Assine para ter acesso básico ao site e receber a News do Meio.

Tiktok volta a funcionar nos Estados Unidos

Após uma sinalização de Donald Trump, que será empossado amanhã presidente dos Estados Unidos, o Tiktok começou a voltar a funcionar nos Estados Unidos. Trump disse que assinaria uma ordem executiva na segunda-feira, para adiar uma proibição federal do aplicativo. Em uma postagem no X, a empresa escreveu que iria reativar o acesso para seus usuários americanos. “Em acordo com nossos provedores de serviços, o TikTok está no processo de restaurar o serviço”, escreveu o TikTok. “Agradecemos ao Presidente Trump por fornecer a clareza e a garantia necessárias aos nossos provedores de serviços de que não enfrentarão penalidades ao fornecer o TikTok para mais de 170 milhões de americanos e permitir que mais de 7 milhões de pequenas empresas prosperem.”

PUBLICIDADE

A decisão é “uma forte defesa da Primeira Emenda e contra a censura arbitrária”, acrescentou a empresa. “Trabalharemos com o Presidente Trump em uma solução de longo prazo que mantenha o TikTok nos Estados Unidos.” Além de sair do ar, o app também foi removido das lojas de aplicativos da Apple e Google.

A lei que impede o download do TikTok foi aprovada pelo Congresso e sancionada pelo presidente americano, Joe Biden (Partido Democrata), em abril de 2024. O governo dos EUA defende a proibição do aplicativo com base na suposta coleta de dados confidenciais dos norte-americanos, o que representaria risco à segurança nacional.

A legislação estipulou o prazo até 19 de janeiro de 2025 para o TikTok vender suas operações no país a um comprador norte-americano.

A rede havia suspendido a atividade horas antes da nova lei que bane a plataforma no país, entrar em vigor. A ByteDance, empresa dona do aplicativo, sempre disse não ter intenção de vender sua operação no país. (G1)

 

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.