Disney volta ao universo do Rei Leão com ‘Mufasa’
Abertamente inspirado em Hamlet com toques do mito do herói, o desenho animado O Rei Leão, de 1994, foi um dos maiores sucessos da Disney, desdobrando-se em continuações, um musical da Broadway e, em 2019, uma versão de CGI que nada acrescentou e só surfou na nostalgia – não, não era um live action, pois não tinha atores de carne de osso. Agora a Disney retoma esse universo, novamente via CGI, com Mufasa: O Rei Leão, principal estreia desta quinta-feira. Narrada em flashback, a história conta a vida do pai de Simba desde que era um filhote órfão vagando pela savana e até ser acolhido por um velho leão de estirpe real.
Uma modelo decide se tornar fotógrafa da revista americana Vogue e cobrir um importante acontecimento na Europa. O detalhe é que o “acontecimento” é a Segunda Guerra Mundial e a história é real. Kate Winslet, também produtora, vive Lee Miller no longa Lee, de Ellen Kuras, famosa por dirigir documentários e vídeos musicais. A atuação de Kate é o ponto alto, valendo-lhe a indicação para o Globo de Ouro de melhor atriz em drama – mas queremos deixar claro que estamos torcendo contra.
Em busca de um tema para o livro que sonha publicar, o jovem Max mergulha no mundo da prostituição masculina online, adotando o pseudônimo de Sebastian, título do filme de Mikko Makela. Quando a vida e a arte passam a se misturar, fica claro que essa identidade paralela é algo mais que uma simples pesquisa.
Depois de um tema tão pesado, o melhor é rir com Histórias Que é Melhor não Contar, do diretor espanhol Cesc Gay. São cinco histórias curtas sobre segredos, decisões impensadas em relacionamentos e situações que, embora constrangedoras para os personagens, valem boas risadas.
Meio drama, meio comédia e meio romance, Crônica de uma Relação Passageira, de Emmanuel Mouret, traz um casal improvável. Charlotte e uma mãe solteira, que vive a vida com a maior liberdade possível encontra Simon (alter ego do diretor), um homem tímido e casado. Como o próprio título indica, não há um futuro para a relação, o charme está na forma como Mouret conta essa história.
Também na fronteira da comédia e do drama está o tailandês Como Ganhar Milhões Antes que a Avó Morra. O título não deixa muita margem para interpretações. De olho na polpuda herança que idosa doente Amah deve deixar, o ambicioso neto When larga tudo para cuidar dela e conquistar sua preferência. A convivência, a princípio complicada pelas manias da avó e o caráter interesseiro do neto, vai caminhar para uma compreensão mútua.
Para depois do Natal
Na próxima semana esta newsletter estará em recesso, mas haverá duas estreias no dia 25. A primeira é O Auto da Compadecida 2, inesperada continuação do sucesso de 2000. Matheus Nachtergaele, Selton Mello e Virgínia Cavendish retomam os personagens João Grilo, Chicó e Rosinha. A crítica, porém, apontou o problema óbvio: sem uma trama de Ariano Suassuna que lhe dê liga (o filme original mistura três peças dele), trata-se de uma comédia genérica. Dá para rir, mas não vai marcar o público como o anterior.
A segunda é Sonic 3: O Filme, mais uma adaptação para o cinema do videogame da Sega. Jim Carey e James Mardsen retornam como o inimigo e o amigo humanos do ouriço velocista azul.
Confira a programação nos cinemas da sua cidade. (AdoroCinema)