Onda de fake news mira o TSE

Nos últimos 20 dias, mensagens falsas atribuindo ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a iniciativa de barrar a chapa de Jair Bolsonaro (PL) foram enviadas mais de 92 mil vezes em contas do WhatsApp. Entre outras informações falsas, as mensagens afirmam que o presidente tem 62% das intenções de votos, contra 17% do petista Luiz Inácio Lula da Silva, cenário que não é apontado por qualquer pesquisa registrada no TSE. Com a participação maior dos militares no processo de apuração, as publicações desviam das críticas às urnas eletrônicas e passam a jogar suspeitas sobre os integrantes da Corte. Segundo as mensagens, disparadas para 228 grupos, os únicos caminhos para impedir a eleição de Bolsonaro no primeiro turno seriam matá-lo ou cassar sua candidatura. (Folha)

Para ler com calma. Os perfis que em 2018 viralizaram a célebre “mamadeira de piroca” seguem ativos disseminando notícias falsas. (Folha)

O comandantes das PMs dos 26 estados e do Distrito Federal afirmaram ontem ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, que suas tropas estão “sob controle” e preparadas para fazerem a segurança das eleições de outubro. A reunião no tribunal reflete uma preocupação sobre o comportamento dos PMs, segmento onde é grande o apoio a Bolsonaro. Falando em nome dos demais comandantes, o coronel James Padilha, da PM de Rondônia, reafirmou que as corporações são instituições do Estado. (Metrópoles)

Enquanto isso... Uma manobra de Moraes isolou dentro do TSE o ministro Kássio Nunes Marques, indicado por Bolsonaro ao STF, conta Malu Gaspar. O presidente da Corte manteve a equipe responsável pela fiscalização da propaganda eleitoral, sob o comando da ministra Cármen Lúcia, embora ela tenha se tornado integrante titular do TSE. Desde 2019 a função cabe ao primeiro ministro substituto, no momento, Nunes Marques. (Globo)

Ontem, o corregedor-geral do TSE, ministro Mauro Campbell Marques, deu 24 horas para que TV Brasil, Facebook, Instagram e YouTube retirem do ar os vídeos da reunião de Bolsonaro com embaixadores no dia 18 de julho. Durante o evento, realizado no Palácio da Alvorada, o presidente repetiu acusações sem provas contra as urnas eletrônicas e o sistema eleitoral. (Poder360)

PUBLICIDADE

Divulgada nesta madrugada, a nova rodada da pesquisa Exame/Ideia é mais uma a mostrar o encurtamento da distância entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), que caiu de 11 para 9 pontos percentuais. O petista continua na liderança, com os mesmos 44% do levantamento anterior, enquanto o presidente avançou de 33% para 36%, no limite de margem de erro de três pontos. Ciro Gomes (PDT) aparece em seguida com 9%, e Simone Tebet (MDB) tem 4%. Os demais candidatos não chegam a um ponto. Num eventual segundo turno, Lula Bolsonaro venceria por 49% a 44%. (Exame)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) ainda não digeriu a operação da Polícia Federal, sob ordem do ministro do STF Alexandre de Moraes, contra empresários que pregavam, em grupo do WhatsApp, um golpe de estado no caso de vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de outubro. Durante evento em Belo Horizonte, Bolsonaro cobrou que os signatários dos manifestos pela democracia se posicionassem sobre o caso. “O que aconteceu no tocante aos empresários agora, esses 8 empresários. Cadê aquela turminha da carta pela democracia?”, indagou. (CNN Brasil)

Mais do que investigar a pregação golpista no WhatsApp, a operação da PF ontem tinha como objetivo estrangular financeiramente os atos convocados por Bolsonaro para o Sete de Setembro, revela Vera Magalhães. Os inquéritos da fake news e das milícias digitais, abertos pelo STF à margem da PGR, indicam que uma rede de empresários financia atos contra a democracia e o sistema eleitoral. Segundo monitoramento da PF, o mesmo sistema estaria sendo montado para bancar as manifestações do Dia da Independência. Dentro da corporação e do Supremo, a operação de terça-feira foi vista como uma “medida preventiva”. (Globo)

A campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou a quarta-feira fazendo mistério sobre a participação dele no debate capitaneado pela Band, marcado para o próximo domingo. Pela manhã, fontes do comando da campanha petista deram como certa sua ida ao programa, mas, quando a notícia foi veiculada, uma nota oficial disse que a participação “ainda não foi confirmada”. As mesmas fontes desmentiram extraoficialmente a nota. A assessoria de Jair Bolsonaro (PL) afirma que ele também pretende ir ao debate e deve decidir até amanhã. Nos bastidores, o presidente estaria condicionando sua participação à presença de Lula. Caso compareçam, os dois ficarão lado a lado na bancada, conforme a ordem estabelecida pela organização. Também foram convidados os candidatos Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (União Brasil) e Luiz Felipe D’ávila (Novo). Além da Band, participam do pool a TV Cultura, a Folha de S.Paulo e o UOL. (UOL)

Meio em vídeo. Nesta edição do Conversas com o Meio, a editora executiva do Meio Flávia Tavares bate um papo com o jornalista Tiago Rogero, criador do Projeto Querino. O podcast, que tem como tema a independência do Brasil sob a ótica dos negros escravizados, narra como o Brasil perpetuou a escravidão e o racismo estrutural por tanto tempo. (YouTube)

Embratel

Tech no próximo nível

Na medicina, a tecnologia é uma aliada para rastrear as probabilidades e contribuir para o correto diagnóstico de doenças. Com o avanço da inteligência artificial (IA), as ferramentas tecnológicas se tornaram ainda mais poderosas, identificando até doenças congênitas, ou seja, que afetam o indivíduo mesmo antes de seu nascimento. Pesquisadores do RIKEN Center for Advanced Intelligence Project (AIP) no Japão, por exemplo, desenvolveram um modelo de IA capaz de verificar se um coração fetal é saudável ou não, com o uso de imagens de ultrassom e processos de deep learning. Entenda o papel relevante da inteligência artificial no diagnóstico de doenças.

Além do diagnóstico, a tecnologia pode auxiliar em tratamentos complexos. No início do mês, a primeira neurocirurgia robótica da América Latina foi realizada em um hospital de Porto Alegre. O procedimento foi feito em um paciente, um homem de 65 anos, que possuía dores na coluna lombar com expansão para as extremidades inferiores e sem sucesso com tratamentos clínicos anteriores. A equipe médica usou o braço robótico Cirq, da Brainlab, empresa alemã com foco em cirurgia assistida por computador. (Olhar Digital)

Já que o assunto também é robô… O Rock in Rio, um dos maiores festivais de música do país, vai contar a presença de um cão-robô em seu esquema de segurança. A tecnologia vai ser uma das principais aliadas durante os sete dias do festival, que acontece em setembro. O Yellow utilizará tecnologia 5G para coletar dados do ambiente, como temperatura anormal em caso de incêndios. (Época Negócios)

Viver

A profilaxia pré-exposição (Prep) é considerada pela OMS a estratégia ideal de prevenção contra o HIV em pessoas com alto risco de infecção. Ela é feita consumindo os antirretrovirais tenofovir e entricitabina. O problema é que o uso da dose diária, além de causar estigma aos usuários, não surte os mesmos efeitos em mulheres, que precisam tomar mais comprimidos que os homens para obter o mesmo resultado. Mas isso poderá mudar em breve. Um estudo publicado pela revista científica Lancet mostrou que o uso de cabotegravir, droga que inibe a enzima que o HIV utiliza para integrar o DNA da célula humana, reduziu em 88% o risco de infecção pelo vírus causador da Aids, em relação às pessoas que tomaram a Prep. Desenvolvido pelo laboratório inglês ViiV, o medicamento é capaz de inibir uma infecção por oito semanas após uma injeção via intramuscular. (Folha)

O laboratório Bavarian Nordic, produtor da única vacina autorizada contra a varíola dos macacos, anunciou nesta quarta-feira um acordo com a OMS para facilitar a distribuição do imunizante na América Latina e no Caribe. Segundo o laboratório dinamarquês, as primeiras doses devem chegar em setembro. (Folha)

PUBLICIDADE

Os recenseadores contratados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) convocaram uma greve para 1º de setembro. O motivo da paralisação são os atrasos nos pagamentos de salário e auxílio transporte, além de protestar por melhores condições de trabalho. O IBGE contratou mais de 180 mil entrevistadores para o Censo 2022, que devem visitar cerca de 75 milhões de domicílios em 5.570 cidades até novembro. (Metrópoles)

Meio em vídeo. O Instituto Onça Pintada foi multado pelo Ibama por maus tratos e negligência. Enquanto as redes sociais bombam de vídeos fofinhos de onça, Joe Exotic nos ensinou a não compartilhar esse conteúdo há dois anos. Confira na Curadoria Meio Maravilhosa. (YouTube)

Panelinha no Meio. A costelinha de porco com um molho adocicado é uma combinação de sucesso em quase todo o mundo, e cada um faz do seu jeito. Que tal então uma receita bem brasileira, com goiabada, melado e cachaça? E com uma vantagem, o pouco trabalho é fazer a marinada. O tempo mesmo vai ser de geladeira e forno.

Cultura

Há muito tempo não se via estreias tão diversificadas nos cinemas. Destaque em Gramado e no Sundance, Marte Um (trailer), de Gabriel Martins, traz as agruras e sonhos de uma família negra em meio aos crescente conservadorismo no Brasil. Onoda - 10 Mil Noites na Selva (trailer) conta a história real do soldado japonês Hiroo Onoda, que passou trinta anos isolado na selva sem saber do fim da Segunda Guerra. E o cineasta Jordan Peele, que nos brindou com Corra e Nós, volta a atacar com Não! Não Olhe! (trailer), onde a ficção científica B serve de pano de fundo para suas preocupações sociopolíticas. E, para as crianças, há O Lendário Cão Guerreiro (trailer), tipo um Kung-Fu Panda, só que cachorro.

Confira a programação dos cinemas na sua cidade. (Adoro Cinema)

Para ler com calma. A estreia de A Casa do Dragão na HBO trouxe de novo aos holofotes o escritor George R.R. Martin, em cujo livro a série é inspirada. Nessa entrevista, ele fala da nova produção e se solidariza com os fãs que se frustraram com o final de Game of Thrones. Segundo o autor, sua ideia era que a saga tivesse 12 temporadas e não as oito determinadas pela Warner. “Acho que uma das grandes queixas sobre aquelas últimas temporadas não são apenas sobre o que aconteceu, mas porque aconteceu repentinamente demais”, admite. Martin afirma que os dois livros que ainda vai entregar (nem os Deuses Antigos e Novos sabem quando) levarão a um final “bem diferente” do que se viu na TV. (Folha)

Cotidiano Digital

Depois de rumores sobre o lançamento do iPhone 14, a Apple confirmou a data do evento que deve revelar a próxima geração de celulares da marca: 7 de setembro. A apresentação irá ocorrer às 14h (horário de Brasília) na sede da empresa, na Califórnia. Com transmissão online, o evento vai anunciar quatro modelos do iPhone 14, desta vez sem uma versão “mini”. Outros aparelhos serão revelados, como um novo Apple Watch, o relógio inteligente da companhia. Saiba o que esperar do evento. (The Verge)

Desde julho, uma determinação da Anatel obriga o uso do código 0303 em ligações para ofertas de produtos ou serviços por empresas de telemarketing. Mas o setor tem questionado a medida no Supremo Tribunal Federal (STF). Na terça-feira, o ministro Edson Fachin rejeitou ação contra a nova regra. Segundo a decisão, as autoras do pedido, entre elas a Associação Brasileira de Telesserviços, não têm legitimidade para ajuizar esse tipo de ação junto à corte. (Folha)

E o Tribunal de Justiça de São Paulo proibiu a empresa Igoo Networks de vender likes e seguidores no Instagram. O processo foi movido pela Meta, dona da rede social, e diz que a comercialização de engajamento vai contra as diretrizes da plataforma. A Igoo possui oito sites que comercializavam engajamento e vendia pacotes de mil curtidas por R$ 0,60. Segundo a decisão, a empresa violou a propriedade intelectual do Instagram e só poderia vender engajamento se fosse autorizada. (TecMundo)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.