Funeral do papa Francisco será no sábado

O Vaticano anunciou os detalhes do funeral do papa Francisco. Nesta quarta-feira, dia 23, às 9h do horário local (4h de Brasília), o corpo será trasladado da Capela da Casa Santa Marta até a Basílica de São Pedro — logo depois de um momento de oração, presidido pelo cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo do Vaticano — e, depois da procissão e de uma série de cerimônias, será aberto o período de visitação pública à urna do papa. No sábado, dia 26, às 10h (5h de Brasília), será celebrada a Missa das Exéquias, que marca o primeiro dia do Novendiali (novenário), os nove dias de luto e orações em honra ao pontífice. A celebração ocorrerá no átrio da Basílica de São Pedro e será presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício. Ao final da missa, ocorrerão os ritos da Última Commendatio e da Valedictio. Em seguida, o caixão do papa será levado novamente para o interior da Basílica de São Pedro e, de lá, transferido para a Basílica de Santa Maria Maggiore, onde será realizada a cerimônia de sepultamento. A cerimônia segue as indicações estabelecidas no Ordo Exsequiarum Romani Pontificis, documento que rege os ritos funerários do papa. (Vatican News)
Também foram divulgadas as primeiras imagens do corpo do papa Francisco em um caixão aberto, vestido com uma túnica vermelha, com a mitra papal na cabeça e um rosário na mão. (BBC)
O roteiro do funeral segue instruções deixadas no testamento do papa, que não trata de bens, mas de seu sepultamento. Mantendo a simplicidade que marcou os 12 anos de seu pontificado, Francisco pediu para ser enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, em túmulo sem ornamentos especiais, apenas com seu nome. Uma postura bem diferente da de seus antecessores, enterrados na monumental Basílica de São Pedro, coração do Vaticano. (Globo)
Cerca de 200 chefes de Estado são aguardados para o funeral do papa Francisco. O presidente Lula deve comparecer, acompanhado da primeira-dama, Janja, informou o Planalto. Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, Javier Milei, da Argentina, e Emmanuel Macron, da França, também já confirmaram presença. As autoridades de Roma preveem 1,5 milhão de fiéis nos próximos dias na cidade. (Folha)
Conheça as etapas do ritual fúnebre do papa. (g1)
Um acidente vascular cerebral e uma insuficiência cardíaca causaram a morte do papa Francisco, nas primeiras horas da segunda-feira, informou oficialmente o Vaticano. Assinado pelo médico Andrea Arcangeli, principal autoridade de saúde da Santa Sé, o laudo cita como agravantes da condição do pontífice os “recentes episódios de insuficiência respiratória aguda”, hipertensão arterial e diabetes tipo 2. Com 88 anos, Francisco, o terceiro papa mais idoso da Igreja Católica, recusou as recomendações médicas e participou ativamente das celebrações do Domingo de Páscoa na Praça de São Pedro, horas antes de morrer. Seguindo a tradição católica, os aposentos do pontífice foram selados pelo camerlengo Kevin Joseph Farrell, a quem caberá organizar o processo de escolha do novo papa. (CNN)
Em Buenos Aires, milhares de fiéis acorreram à Basílica de San José de Flores, onde Jorge Mario Bergoglio viu desabrochar a vocação religiosa que o levaria como Francisco ao Trono de São Pedro. O arcebispo da capital argentina, Jorge García Cuerva, oficiou uma missa em homenagem ao papa. “A mensagem de seu pontificado foi que Deus nos ama com loucura, que Deus nos ama muito e que nunca se cansa de nos perdoar. Nós é que cansamos de pedir seu perdão”, disse García Cuerva. (La Nación)
A cobertura completa da morte de Francisco, sua vida e suas ideias, assim como a repercussão no Brasil e no mundo estão na edição extra que o Meio publicou em pleno feriado, horas depois do anúncio oficial do falecimento. (Meio)
James Martin: “Tão logo Jorge Mario Bergoglio foi eleito papa adotou o nome de Francisco, em homenagem a São Francisco de Assis. Ao fazê-lo, sinalizou seu desejo de se dedicar aos pobres e marginalizados. Poucos poderiam prever que ele faria mais por um dos grupos mais marginalizados do mundo — a comunidade LGBTQIA+ — que todos os seus antecessores juntos. Mesmo sem mudar a doutrina oficial da Igreja, de que a homossexualidade é ‘contrária a lei natural’, a drástica nova abordagem de Francisco foi em si um ensinamento. Talvez suas palavras mais famosas tenham sido ‘quem sou eu para julgar’”. (New York Times)
Panelinha no Meio. Hoje, infelizmente, não é dia de gracejos. Em homenagem ao papa Francisco, trazemos uma das mais tradicionais iguarias argentinas, as empanadas de carne.
O Meio é mais do que uma newsletter. Somos uma comunidade que valoriza o diálogo, a informação de qualidade e o pensamento crítico. Quem assina o Meio Premium aprofunda essa experiência: recebe duas newsletters especiais, reportagens exclusivas, tem acesso ao nosso catálogo de streaming e a uma curadoria feita para quem deseja construir visão crítica para entender o Brasil e o mundo. Assine agora e faça parte.
De olho na segurança digital
Senhas fracas, repetidas e vazadas continuam sendo uma das principais brechas de segurança digital e o desafio só cresce com a multiplicação de serviços online. Nesse contexto, o World ID surge como uma das alternativas mais avançadas para substituir logins e senhas. Baseada em uma identidade anônima e na chamada “prova de humanidade”, a tecnologia usa um código numérico gerado a partir de uma foto da íris para garantir que cada usuário seja único, de forma totalmente anônima. A proposta é que, com uma única verificação, as pessoas possam acessar diferentes serviços digitais que exigem autenticação, com mais segurança, privacidade e praticidade. (World)
Os golpes de clonagem de WhatsApp, as falsas vendas online e atendentes bancários fakes foram as principais fraudes denunciadas por clientes de bancos em 2024, segundo levantamento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). O chamado golpe do WhatsApp liderou com 153 mil reclamações, seguido por golpes em sites de vendas falsas (150 mil) e contatos de falsas centrais de atendimento (105 mil). A Febraban alerta que a criatividade dos criminosos exige medidas preventivas das pessoas, como ativar a verificação em duas etapas e evitar clicar em links suspeitos. A entidade também reforça que bancos nunca solicitam dados sensíveis ou transferências por telefone. Entre outros golpes frequentes estão o phishing, falso investimento, troca de cartão e envio de boletos falsos. (ICL Notícias)
Falando em phishing... A estratégia, que consiste em enganar o usuário para roubar dados bancários ou senhas, agora simula com mais perfeição sites e mensagens de empresas legítimas. Segundo a Kaspersky, o Brasil segue entre os líderes globais em tentativas desse tipo de fraude, com picos nas épocas de maior consumo, como Black Friday e Natal. Veja como se proteger desse tipo de golpe. (Terra)
Política
O deputado Pedro Lucas Fernandes (União Brasil-MA) disse a aliados que deve recusar o convite feito pelo governo para assumir o Ministério das Comunicações no lugar de Juscelino Filho, também do União Brasil maranhense, acusado de corrupção. A recusa pega o governo no contrapé, já que a nomeação de Pedro Lucas chegou a ser anunciada oficialmente pela ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann. O motivo, porém, seria para preservar a relação do partido com o Executivo. O deputado integra a ala governista do União Brasil e é líder da legenda na Câmara, e há o temor de que a liderança seja assumida por algum parlamentar mais ligado à oposição. (Folha)
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) começa a avaliar hoje a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra seis outros suspeitos de participação em uma tentativa de golpe de Estado para manter Jair Bolsonaro (PL) no poder. Entre os denunciados está o ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PGR) Silvinei Vasques. Como conta Malu Gaspar, documentos mostram que ele tentou apagar os rastros da operação no Nordeste, onde o hoje presidente Lula (PT) aparecia à frente nas pesquisas, para dificultar o acesso de eleitores aos locais de votação no segundo turno das eleições presidenciais de 2022. (Globo)
A Universidade de Harvard, uma das mais importantes dos Estados Unidos e do mundo, entrou na Justiça contra o governo americano por conta dos ataques de Donald Trump à autonomia da instituição, que é privada. A Casa Branca vem apertando o cerco às universidades, ameaçando com cortes de bilhões em verbas públicas por conta de políticas de inclusão e acesso de estudantes estrangeiros, além de exigir a revisão de trabalhos e documentos que possam ter “viés antissemita ou anti-islâmico”. Em uma carta endereçada à comunidade acadêmica, o presidente da universidade, Alan M. Garber, que é judeu, disse que o governo não apresentou qualquer conexão entre o antissemitismo, que ele reconhece como um problema grave, e pesquisas científicas, médicas e tecnológicas desenvolvidas na instituição. (CNN)
E a divisão provocada por Trump atinge até mesmo a Suprema Corte americana. No sábado, o tribunal constitucional decidiu, por sete votos a dois, impedir temporariamente que o governo expulse imigrantes ilegais sem direito a defesa com base na Lei de Inimigos Estrangeiros, criada em 1798 para aplicação em tempos de guerra. No dia seguinte, o juiz ultraconservador Samuel Alito, um dos dois divergentes, divulgou seu voto e fez um ataque virulento aos colegas, acusando-os de tomarem a decisão “na calada da noite” e sem fundamentação técnica. (AP)
Cultura
O Oscar 2026 terá mudanças importantes, anunciadas pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. A partir da próxima edição, os votantes precisarão comprovar que assistiram a todos os filmes de cada categoria antes de votar. Também foram estabelecidas novas regras para o uso de Inteligência Artificial (IA) nas produções, esclarecendo que essas ferramentas não influenciarão nas chances de indicação, com a ênfase permanecendo na autoria criativa humana. As mudanças acontecem após as polêmicas do Oscar 2025, que envolvem o uso de IA em filmes como Duna: Parte Dois e O Brutalista, além de críticas sobre votantes que não viram os filmes por completo. A cerimônia do Oscar 2026 será em 15 de março, em Los Angeles. (Omelete)
O fim de semana foi de tristeza também para a cultura brasileira, que perdeu dois nomes significativos. Na noite deste domingo nos deixou o jornalista, poeta e escritor Wilson Augusto Figueiredo. Aos 100 anos, morreu de causas naturais no apartamento da família, no Rio. Nascido em 1924, no Espírito Santo, Figueiró, como era conhecido entre os amigos, foi um dos grandes nomes do Jornal do Brasil, onde atuou por cerca de cinco décadas. “Evito pensar que possa ser o mais antigo jornalista em atividade no país. Há de haver outro desgraçado, e ainda mais velho, por aí”, escreveu em sua biografia E a Vida Continua: a Trajetória Profissional de Wilson Figueiredo. (Exame)
Também neste domingo calou-se, aos 74 anos, a voz da cantora e compositora Cristina Buarque, vítima de complicações de um câncer de mama. Filha de Sérgio Buarque de Holanda e irmã de Chico Buarque, deixou cinco filhos e uma carreira marcada pela discrição e paixão pelo samba. “Uma cantora avessa aos holofotes”, disse seu filho, Zeca Ferreira. Cristina gravou 14 discos e ficou conhecida pela curadoria cuidadosa da música brasileira. Não à toa, era chamada de “chefia” nas rodas de samba cariocas. (g1)
Cotidiano Digital
O Bluesky anunciou a implementação de seu próprio sistema de verificação de contas, com um ícone azul para perfis autênticos e notáveis. A princípio, a plataforma verificará essas contas diretamente, e os usuários não poderão solicitar o selo até que a ferramenta seja estabilizada, com base no feedback da comunidade. A mudança visa reduzir o número de contas falsas, um problema crescente após a rápida expansão da rede no final de 2024. Outra novidade é o status de “Verificador Confiável”, que permitirá a entidades, como The New York Times, selecionar usuários para verificação. Esses perfis terão um ícone azul ondulado, diferenciando-os das contas validadas pela plataforma. (Wired)
A Sony mostrou as entranhas do novo PlayStation 5 Pro, com destaque para mudanças no sistema de resfriamento. O famoso metal líquido, que chegou a ser acusado de vazar e danificar consoles no modelo anterior, agora é contido por sulcos finos que prometem maior estabilidade térmica. Embora os relatos de vazamento tenham sido, em parte, fruto de um mal-entendido, a empresa decidiu melhorar a proteção. Além disso, o console vem com ventoinha maior e placa-mãe com camadas elétricas ocultas para agilizar a memória. (The Verge)
Você escuta o No Pé do Ouvido no Spotify ou no seu tocador favorito? O podcast, apresentado por Yasmin Restum, entrega as notícias quentes do dia e os bastidores. Análises profundas, olhar crítico, tradução de dados e pesquisas para começar o dia sabendo o que realmente importa. Escute e compartilhe com os amigos.