Saída de Manuela D’Ávila do PCdoB após 25 anos é oficial
No último domingo, o PCdoB anunciou a saída oficial da ex-deputada federal Manuela D’Ávila do partido. Em nota oficial publicada nas redes sociais, a sigla afirma que a decisão partiu da ativista, mesmo após “um diálogo persistente e respeitoso, no esforço para que o desfecho fosse outro”. Após 25 anos na militância da legenda, Manuela havia dito no mês passado que era uma “mulher sem partido” por “falta de opção”.
Ativista, jornalista, escritora e empresária, Manuela D’Ávila foi vereadora, deputada federal e estadual pelo PCdoB. Em 2018 assumiu como vice na chapa à presidência de Fernando Haddad (PT), quando Lula foi impedido de participar da disputa. Os dois foram derrotados por Jair Bolsonaro.
Ao participar de um debate promovido pelo ICL no mês passado, Manuela já havia anunciado que deixaria a legenda: “Depois de 25 anos num único partido, eu não sou uma mulher sem partido por opção, eu sou por falta de opção, por falta de condições de qual caminho seguir. Esta é minha reflexão individual e coletiva daqueles que militam comigo”. (Globo)