Denúncia contra Temer vai à Câmara

Ainda não acabou. Mas já está decidido: por 7 votos a 1, os ministros do Supremo decidiram que a denúncia apresentada pelo ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot, deve ser encaminhada para avaliação da Câmara dos Deputados. Faltam os votos de três — Marco Aurélio, Celso de Mello e Cármen Lúcia. Todos devem seguir com a maioria, o julgamento se encerra hoje, mas mesmo que votassem contra não seria o suficiente para mudar o placar. Os ministros concordaram com o relator, Edson Fachin: o STF não pode tomar qualquer decisão a respeito da denúncia antes de os deputados se manifestarem. “A Constituição diz que compete à Câmara falar primeiro”, afirmou. “A análise da Câmara deve preceder à do STF.” Luís Roberto Barroso concordou, forçando a mão. “Que a Câmara decida ou não o caso para verificar-se de fato dirigentes de partidos políticos indicavam diretores de estatais para desviarem dinheiros.” Dias Tóffoli, que também votou a favor de encaminhar a denúncia para a Câmara, discordou do argumento. “O recebimento da denúncia não é automático”, disse, considerando que o relator poderia rejeitá-la, caso avaliasse ter argumentos. (Jota)

O ministro que votou contra foi, surpreendentemente, Gilmar Mendes. “Não há o que mais descer na escala das degradações”, afirmou, referindo-se a Janot. “Se trata de um indivíduo sem nenhum caráter. Na ânsia de se salvar, na esperança de que o relator iria manter o sigilo, tentou jogar a onda de suspeita sobre o Supremo Tribunal Federal.” (Globo)

Aliás... A nova procuradora-geral da República, Raquel Dodge, encaminhou aos ministros uma posição oficial. “Não há lugar para impugnar a viabilidade da denúncia”, afirmou. Ela concorda com Fachin. (Estadão)

PUBLICIDADE

É a pior hora para Temer, mas o presidente da Câmara Rodrigo Maia está reclamando dele. Em público. “Quando a gente faz um acordo, tem de cumprir a palavra”, disse. O DEM passou meses negociando a vinda de alguns membros chaves do PSB. O senador pernambucano Fernando Bezerra e seu filho homônimo, ministro de Minas e Energia, seguiram para o PMDB. O deputado Marinaldo Rosendo está negociando o mesmo caminho. Maia vê atuação do Planalto embora, em meio às negociações da primeira denúncia, Temer tivesse lhe prometido que não faria qualquer gesto. “A gente não pode ficar levando facada nas costas do PMDB, principalmente dos ministros do Palácio”, reclamou. (Estadão)

Isto posto... Maia acredita que a Câmara votará a segunda denúncia contra o presidente na primeira metade de outubro.

Durante o governo Lula, o então deputado Michel Temer, assim como Henrique Eduardo Alves, buscavam conseguir cargos na administração por atacado, enquanto Eduardo Cunha focava em cargos específicos. O amigo de Temer, José Yunes, lavava o dinheiro do presidente comprando imóveis através de sua incorporadora. Os detalhes fazem parte da delação premiada do doleiro Lúcio Funaro. O delator ouviu de Eduardo Cunha “que Michel Temer tem um andar inteiro na avenida Brigadeiro Faria Lima, em São Paulo, num prédio recém-inaugurado”. Cunha, diga-se, redistribuía propina para Temer já vice-presidente. (Globo)

A Procuradoria-Geral da República acusa os ministros Eliseu Padilha e Moreira Franco de terem recebido R$ 13,3 milhões em dinheiro vivo, de acordo com o sistema de contabilidade paralela da Odebrecht. (Globo)

Foi aprovada em segundo turno pela Câmara a Proposta de Emenda Constitucional que impõe uma quantidade mínima de votos para que as legendas tenham acesso ao fundo partidário: 1,5% dos votos válidos em pelo menos um terço dos estados, além de ter eleito um mínimo de 9 deputados, também em um terço dos estados. A partir de 2022, o mínimo é de 2% dos votos válidos e a eleição de 11 deputados. Quando chegar 2030, sobe para 3% e 15 deputados. Além disso, começando em 2020, as coligações não serão mais permitidas, substituídas por federações de partidos — a diferença é que a federação não se dissolve após a eleição e vale por todo o mandato, com as siglas agindo como uma só. Ainda faltam a aprovação de alguns destaques para que a PEC seja enviada para o Senado.

O juiz Marcelo Brêtas condenou o ex-governador fluminense Sérgio Cabral a 45 anos e 2 meses de prisão por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e envolvimento com organização criminosa. “Em razão da autoridade conquistada pelo apoio de vários milhões de votos”, escreveu o juiz na sentença, “vendeu a empresários a confiança que lhe foi depositada pelos cidadãos do estado do Rio de Janeiro.” Foram vistas fraudes nas obras da favela de Manguinhos, construção do Arco Metropolitado e reforma do Maracanã. O ex-governador, que já havia sido condenado por Sérgio Moro a 14 anos e 2 meses, ainda é réu em outras 13 ações. (Globo)

E... A ex-primeira-dama do estado, Adriana Ancelmo, recebeu sentença de 18 anos e 3 meses de prisão no mesmo processo.

O comandante do Exército, Eduardo Villas Bôas, continua seu tour para diminuir a crise disparada pelos comentários aparentemente golpistas do general Antonio Hamilton Mourão. Foi à mesma Loja Maçônica do discurso original para afirmar que as Forças Armadas só entram em jogo se convocadas por um dos Poderes. (Folha)

Enquanto isso... Que surpresa: Mourão está em campanha. É candidato à presidência do Clube Militar. (Estadão)

Viver

Já chegam a 230 os mortos pelo terremoto, no México. Nos escombros da escola primária que desabou e se tornou símbolo da tragédia, há pelo menos cinco crianças vivas, informa a Defesa Civil.

O furacão Maria, por sua vez, caiu à categoria 3 em seu caminho para Punta Cana. Devastou a ilha de Dominica e pegou forte, também, em Porto Rico. Ao todo, matou nove na região do Caribe.

Nos Estados Unidos e na Europa, são muitos os que decidem pelo aborto de criança com Síndrome de Down. Estima-se que nos EUA o número de abortos de fetos  assim diagnosticados  seja de 67% (estatística do período entre 1995 e 2011). Na França,  77% (2015), no Reino Unido,  90% (2011), na Dinamarca, 98%. No Estadão, Marcelo de Araújo, professor e Ética e Filosofia do Direito da UFRJ e da UERJ, escreve a partir dos dados: “Nos países em que o aborto não é proibido, muitas pessoas, que não são contra o aborto de modo geral, vêm se posicionando contra a decisão de abortar nos casos em que o exame pré-natal é positivo para trissomia 21. Alegam que apenas por preconceito somos levados a supor que a vida com uma criança que tem síndrome de Down é ruim para as crianças e um fardo para a família. Elas alegam também que o aborto nesses casos é uma afronta à dignidade das pessoas com síndrome de Down, uma forma velada de dizer que a vida delas é menos valiosa. Mas essas alegações são justificadas? Parece-me que não”.

Cientistas chegaram a um número exato de plantas na Amazônia — ao menos por ora, até a próxima descoberta. Segundo um novo estudo, publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences, cientistas de instituições de todo o mundo fecharam um número total de espécies conhecidas na floresta amazônica: são 14.003, a maioria pequenas árvores, ervas, hortaliças e afins. A lista ainda inclui 6.727 espécies de árvores.

Jake LaMotta, o boxeador que inspirou o filme Touro Indomável, morreu ontem aos 95 anos. Seu principal rival na vida foi Sugar Ray Robinson, que o derrotou em cinco das seis lutas que travaram. Na carreira profissional, teve 83 vitórias — 30 por nocaute —, 4 empates, perdeu 19 vezes.

Vídeo: a ESPN lembra LaMotta e a cena, no Touro Indomável, de sua vitória sobre Sugar Ray.

Cultura

Aerosmith abre hoje a segunda semana do Rock in Rio. É agora que, de fato, o festival faz jus ao nome e traz atrações do rock, e não do pop, como no final de semana passado, avalia a Folha. Além de Aerosmith, também passam pela Cidade do Rock nos próximos dias The Who, Guns n' Roses, Red Hot Chili Peppers, entre outros.

PUBLICIDADE

A peça que prometia contar a história de Jesus como uma transexual — e que foi cancelada por decisão judicial — vai ser encenada em São Paulo nos dias 27 e 28, com debate no dia 29. Seria apresentada inicialmente no Sesc Jundiaí, no interior, mas foi denunciada por “crime contra o sentimento religioso”, crítica que o juiz acolheu.  (Folha)

A vida do bispo Edir Macedo será exibida na Netflix. A empresa comprou os direitos do filme Nada a Perder. Embora os valores não sejam revelados, diz-se que foi o preço mais alto já pago pela empresa por um filme de língua não inglesa. Será lançado em duas partes, em 2018 e 2019. Cada metade com orçamento de R$ 16 milhões. (Globo)

Aliás... Está para chegar a série Star Trek: Discovery, após mais de uma década sem um Jornada nas Estrelas inédito nas TVs. Nela, os Klingons voltam à sua cultura mais primitiva, abraçando um puritanismo de 200 anos antes. A comandante da nave é uma mulher negra e há um oficial gay. Estreia domingo, nos EUA, na rede CBS. Segunda-feira, o primeiro episódio estará na Netflix brasileira.

Lilian Ross, uma das pioneiras do jornalismo literário, morreu ontem, aos 99 anos. Foi namorada do histórico editor da revista The New Yorker William Shawn e escreveu um livro precioso sobre a relação de 50 anos que mantiveram. Perfilou Ernest Hemingway, desenvolveu uma capacidade de transcrever diálogos respeitando a linguagem oral sem perder o ritmo da prosa fina, cultivou amigos como o recluso escritor J. D. Salinger. Seus textos são distribuídos há décadas a alunos de jornalismo americanos como exemplo daquela qualidade rara que os faz parecer sempre atuais mesmo após décadas. Trabalhou até o fim. Em sua New Yorker, Rebecca Mead se lembra da senhora Ross.

Cotidiano Digital

Está em curso um daqueles casos que entrará para a história sobre como não lidar com uma crise. A Equifax, espécie de Serasa dos EUA, sofreu um ataque hacker. Vazaram dados como social security (equivalente ao CPF), identidade, datas de aniversário, números de cartão de crédito, endereços. De 143 milhões de pessoas. 44% da população americana. Em sua primeira mensagem, o CEO da empresa escreveu “estamos desapontados com o evento e pedimos desculpas a nossos clientes pela preocupação e frustração que possa ter ocorrido”. Parecia fazer pouco do problema — a reação do público foi de fúria. Não bastasse, a empresa tentou oferecer como gesto de boa fé um serviço gratuito de monitoramento de crédito. No meio das cláusulas de quem o assinasse, o consumidor abria mão do direito de processar por danos eventuais. Foram imediatamente descobertos. No fundo, boa parte das grandes empresas não têm, ainda um plano para enfrentar uma crise hacker grave. via Pioneiros

Pela primeira vez, a Apple reconheceu oficialmente um problema técnico com um aparelho que ainda não chegou às lojas. O primeiro Apple Watch com conexão via celular ignora o chip da operadora e entra em loop buscando redes WiFi.  O conserto virá por upgrade do sistema — ainda sem data.

O prefeito paulistano João Doria enviou decreto à Câmara Municipal para instituir ISS sobre serviços de streaming, como Netflix e Spotify, hospedagem de dados e criação de programas de computador. (Estadão)

O uso do Facebook está em queda no Oriente Médio. Se 94% dos usuários online estavam nele, em 2013, o número caiu para 74% este ano, de acordo com estudo da Universidade Northwestern. O uso de smartphones aumentou no período e a plataforma mais popular da região é o WhatsApp. As razões para esta queda ainda não são claras.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.