Câmara aprova intervenção, polêmicas se formam

Foi só às 2h14 desta madrugada, após mais de sete horas debatendo, que a Câmara dos Deputados aprovou, por 340 votos a 72, uma abstenção, a intervenção federal na segurança do Rio de Janeiro. A oposição tentou impedir o voto. O PSOL chegou a pedir ao Supremo que suspendesse a sessão — não conseguiu. A avaliação pelo Senado deve ocorrer hoje.

Confira: Como votou cada partido.

Há mobilização, nos comandos militares, para que soldados recebam regras de engajamento — o que devem fazer, com clareza, quando em conflito com bandidos. E garantias jurídicas. O general Eduardo Villas Bôas, comandante do Exército, é um dos que manifesta em público o receio. “O Exército tira o jovem da família para o serviço militar obrigatório”, argumenta. “Ele se depara com traficantes, mata os bandidos para se defender. Depois, o Exército devolve esse jovem para sua família como um indiciado pela Justiça comum.” A resposta que tem sido ouvida com mais frequência se desvia do problema. “Os militares não vão fazer ação que cabe à polícia”, tem dito o ministro da Defesa, Raul Jungmann.

Jungmann, diga-se, passou o dia no lobby pelo que chama de mandados coletivos de busca, apreensão e captura. Seria uma ordem judicial genérica, que incluiria acompanhamento do Ministério Público, e que permitiria à polícia que entrasse em qualquer casa atrás de traficantes em suas operações. Traficantes refugiam-se de casa em casa, nas comunidades mais pobres, argumenta. Mas é uma medida de exceção que não vem sem polêmica. (Estadão)

Há um cálculo político regional, por parte do governo, na intervenção. Se bem-sucedida, a intervenção faz subir o cacife eleitoral do ministro que a provocou. Wellington Moreira Franco. Que precisa se eleger deputado federal para continuar com o foro privilegiado. Não bastasse, consolida segurança como o principal tema da campanha para governo do estado. Ou seja: neutraliza a candidatura do ex-prefeito Cesar Maia, cujo mote de campanha seria recuperação econômica. Pai de Rodrigo Maia. Não à toa, o presidente da Câmara não gostou. (Valor)

Pois é. Segundo o Painel, o cálculo interno do DEM vai mais fundo. Michel Temer está preparando sua própria candidatura à presidência. (Folha)

Enquanto isso... Outro político está incomodado. “O Temer já roubou muita coisa aqui, mas o meu discurso ele não vai roubar, não”, declarou a Tales Faria o deputado Jair Bolsonaro.

Todos têm motivo para esta dança em busca do assunto para abraçar em campanha. Segundo o Ibope, a preocupação dos brasileiros com segurança dobrou em um ano. Ao final de 2016, 19% se manifestavam preocupados com a área. Ao final do ano passado, 38%. (Valor)

PUBLICIDADE

Desde ontem à noite, a reforma da Previdência não está mais tramitando no Congresso Nacional. Não há votos o suficiente. E a constitucionalidade de suspender provisoriamente a intervenção no Rio para votar uma emenda constitucional vinha sendo metralhada. Foi substituída por um pacote econômico que inclui da privatização da Eletrobrás à concessão de autonomia ao Banco Central.

Míriam Leitão: “A lista ‘prioritária’ de medidas foi divulgada pelo Planalto, e não pelos ministérios econômicos. E isso tem significado. É uma lista de factoides para parecer que o governo tem uma agenda. Há itens que não representam coisa alguma, outros que sempre aparecem quando o governo quer mostrar atividade, e por fim há uma cereja do bolo para agradar o mercado, que é a autonomia do Banco Central.” (Globo)

Paulo Maluf foi afastado de seu mandato na Câmara dos Deputados. Seu suplente, Junji Abe do PSD paulista, ex-prefeito de Mogi das Cruzes, assumirá o posto.

E... A ministra dos Direitos Humanos, Luislinda Valois, foi demitida. Ex-advogado do deputado cassado Eduardo Cunha, Gustavo do Vale assume a pasta. O chanceler Aloysio Nunes Ferreira é o último tucano na Esplanada.

Para se programar: filhos que completaram 8 anos ou mais em 2017 e que entrem como dependentes na declaração de Imposto de Renda precisarão de CPF. O registro pode ser feito nos Correios, Banco do Brasil e Caixa, além de agências da Receita Federal. É preciso levar a certidão de nascimento da criança e o documento de um dos pais. Sai por R$ 7.

... E já que o enfado se impõe, ao menos um colunista carioca decidiu que não vai mais tratar daqueles dois ou três assuntos que tomaram de assalto as conversas do mundo. “O cronista reconhece o calor irresistível das manchetes nacionais. Também se acha prenhe da vontade tão cidadã de seguir os seus pares e, em nome da justiça, da indignação civil, tacar alho na cara do vampiro Temer, balançar o cacófato na cara da corrupção — mas numa coluna do primeiro caderno já tem alguém que cuida disso. Nunca fomos tão repetitivos. O monotema político, extinta a saúva, é a nova desgraça nacional. Só se pensa naquilo e na gravidade urgente de que é preciso se posicionar”, escreve Joaquim Ferreira dos Santos. Pois ele promete mudar de assunto. (Globo)

Cultura

Uma parte da escultura Original sin ("Pecado original"), do artista chinês Liu Ruowang, foi roubada da área externa do Museu Oscar Niemeyer (MON), onde estava montada para Bienal de Curitiba, que termina no domingo. A obra representa um macaco deitado sobre um livro aberto de quase 3 metros de comprimento, que faz alusão à Bíblia, e estava exposta desde a abertura do evento, em setembro do ano passado. (Globo)

Com produção da Conspiração e dirigida por Carolina Jabor, Desnude é uma série erótica com roteiro de mulheres que irá ao ar a partir de 5 de março, na GNT. Nove episódios, cada um com uma história. De saída, as produtoras pediram que mulheres enviassem pela internet seus relatos. “Dali, tiramos um termômetro do que as mulheres estavam fantasiando. E passamos dois meses trocando desejos, loucuras e experiências até chegarmos aos enredos, cada um dedicado a uma mulher diferente”, conta Jabor. (Folha)

O último livro da série As Crônicas de Gelo e Fogo, que na TV se tornou Game of Thrones, foi publicado em 2011, logo após a primeira temporada da série. É A Dança dos Dragões (Amazon), o quinto dos sete volumes. Desde então os fãs aguardam o sexto, Os Ventos do Inverno. E, segundo um comentário rápido do escritor George R.R. Martin em seu blog, não será este ano que ele vai sair. A série terminará antes dos livros. No entanto, uma história paralela deve ser publicada. É o primeiro de dois volumes da história da Casa Targaryen.

Ao contrário do que dizem as más línguas, Sylvester Stallone não morreu. Quem diz é o próprio, em seu Instagram. “Por favor, ignorem essa estupidez... Vivo e bem e feliz e saudável. Ainda golpeando!” A notícia falsa que circulava pelas redes era de que o autor enfrentava em segredo um câncer na próstata, mas não teria resistido.

Viver

A diferença salarial entre homens e mulheres é um fato no mundo todo. O grande debate acerca do assunto não é se o gap existe, é o porquê. Há quem diga que ele é resultado da discriminação de gênero, de uma economia que não acredita que as mulheres possam trabalhar como os homens. Outros apontam para a maior atuação feminina em setores que pagam menos. E há os que citam lacunas na educação que homens e mulheres recebem. Um novo estudo, porém, traz um argumento convincente para outra explicação: a diferença salarial de gênero é principalmente uma penalidade à maternidade. Enquanto mulheres sem filhos têm ganhos bastante semelhantes aos dos homens, as mães sofrem com uma diferença salarial significativa.

PUBLICIDADE

O ministro Luís Roberto Barroso autorizou que duas detentas, que se identificam como travestis, sejam transferidas para um presídio feminino. É a primeira vez que o STF se manifesta sobre um caso assim.

Um novo teste pode detectar autismo precocemente em crianças. A partir de um exame de sangue. Cientistas das universidades de Warwick e Bolonha realizaram análises em amostras de sangue e urina de crianças diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outro grupo saudável. Eles descobriram diferenças em determinadas proteínas nessas coletas. As mudanças encontradas foram combinadas a partir de um algoritmo treinado com inteligência artificial. Os pesquisadores, então, conseguiram criar equação matemática para distinguir o autismo das avaliações saudáveis. O resultado foi considerado melhor do que qualquer método já existente. É possível reconhecer o transtorno com 90% de eficácia ou garantir que não há autismo com 87%.

Galeria: imagens de Tóquio antes dela se tornar a maior metrópole do mundo.

Cotidiano Digital

Na semana que vem abre, em Barcelona, o Mobile World Congress. É a principal feira do ano voltada para celulares. Este não será o ano do 5G — os primeiros modelos devem surgir na edição de 2019. Mas 5G será o tema principal. É quando a velocidade da telefonia, e a largura de banda, permitirão que cidade conectada, casa inteligente e internet das coisas deixem a teoria e comecem a se tornar práticas. O padrão de como 5G funcionará foi estabelecido em dezembro último. É o que permite às empresas que comecem a fabricar as peças da rede.

Isto posto... A Samsung deve lançar o Galaxy S9. É, de longe, o aparelho mais esperado e a promessa é de que as novidades estejam concentradas na câmera. Mas não o único. A Sony pôs no ar um vídeo enigmático cantando para o novo Xperia XZ2. Da Motorola, espera-se a nova linha mediana Moto G6. Mas pode surpreender com o X5 e, quem sabe, o Z3. E, só por curiosidade, a Blackberry também promete não um mas três lançamentos. Direto do túnel do tempo.

No Brasil, nada de caixas de som inteligentes. Nos EUA, avançam. When in Rome é um jogo de tabuleiro no qual cada jogador escolhe, no mapa mundi, sua cidade de partida. Alexa, a assistente dentro do Amazon Echo, faz perguntas aos viajantes sobre as cidades. Pontos são dados a quem acerta e a assistente de voz brinca com todos a cada rodada. Vai, assim, entrando na família.

Os Correios começarão a implantar uma série de novos serviços. 2018 é o primeiro ano em que devem ser entregues mais pacotes do que cartas. Pois automatizará a triagem para ganhar agilidade. Estenderá ao resto do país o programa Clique e Retire, que já existe em São Paulo, e permite que o consumidor receba numa caixa postal com código eletrônico aquilo que, prefere, não seja enviado para casa. Para quem não tem porteiro, por exemplo. Porque os carteiros passarão a andar com celulares da empresa, será possível também fazer o rastreamento da entrega em tempo real. (Talvez, assim, os consumidores poderão descobrir por que entregas internacionais têm seu rastreamento interrompido ao chegar ao Brasil e demoram meses para aparecer.)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.