindo e dizendo: “Não, isso é fiança... instituto... para comprar um habeas corpus do Gilmar Mendes.” A vice-procuradora-geral Lindôra Araújo afirma na denúncia que o senador tentou macular a imagem do ministro, com os agravantes de este ser funcionário público e ter mais de 60 anos. Moro afirma que o vídeo foi editado e que jamais fez acusações contra Mendes ou outro integrante do STF. (g1 e Veja)

O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2024, enviado na sexta-feira ao Congresso, foi detalhado ontem à imprensa pela ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet. Sem o arcabouço, o Brasil corre o risco de não investir em programas sociais. “Todos os programas sociais ficariam comprometidos”, alertou. Sem a nova regra fiscal, haveria só R$ 24,4 bilhões para gastos livres e todo esse montante seria utilizado com o custeio da máquina do Estado. (g1)

A ministra afirmou também que, no ano que vem, o salário mínimo terá aumento real, acima da inflação, já que essa é uma promessa de campanha de Lula. “Que se tire de qualquer lugar, mas o presidente não vai descumprir uma promessa de campanha.” (Agência Brasil)

Após o governo relatar que não localizou 83 móveis desaparecidos do Palácio da Alvorada, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro divulgou um vídeo afirmando que o mobiliário retirado era dela. “Quando a Marcela Temer me apresentou o Alvorada, ela me falou dessa possibilidade. Trazer os móveis da minha casa e poder utilizá-los”, disse. Ela ironizou a compra de camas e sofás para o presidente Lula e a primeira-dama Janja, sugerindo uma “CPI do Alvorada”. (CNN)

Viver

Um relatório da Comissão Pastoral da Terra divulgado ontem aponta que 38% das 47 pessoas assassinadas em conflitos no campo em 2022 eram indígenas. Ao todo, 553 ocorrências vitimaram 1.065 pessoas em casos de assassinato, tentativas de homicídio, torturas, agressões e ameaças — 50% a mais do que em 2021. Essas mortes violentas representam alta de 30,55% frente a 2021 e de 123% em relação a 2020. (Agência Brasil)

O telescópio James Webb segue fazendo registros surpreendentes do Universo. Dessa vez, a imagem captada foi da colisão entre duas galáxias espirais, a Arp 220, cujo brilho é maior que 1 trilhão de sóis. Para se ter uma ideia, a nossa Via Láctea tem uma luminosidade de apenas 10 bilhões. Esse lume potente teve início após ambas as galáxias se chocarem há cerca de 700 milhões de anos, formando uma enorme explosão há 250 milhões de anos-luz da Terra. O impacto formou 200 enormes aglomerados estelares numa região compacta com 5 mil anos-luz de diâmetro, mas com gás suficiente para preencher o mesmo volume presente em nossa galáxia. (g1)

A Justiça francesa absolveu ontem a fabricante Airbus e a companhia aérea Air France da acusação de homicídio culposo — sem intenção de matar — pelo acidente que matou 228 pessoas no voo AF447 em 2009. Para o tribunal, as empresas cometeram “falhas”, mas não foi possível demonstrar “nenhuma relação de causalidade” segura com o desastre. Após decolar do Rio com destino a Paris, o Airbus A330 teve problemas técnicos com sensores de velocidade congelados, fazendo com que a aeronave entrasse em queda livre e caísse no mar: morreram 12 tripulantes e 216 passageiros de 33 nacionalidades, incluindo 58 brasileiros e 61 franceses. (g1)

Panelinha no Meio. Sobrou comida do fim de semana? Nada de desperdício. Arroz frito, brócolis e ovo formam uma combinação que, além de aproveitar o que há na geladeira, proporciona camadas e mais camadas de sabor numa refeição completa, com auxílio de pimenta, amendoim e óleo de gergelim.

Cultura

Ao contrário dos livros de J.K. Rowling e dos filmes, a série baseada na saga de Harry Potter deve apresentar uma diversidade maior no elenco principal, diz o podcast The Hot Mic. A produção acionou agências de talentos no Reino Unido atrás de atores e atrizes de dez anos, pequenos para a idade e com alguma familiaridade com os livros da autora, sem especificar etnia. Rowling já disse em mais de uma ocasião lamentar não ter pensado na diversidade ao escrever os livros, e, na montagem da peça Harry Potter e a Criança Amaldiçoada, Hermione Granger e sua filha Rose foram vividas por atrizes negras. (Folha)

PUBLICIDADE

Afastado dos estúdios desde Temperamental (Spotify), de 1999, o duo inglês de guitar pop Everything But The Girl anunciou o lançamento de um novo disco, Fuse, previsto para a próxima sexta-feira. A vocalista Tracey Thorn explica que, nas últimas duas décadas, ela e o marido, o guitarrista e DJ Ben Watt, se dedicaram a projetos separados, mas que o isolamento da pandemia fez com que reativassem a parceria musical. “Começamos tentando não fazer muita pressão sobre nós mesmos e com expectativas bastante baixas, mas rapidamente sentimos que a coisa ainda estava lá, que o som estava lá. E aí tudo ficou mais empolgante”, conta. (Globo)

Uma das mais respeitadas escritoras e intelectuais brasileiras, Conceição Evaristo está de livro novo nas prateleiras. Bem, não exatamente. Seu romance Canção Para Ninar Menino Grande, publicado originalmente numa tiragem limitada em 2018, acaba de ganhar uma edição expandida. Para falar da história do belo Fio Jasmim, Conceição participa hoje de uma conversa, transmitida ao vivo via Instagram, com o editor e escritor Allan da Rosa. O evento será às 18h, na Livraria Blooks, de Botafogo, Zona Sul do Rio.

Cotidiano Digital

O primeiro voo de teste do foguete mais poderoso da História, o Starship, da SpaceX, foi cancelado ontem. O lançamento estava programado para ocorrer a partir das 9h (em Brasília) no Sul do Texas. O cronograma atrasou e indicava que o lançamento ocorreria às 10h20. Alguns minutos antes, porém, a SpaceX detectou um problema de pressurização em um dos lançadores. Dono da empresa espacial, o bilionário Elon Musk afirmou que uma nova tentativa será feita em alguns dias. No futuro, o objetivo é que o foguete leve astronautas a Lua e Marte. A Starship também já foi escolhida pela Nasa para levar astronautas de volta à superfície da Lua na missão Artemis 3, prevista para o fim de 2025. (Estadão)

E a Samsung avalia substituir o Google pelo Bing, da Microsoft, como mecanismo de busca padrão em seus dispositivos. A empresa da Alphabet tem enfrentado crescentes desafios com o Bing, após a integração ao mecanismo de busca da Microsoft da tecnologia de inteligência artificial (IA) por trás do ChatGPT. Arrecadando cerca de US$ 3 bilhões por ano em receitas com o contrato da Samsung, o Google reagiu e anunciou que vai lançar nas próximas semanas novas ferramentas com IA. O objetivo é integrar seu motor de buscas ao Bard, chatbot experimental da empresa. (New York Times)

A japonesa Sega, dona do Sonic, agora também é dona do Angry Birds. A empresa anunciou ontem a aquisição da finlandesa Rovio, criadora dessa e de outras franquias de sucesso em dispositivos móveis. O negócio, de US$ 775,2 milhões, precisa passar pela aprovação de órgãos reguladores e só deve ser finalizado no começo de 2024. Fundada em 2003 na Finlândia, a Rovio atingiu o sucesso mundial com o Angry Birds no início da década de 2010. Entretanto, o crescimento da empresa especializada em jogos para celulares estagnou depois disso. Segundo comunicado oficial, a Sega está interessada no potencial do mercado de jogos mobile. (Tecmundo)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.