Conflito do tráfico para o Rio

A Rocinha, no Rio, passou a última madrugada em aparente paz. Segue, desde a tarde da sexta-feira, cercada pelo Exército. Durante o fim de semana, três morreram, nove foram presos e 18 fuzis, apreendidos. Os confrontos no morro carioca se dão pela disputa de espaço entre a ADA (Amigos dos Amigos) e o Comando Vermelho (CV). A ADA, chefiada por Antônio Francisco Bonfim Lopes, o Nem, tinha o controle local. O traficante comanda suas operações de Rondônia, onde cumpre pena de prisão. A região, porém, virou-se para o CV com o fortalecimento de Rogério Avelino da Silva, o Rogério 157, antigo lugar-tenente de Nem. O Exército anunciou cedo que faria um cerco completo à Rocinha — uma tática já usada noutros momentos. Dá tempo aos traficantes em guerra para deixarem o local, evitando um confronto com armas pesadas que, inevitavelmente, mataria muitos. Tanto as escolas públicas quanto as particulares da região continuarão sem aulas nesta segunda-feira, por temor de violência. (Globo)

Desde janeiro, a ADA vem recebendo fuzis enviados pelo Primeiro Comando da Capital, o PCC. (Estadão)

Mais de uma vez, foi documentada nos últimos meses a entrada de armas pesadas no Brasil, vindas do espólio das FARC, para as principais facções criminosas.

Há um contexto importante na crise de segurança do Rio. O acordo de deposição de armas das FARC, na Colômbia, criou um vácuo de poder na produção de cocaína das Américas. O CV carioca e o PCC paulista disputam este espaço para que se tornem grupos de tráfico internacionais. Esta disputa se dá, em geral, pelo comando de territórios. Os conflitos em penitenciárias do Norte, no início do ano, já eram parte desta guerra. O governo Temer sabe disto desde o ano passado. Só optou por não tratar do tema publicamente. Antes, faltava-lhe dinheiro para o combate. Agora, sequer tem força política. O conflito no Rio de Janeiro não é apenas carioca. É parte de uma guerra que está em curso em todo o território brasileiro e que tem por objetivo controlar a produção e a distribuição de drogas no continente.

PUBLICIDADE

Em sua coluna da última sexta, Merval Pereira revela os bastidores que levaram o ministro da Defesa, Raul Jungmann, e o comandante do Exército, Eduardo Villas Bôas, a não punir o general Hamilton Mourão, que ensaiou defender um golpe militar. O governo Temer está fraco e, no interior do Exército, há insatisfação com salários e os muitos cortes de seus projetos. Punir Mourão poderia torná-lo um herói das tropas. E ele planeja se tornar presidente do Clube Militar, o que o manteria com força política. É o tipo de problema que um governo frágil não precisa ter. (Globo)

Sergio Abranches: “Não creio que estejamos na iminência de um novo golpe militar, ou mesmo civil-militar. Mas existe um perigo claro e presente de falência das instituições com gravíssimas repercussões para o futuro imediato da democracia no país.”

Bateram recorde, na semana passada, as buscas por ‘intervenção’ e ‘militar’, no Google. (Estadão)

Enquanto isso... O coronel Carlos Alberto Paccini Barbosa foi condenado por desvio de dinheiro público nas obras da BR-163 sob responsabilidade do 8º Batalhão de Engenharia. Como no tempo da ditadura, os militares continuam não sendo à prova de corrupção.

Chegou à mesa da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, uma notícia-crime que pede a apuração dos vazamentos de delações premiadas ainda não homologadas. O autor é um ex-presidente do STJ, Cesar Asfor Rocha, e o advogado que o representa é Aristides Junqueira, que entre 1989 e 1995 ocupou o cargo de Dodge. Durante o período no qual a PGR foi comandada por Janot, nenhum vazamento foi investigado a ponto de se descobrir o responsável.

A premiê Angela Merkel permanecerá no comando da Alemanha. Sua União Democrata Cristã (CDU) levou 32,7% dos votos, segundo as pesquisas de boca de urna, enquanto os Social Democratas (SPD) fizeram apenas 20%. O susto é com o AfD, partido da extrema-direita que, pela primeira vez, terá assentos no parlamento nacional, tendo se tornado a terceira força política do país com 13,5% dos votos.

Para ler com calma: Os eleitores do AfD são em maioria homens, com mais de 30, alguns com francas simpatias nazistas — mas não a maioria. Seu típico eleitor não costuma votar ou abandonou recentemente os partidos mais próximos do centro. A principal líder é Alice Weidel, uma executiva de 38 anos que fez carreira no Goldman Sachs e chegou à política criticando o dinheiro que a Alemanha gastou para resgatar economicamente outros países da União Europeia. Tem um verniz de sofisticação que a distingue dos outros líderes de extrema-direita do continente, e torna seu partido mais palatável para os alemães, sempre desconfiados do espectro de um novo nazismo. Mas o discurso é radical: de uma direita-não-liberal, que quer o peso do Estado para impedir a entrada de imigrantes. E, ainda assim, Weidel escapa a estereótipos fáceis. Vive em união civil com uma mulher, a cineasta suíça Sarah Bossard.

Nas últimas três semanas, 422 mil pessoas fugiram de Mianmar buscando refúgio em Bangladesh. São rohingya, um povo muçulmano no país de maioria budista. O Exército está atacando com violência suas aldeias e a líder do país, Aung San Suu Kyi, vencedora do Nobel, se mantém entre o silêncio e o fazer pouco da situação. Em toda Europa, no ano passado, chegaram 363.348 refugiados, lembra Patrícia Campos Mello, para dar noção do tamanho da crise humanitária. “Para sorte de Aung, não existe recall de prêmio Nobel da Paz.” (Folha) via Pioneiros

Cultura

Acabou ontem o Rock in Rio 2017. Começou mal, com o desfalque de sua principal atração, Lady Gaga, que cancelou o show às vésperas do festival. Mas, como avalia Marco Aurélio Canônico, na Folha, a ausência dela virou detalhe, “porque, no Rock in Rio, a música é isso: apenas parte de uma ‘experiência’ muito maior, como desejava seu criador, o publicitário Roberto Medina”. Em sua sétima edição, completa o jornalista, “o festival diluiu ainda mais a importância dos shows”, criando duas arenas para games e um palco para youtubers, por exemplo.

Aliás… a tendência é de criar novos espaços a cada edição. Em 2019, segundo Medina, o RiR deve abrir uma área dedicada à “cultura da favela”, com, por exemplo, um “concurso de botequins". (Estadão)

Enquanto isso, no cinema… O road movie Arábia, dos diretores Affonso Uchôa e João Duman, foi o grande vencedor da 50ª edição do Festival de Brasília. Sobre um trabalhador braçal que roda o interior de Minas Gerais, o longa ganhou os Candangos de melhor filme, ator, montagem, trilha sonora e o prêmio da crítica.

O tiro saiu pela culatra. Cancelada em Porto Alegre após protestos liderados pelo MBL por fazer apologia à pedofilia, entre outras acusações, a exposição Queermuseu só vem ganhando mais publicidade e, também, espaço. A mostra, que antes ficaria até outubro no Santander Cultural gaúcho, será exposta no Rio, antecipou Ancelmo Gois, no Globo. O MAR está negociando sua vinda à cidade e, diz o curador da exposição, há expectativa de que Queermuseu seja montada também em Belo Horizonte.

Viver

O horário de verão deve ser mantido. Ao menos é a “tendência”, palavra usada pelo líder do governo na Câmara, Aguinaldo Ribeiro, para se referir à questão. Segundo ele, o tema foi debatido com Temer, ministros e parlamentares em encontro no Jaburu, no domingo. Mas o martelo não foi batido. Nos últimos anos, a economia de energia com a medida, garantida por decreto desde 2008, vem caindo, já não surte mais o efeito de tempos atrás. Se for mantido, por fim, o horário de verão deste ano terá início no dia 15 de outubro e seguirá até 18 de fevereiro de 2018.

PUBLICIDADE

É possível ficar rico com o negócio da maconha? Apesar de o mercado da erva gerar estimados US$ 40 bilhões ao ano nos Estados Unidos, a resposta é… talvez. Segundo a revista Rolling Stone, a única cultura americana que supera a maconha é a do milho, mas, ainda assim, o cultivo da Cannabis pode ser um negócio arriscado e, por isso, pouco indicado para investidores ‘casuais’. Embora o mercado da erva soe cada vez mais atraente, o abismo entre quem tem dinheiro para investir e quem entende de fato do cultivo é tão grande, que o resultado pode ser pouco lucrativo. Além disso, ainda há muita incerteza sobre a legalização completa da droga no país.

Nos 40 anos da Lei do Divórcio, a historiadora Mary Del Priore fala sobre as transformações na família brasileira ao Globo: “Cerca de 45% dos lares atualmente no Brasil são chefiados por mulheres e, com isso, o papel do homem é outro dentro da família. A obrigação com os filhos passa a ser dos dois — está na lei. Hoje, não são só deveres, como dar pensão. Os pais devem dar afeto, são obrigados a se preocupar com a inserção social de seus filhos. Antes, a responsável pela educação era exclusivamente a mulher".   

Lista: O apocalipse teria ocorrido no sábado, se estivesse certo o autor britânico David Meade — segundo ele, um planeta desconhecido então se chocaria com a Terra. Apesar de não andar em sua melhor forma, verdade seja dita, o tal do mundo não se acabou. O Estadão listou outras teorias apocalípticas que, como se pode notar, não vingaram.

O dono do PSG ofereceu um milhão de euros para o craque Edinson Cavani, maior goleador do time, ceder a Neymar as cobranças de pênaltis do clube. Cavani recusou. Ele e Neymar já tinham discutido feio no gramado sobre o tema, e o clima nos vestiários também não é dos melhores para o brasileiro — muitos jogadores se sabem à venda por causa de sua contratação milionária. Para piorar, as novas tentativas de negociação com Cavani naufragaram, e, na última quinta, Neymar alegou dor no pé para não jogar na partida de sábado, tida como a pior da campanha do clube. O mal-estar é evidente. Segundo o El País, Neymar só está feliz longe do PSG. Lá, vive isolado, nada à vontade.

Cotidiano Digital

Vão mudar as regras para compras feitas no exterior via internet. O imposto, que hoje tem de ser pago em dinheiro nas agências dos Correios, poderá ser pago online, com cartão de crédito. O consumidor precisará fazer inicialmente um cadastro de importador e, a partir daí, receberá via internet aviso de que há imposto para pagar. A expectativa é de que as compras passem a chegar mais rápido, além de serem entregues na residência como ocorre com as compras brasileiras.

A Amazon Prime Video, que já opera de forma discreta no Brasil em concorrência com a Netflix, está em busca de um executivo para encontrar produções nacionais. (Globo) via Pioneiros

Um grupo de caçadores de vírus descobriu um novo ransomware — chama-se nRansom.exe. Em geral, estes vírus empacotam todo o conteúdo do computador e só liberam senha após pagamento de resgate em Bitcoins. Este novo é diferente. Pede nudes do dono da máquina. É possível, segundo análise do Motherboard, que se trate de um trote. Mas, por enquanto, os especialistas estão o tratando como vírus real. via Pioneiros

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.