PF vai atrás da Assembleia do Rio

A Polícia Federal saiu às ruas do Rio, agora de manhã, na maior operação desde aquela em que o ex-governador Sérgio Cabral foi preso. Um dos mandados de prisão é para Felipe Picciani, filho do presidente da Assembleia Legislativa, Jorge Picciani. Assessores também serão presos. Mandados de busca e apreensão envolvem, além do gabinete do presidente, também os dos deputados estaduais Paulo Melo e Edson Albertassi. Os procuradores querem pedir a prisão dos três parlamentares: sustentam que há flagrante porque são acusados de crime continuado de lavagem de dinheiro, posto que seu esquema não cessou. A acusação envolve a caixinha de propina ligada ao setor de transportes. Serão presos também os empresários ligados a ônibus Lélis Teixeira, José Carlos Lavouras e Jacob Barata Filho — todos soltos por liminar de Gilmar Mendes, há uns meses. (Globo)

PUBLICIDADE

Bruno Araújo, o tucano que vinha ocupando o ministério das Cidades, renunciou ontem ao cargo. “Tenho a convicção, sr Presidente, de que a serenidade da história vai reconhecer no seu governo resultados profundamente positivos para a sociedade brasileira”, escreveu em sua carta de demissão. “Agradeço a confiança do meu partido, no qual exerci toda a minha vida pública, e já não há mais nele apoio no tamanho que permita seguir nessa tarefa.” Não é só pressão interna do PSDB. Temer é particularmente impopular em Pernambuco, estado no qual Araújo cogita disputar o governo.

O desembarque pegou Temer de surpresa e o força a agilizar a reforma ministerial. O PP cobra a vaga, uma das pastas mais disputadas por conta de seu orçamento. (Estadão)

Sílvia Amorim: “Se há algo em que cabeças brancas e pretas estão de acordo no PSDB é que uma expulsão do partido do governo Temer seria o pior dos cenários hoje para o tucanato. Ela não deixaria vencedores e vencidos, mas apenas derrotados — tanto os que pregam o desembarque quanto os que sempre defenderam a permanência.” (Globo)

Míriam Leitão sobre a PEC do aborto: “Há um detalhe revoltante na PEC 181: a tentativa do Congresso de legislar por pegadinhas. A redação da Proposta foi construída de tal forma que, se aprovada, provocará esse resultado, mas a intenção proclamada era de dar mais tempo de licença para a mãe de prematuros. O Congresso brasileiro está brincando com coisa séria. Tem legislado de costas para o país, tem sido retrógrado em várias decisões, mas passa dos limites quando começa a legislar por subterfúgios para que não se saiba o que realmente está sendo tentado.” (Globo)

Na Bahia, um juiz condenou um empregado citando a legislação trabalhista que entrou em vigor no sábado. Na sala ao lado, outro juiz decidiu que as novas regras não podem ser aplicadas em processos que já correm. No mesmo dia. (Folha)

Há insegurança jurídica, principalmente porque governo e Congresso acenam com alterações. (Folha)

O TSE avalia, hoje, denúncias de que Lula e Jair Bolsonaro poderiam estar fazendo campanha antecipada à presidência da República. Os dois são primeiro e segundo colocados nas pesquisas eleitorais.

Usando o recurso de mensagens privadas do Twitter, a conta Wikileaks passou o segundo semestre de 2016 enviando recados para Donald Trump Jr. Em um, informou a senha para um site que juntava dinheiro para combater a candidatura de seu pai. Noutro, dava dicas sobre o que encontrar nos vazamentos de emails ligados à candidatura de Hillary Clinton. Em um terceiro pediu que Trump filho vazasse uma parte do imposto de renda do pai. “Vai dar a impressão de que somos imparciais.” via Pioneiros

O terremoto entre Irã e Iraque, que deixou mais de 400 mortos, já é considerado o pior do ano. Na região, boa parte das famílias, de etnia curda, vivem em casas precárias com tijolos feitos a base de lama.

Viver

Judith Butler: “Eles argumentavam que eu havia fundado algo chamado ‘ideologia de gênero’. Não me parece que conhecessem meu livro Problemas de Gênero. Acreditam que promovo a ideia de que todos podem ter o gênero que quiserem e que não há leis naturais. A teoria que propus aceita que nascemos em meio a normas sociais que definem nossos gêneros, mas que também podemos construí-los em meio a limites. Meu objetivo era oferecer uma linguagem para quem se vê no ostracismo por não se adequar às ideias restritivas sobre o que é ser homem ou mulher. Mas a teoria nunca negou a existência de limites. Minha impressão é de que quem me agrediu pretende defender que o Brasil é um lugar onde pessoas LGBTQ não são bem-vindas, famílias são heterossexuais e o aborto é ilegal. Querem que não exista qualquer complexidade a respeito disso. O esforço é antifeminista, antitrans, homofóbico e nacionalista. Lembra as formas de neofascismo que estão aparecendo mundo.” Butler veio ao Brasil falar sobre democracia. Não sobre gênero.

O fotógrafo vietnamita An Le, responsável pela fotografia e pela edição da imagem em que o cabelo da atriz Lupita Nyong’o foi alterado, pediu desculpas. Em suas redes sociais, a atriz se disse decepcionada pela edição que apagou parte de seu cabelo “para se adequar a uma noção mais eurocêntrica do que é bonito”. An Le divulgou uma nota afirmando que foi “um erro monumental que não nasceu do ódio mas de sua própria ignorância e insensibilidade com o constante descaso com as mulheres negras.”

No Brasil, depois que o vídeo em que William Waack é flagrado fazendo declarações racistas se espalhou pelas redes sociais, a militância negra transformou o discurso de ódio em homenagens com a hashtag #écoisadepreto no Twitter. Pelé, o maior jogador da história; Djavan, um dos melhores compositores; Monique Evelle, reconhecida pela Forbes como uma das 30 jovens brasileiras mais promissoras? É tudo coisa de preto.

E a 45ª edição do Calendário Pirelli reconta, com fotos do inglês Tim Walker, a história de Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll. Com um elenco de 18 celebridades negras. A modelo australiana-sudanesa Duckie Thot vive Alice. Whoopi Goldberg vive a Duquesa e afirma que é cedo para dizer se algo mudou no tratamento de negros pela indústria da cultura e da publicidade. “O caminho é esse, mas temos de esperar novos fatos para ter a certeza de que não foi apenas um modismo.” (Estadão)

Uma Barbie vestindo hijab. Com vídeo.

Após três anos de estabilidade, as emissões de CO2 procedentes da queima de combustíveis fósseis devem registrar aumento em 2017. Segundo o Orçamento Global de Carbono, o crescimento de 2% será causado pela queima de carvão na China.

No Brasil, o aumento da área desmatada na Amazônia acrescentou, em média, 0,013% por ano ao PIB brasileiro na última década. “Num primeiro momento, o acesso fácil aos recursos naturais produz uma explosão de riqueza no município. Essa riqueza, contudo, fica concentrada nas mãos de poucos e vai se esgotando. O resultado final são cidades inchadas, com infraestrutura deficiente, sem empregos de qualidade e com concentração de renda”, afirmaram ONGs ambientalistas durante a Conferência do Clima, em Bonn, na Alemanha. (Folha)

A FDA, agência americana reguladora de remédios, aprovou uma pílula digital pela primeira vez. O comprimido tem um sensor que permite a médicos confirmar dia e hora em que os pacientes tomaram seus remédios. O acompanhamento é importante, principalmente em casos psiquiátricos. (New York Times)

A seleção italiana, tetracampeã de futebol, está fora da Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Precisava vencer por dois gols de diferença da Suécia, ficou no zero a zero. A partida também marcou a despedida do goleiro Gigi Buffon, que aos 39 anos se despede da Azzurra. A eliminação quebra uma sequência de 14 participações seguidas na Copa.

Cultura

O Zentropa, estúdio fundado pelo diretor Lars Von Trier, responsável por obras como Ninfomaníaca e Anticristo, está sendo investigado por denúncias de assédio sexual. Ao menos nove mulheres relataram casos envolvendo o sócio do diretor, Peter Aalbæk Jensen. “Acho que todos os contratados do Zentropa já foram expostos ou testemunharam condutas sexuais e provocações”, afirmou uma ex-produtora do estúdio.

Enquanto isso... na nona edição do Governors Awards, cerimônia de entrega de prêmios honorários da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que distribui o Oscar, não houve menção da exposição crescente a escândalos de assédio em Hollywood. (Globo)

PUBLICIDADE

Pela estrada, só o que se vê são containers de carga. Mas o Google Earth flagrou: há uma Millennium Falcon em tamanho natural na saída de Londres. Não se sabe se foi usada no último Star Wars.

Lista: os 100 melhores livros de não-ficção em inglês. Da história. Segundo o Guardian.

Cotidiano Digital

TV Globo e Globosat, que pertencem ao mesmo grupo e são individualmente as maiores produtoras nacionais de conteúdo em vídeo, se juntaram. Sob o comando de João Mesquita, que hoje dirige a rede Telecine, o conjunto pretende se tornar o maior serviço nacional de streaming. (Folha)

Enquanto isso... A Netflix mandou avisar que pretende produzir 20 séries por ano no Brasil. (Folha)

E lá fora... A Amazon pretende criar uma versão gratuita do serviço Prime, que concorre com o Netflix. Terá comerciais. O modelo, que começará nos EUA, não está claro. Pode ser que divida parte da renda com os produtores de programas, assim como informação demográfica a respeito do público que assiste. É a primeira vez que um serviço de streaming se abre para o modelo que sustenta a TV aberta.

Aliás... A mesma Amazon contratou uma série baseada no Senhor dos Anéis. A história seria passada no período anterior aos filmes.

Uma semana. Foi quanto tempo durou a segurança do mecanismo Face ID, do iPhone X, antes de ser quebrado publicamente por uma empresa de segurança digital do Vietnã chamada Bkav. Os técnicos construíram uma máscara rudimentar utilizando alguma impressão 3D e maquiagem. Preço final: US$ 150. Com vídeo.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.