Fraude de R$ 6,3 bi derruba presidente do INSS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva mandou demitir na tarde desta quarta-feira o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, e a Justiça afastou outros seis servidores após a Polícia Federal e a Controladoria Geral da União deflagrarem uma operação contra fraudes na instituição. A ação, chamada, Sem Desconto, revelou um esquema que desviava valores de benefícios de aposentados e pensionistas, com prejuízos estimados em R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024. As investigações apontam que 11 entidades – incluindo o Sindicato Nacional dos Aposentados (Sindnapi), que tem como vice-presidente José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico e irmão de Lula – cobravam mensalidades indevidas alegando serviços não prestados, como assistência jurídica e descontos em academias. A CGU consultou 1.273 aposentados e constatou que 97% deles não autorizaram os descontos. Além de ter havido falsificações de assinaturas, em 72% dos casos as entidades não tinham entregue ao INSS a documentação necessária para fazer os descontos diretamente nos benefícios. A operação, autorizada pela Justiça Federal, resultou em 211 buscas e apreensões de bens de luxo em 34 municípios de 13 estados e no Distrito Federal, e também houve prisão de cinco dos seis investigados – todos de entidades em Sergipe. O Sindnapi afirmou em nota que atua “em conformidade com as normas do INSS” e que apoia as investigações. (g1)
Duas das entidades que foram alvo de mandados de busca e apreensão têm ligações com o Centrão, caso da Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer), e com o PT, caso da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag). O principal elo da associação no governo Lula 3 foi André Fidelis, diretor de benefícios do INSS até julho de 2024. Ele foi exonerado do cargo após uma série de reportagens abordar esquemas fraudulentos de descontos sobre os vencimentos de aposentados. Fidelis era quem assinava parcerias com associações e sindicatos para que eles oferecessem serviços aos aposentados, em troca dos quais os descontos eram aplicados. O resultado foi uma explosão no número de filiados e no faturamento da Conafer, o que levou o INSS a fazer um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com essa entidade para que fossem revalidados os descontos. (Metrópoles)
Para descobrir se alguém foi vítima do golpe em aposentados e pensionistas do INSS, basta consultar o aplicativo Meu INSS e conferir se houve alguma cobrança irregular de “mensalidade associativa”. O beneficiário deve acessar o extrato de pagamento de seu benefício no app para verificar se houve desconto com essa rubrica. Caso a fraude seja constatada, é necessário excluir a adesão à mensalidade. Veja o passo a passo do que fazer e confira as associações investigadas por descontos indevidos. (UOL e Folha)
Alvaro Gribel: “Mexer com aposentados e pensionistas tende a ser um tema espinhoso para o governo, que enfrenta uma grave crise de popularidade, já que envolve idosos e pessoas com deficiência. Do ponto de vista criminal, apesar de os desvios terem começado em 2016, os números indicam que eles escalaram em 2023, primeiro ano do atual governo, e subiram ainda mais em 2024. O afastamento da cúpula do INSS foi um pedido da PF, autorizado pela Justiça, por supostas omissões no combate a essas irregularidades. Com a economia perdendo tração, a inflação elevada, e a popularidade em queda, tudo que Lula não precisava era de desvios, por terceiros, de recursos do bolso dos aposentados. E tudo sob uma suposta omissão do INSS”. (Estadão)
Meio em vídeo. Enquanto um deputado desconhecido esnoba Lula, um escândalo de corrupção explode e pode ameaçar seriamente o governo. Quando essas coisas explodem, ninguém sabe como terminam. Veja a análise de Pedro Doria no Ponto de Partida. (YouTube)
Jair Bolsonaro foi intimado por uma oficial de Justiça na UTI do Hospital DF Star, em Brasília (assista ao vídeo), onde está internado há mais de uma semana depois de passar por uma cirurgia para reconstrução da parede abdominal. O ex-presidente havia participado no hospital de uma live com os filhos e o piloto Nelson Piquet na terça-feira e, segundo o Supremo Tribunal Federal, “demonstrou possibilidade de ser citado e intimado” pela Justiça. A intimação foi sobre a ação penal aberta no STF em que Bolsonaro se tornou réu por tentativa de golpe de Estado. Ele gritou pedindo “por favor” antes de continuar a falar com a oficial e questioná-la se tinha “ciência que estava em uma UTI”. O documento entregue a Bolsonaro notifica sobre a abertura de ação penal, em 11 de abril, pela 1ª Turma do STF. Seus advogados terão cinco dias para apresentar a defesa prévia. (Poder360)
Mais do que o fato de Bolsonaro fazer uma live na UTI, o que chamou a atenção de aliados, segundo Bela Megale, foi a baixa audiência: menos de mil pessoas acompanharam a transmissão. Tanto assessores quanto apoiadores do ex-presidente consideram que a live foi um erro. (Globo)
O governo chinês reagiu com ceticismo às declarações de Donald Trump de que as tarifas comerciais sobre o país – atualmente a partir de 145% – “cairão substancialmente”. O Ministério das Relações Exteriores da China respondeu prontamente, exigindo que os EUA abandonem as “ameaças e coerção” e negociem com base em “igualdade e respeito mútuo”. A mudança de tom do republicano viralizou na internet chinesa e a hashtag “Trump se acovardou” ganhou as redes. As declarações vieram após o secretário do Tesouro, Scott Bessent, classificar a guerra comercial como “insustentável” em evento do JP Morgan Chase no qual ele propôs um “reequilíbrio” nas relações bilaterais. (CNN)
Trump tem mantido um tom de ameaça em relação ao presidente do Federal Reserve, Jerome Powell. Desta vez, disse que “pode ligar” para o chefe do banco central após a instituição “manter as taxas de juros muito altas”. Nos últimos dias, Trump o chamou de “grande perdedor” e ameaçou demiti-lo, mas animou os mercados nesta quarta-feira ao recuar – de novo – e dizer que “não tinha intenção” de afastar Powell. (New York Times)
Informação de verdade não chega pronta. Ela se constrói com contexto, análise, memória e diferentes pontos de vista. É isso que o Meio Premium oferece: conteúdos exclusivos que ajudam a montar o quebra-cabeça do Brasil e do mundo. Apoie o jornalismo que você já escolheu. Seja Premium.
Viver
A Anvisa aprovou o primeiro remédio no Brasil para tratar sintomas iniciais do Alzheimer. Chamado Kisunla, o medicamento da farmacêutica Eli Lilly já era usado nos Estados Unidos e é indicado para quem está nos estágios leves da demência, reduzindo as placas de proteína que se acumulam no cérebro e ajudam a acelerar a progressão do Alzheimer. A aplicação é feita por infusão, uma vez por mês, e mostrou bons resultados num estudo com 1.700 pacientes em oito países. Mas o tratamento tem contraindicações, não sendo indicado para quem toma anticoagulantes ou tem predisposição genética a efeitos adversos. (Metrópoles)
Milhares de pessoas formaram filas por até oito horas, sob o sol quente da primavera na Praça de São Pedro, para se despedirem do Papa Francisco, cujo caixão de madeira foi colocado no altar principal da Basílica de São Pedro, onde seu corpo permanecerá em câmara funerária até sexta-feira à noite. Sua missa será realizada na praça na manhã de sábado, com a presença de diversos líderes mundiais e membros da realeza. (Guardian)
Um réptil extinto gigantesco que costumava se alimentar de dinossauros, tinha um focinho largo como o de um jacaré, mas devia seu sucesso a uma característica que os jacarés modernos não possuem: tolerância à água salgada. A descoberta, a partir de uma nova análise de fósseis, foi apresentada em estudo (íntegra) publicado na revista Communications Biology, que pertence à Nature. O Deinosuchus foi um dos maiores crocodilianos que já existiu, com um corpo quase tão longo quanto um ônibus e dentes do tamanho de bananas. Ele viveu entre 82 e 75 milhões de anos atrás e foi um predador dominante que nadava em rios e estuários da América do Norte. (Communications Biology)
Panelinha no Meio. Verdadeiro sinônimo de comida caseira, a carne de panela se presta a uma infinidade de combinações, como esta, com milho, abóbora, muitos temperos e, já que ninguém é de ferro, uma dose de cachaça.
Cultura
Um naufrágio no século 19 deixa presos em uma ilha fidalgos brancos e seus escravizados africanos, colocando à prova as perversas estruturas sociais a que estavam acostumados. Este é o tema de Sobreviventes, último filme do saudoso cineasta José Barahona e destaque nas estreias de hoje. Há também um terror inspirado em um videogame de sucesso e a versão restaurada e remixada do apoteótico show/documentário do Pink Floyd nas ruínas de Pompeia. Confira todas as estreias e veja os trailers no site do Meio.
Andy Warhol terá a maior exposição dedicada à sua obra já feita fora dos Estados Unidos. A mostra Andy Warhol: Pop Art fica em cartaz no MAB Faap, em São Paulo, de 1º de maio a 30 de junho. As peças unem diferentes fases da vida de um dos maiores nomes da pop art. Além das artes visuais, há seções na exposição sobre o Velvet Underground, banda de rock que ele viria a administrar, e também sobre suas empreitadas no cinema e na televisão, como o programa Andy Warhol's TV. Há pinturas consagradas, como as dedicadas a personagens políticos como Mao Tse-tung. desenhos, pinturas e colagens de publicidade que se unem à fotografia de um Elvis Presley triplicado, a uma Marylin Monroe em tons de azul e amarelo vibrantes e retratos de uma Jackie Kennedy abalada pelo assassinato do marido. Uma infinidade de latões metálicos sustenta uma estrutura circular com caixas de ketchup Heinz, utensílios domésticos e as famosas latas de sopa Campbell's — também presentes sob o pincel de Warhol em molduras enormes. (Folha)
“Baila, Vini”, documentário da Netflix que estreia em 15 de maio, teve seu primeiro trailer divulgado. O filme vai mostrar a trajetória de Vinicius Junior desde os campos de São Gonçalo e a base do Flamengo até o topo do futebol mundial, trazendo bastidores inéditos de sua temporada 2024, quando conquistou a Champions League e o prêmio de Melhor Jogador do Mundo no FIFA The Best – primeiro brasileiro a alcançar o feito desde 2007. O documentário também acompanha sua atuação como voz ativa contra o racismo no futebol europeu. A produção tem depoimentos de celebridades da bola, como Neymar, Ronaldo, Roberto Carlos e o treinador Carlo Ancelotti, do Real Madrid. Assista ao trailer. (Meio)
Cotidiano Digital
A Comissão Europeia multou a Apple em € 500 milhões (mais de R$ 3 bilhões) e a Meta em € 200 milhões (mais de R$ 1 bilhão) por violarem a Lei dos Mercados Digitais, aprovada em 2022. Segundo os reguladores, a Apple restringiu a comunicação direta entre desenvolvedores e usuários na App Store, enquanto a Meta forçou seus clientes a escolher entre aceitar o uso de dados para anúncios ou pagar por versões sem publicidade de Facebook e Instagram. Ambas as empresas anunciaram que vão recorrer. A Apple e a Meta têm agora 60 dias para se adequar às exigências ou poderão sofrer novas penalidades. (New York Times)
O WhatsApp começou a liberar um novo recurso que promete reforçar a privacidade nas conversas. Chamada de “Privacidade Avançada de Chats”, a funcionalidade impede que usuários exportem mensagens, façam download automático de mídias e até mencionem ou interajam com o Meta AI, assistente de inteligência artificial da empresa. Embora as conversas já contem com criptografia de ponta a ponta, o novo recurso adiciona uma camada de proteção, evitando o compartilhamento das interações, ainda que capturas de tela continuem permitidas por enquanto. (TechCrunch)
A Meta anunciou uma nova leva de recursos e melhorias para seus óculos inteligentes Ray-Ban. Entre as novidades está a tradução em tempo real, que agora chega a todos os mercados onde o produto é vendido. O recurso permite que usuários conversem em inglês, francês, espanhol ou italiano e recebam a tradução em seu idioma nativo diretamente nos fones dos óculos, mesmo sem internet, caso o pacote de idiomas esteja previamente baixado. Também começam a ser liberadas as funções de envio de mensagens e chamadas via Instagram e interações com a Meta AI baseadas no que o usuário está visualizando no momento. Os óculos, que já estão à venda na Europa e EUA, chegarão em breve a novos mercados como México, Índia e Emirados Árabes. (The Verge)
Você sabe como se informar com clareza, rapidez e a partir de diferentes pontos de vista é um grande divisor de águas. Que tal levar o conteúdo deste Meio para outras pessoas? Seja um Pioneiro. Com apenas 5 indicações para o nosso programa de benefícios, você recebe brindes exclusivos e impulsiona nossa comunidade. Compartilhe agora.