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Menos de 4% dos alunos do ensino médio público têm bom desempenho em matemática

Todos Pela Educação, ONG que acompanha o ensino básico, divulgou nesta quarta-feira o Anuário Brasileiro da Educação Básica 2024, em que revela dados sobre a aprendizagem dos estudantes do ensino médio na rede pública no ano de 2021. Apenas 3,7% dos alunos do último ano do ensino médio tiveram desempenho adequado em matemática no referido ano, a menor taxa desde 2017. Quando considerados os desempenhos em matemática e língua portuguesa em conjunto, o percentual de alunos com aprendizagem adequada cai ainda mais, para 3,2%. No entanto, em língua portuguesa, 28,6% dos estudantes obtiveram aprendizagem satisfatória. O levantamento destaca o papel da desigualdade como um fator agravante, visto que entre os estudantes de áreas rurais, apenas 1,9% atingiram a aprendizagem adequada em matemática, contra 3,8% entre alunos urbanos. A diferença também é expressiva entre as classes econômicas: apenas 1,5% dos alunos entre os 20% mais pobres tiveram desempenho superior, enquanto esse número sobe para 6,9% entre os 20% mais ricos. O estudo ainda mostra que o impacto da pandemia de Covid-19, com uma queda generalizada nos indicadores de aprendizagem, especialmente entre os estudantes mais vulneráveis.  Apesar dos retrocessos, há alguns avanços, como no fato de que a taxa de matrícula de jovens de 15 a 17 anos no ensino médio atingiu 81,2% em 2021, o maior índice desde 2013. (CNN Brasil)

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