48ª Mostra de Cinema de SP: biopic de Maria Callas, lançamento de Walter Salles e atrações infantis
A maior soprano da história do estilo lírico e a intérprete de ópera mais famosa do século XX chegará à Sala São Paulo no dia 16, às 20h. Embora não trate-se de um evento musical. Essa noite marca a abertura da 48ª edição da tradicional Mostra Internacional de Cinema, que ocorrerá entre 17 e 30 de outubro na capital. Renata de Almeida e Serginho Groisman comandarão a cerimônia, que exibirá o biopic Maria Callas, cujo título original é apenas Maria, dirigido por Pablo Larraín e protagonizado por Angelina Jolie. O filme, aclamado no Festival de Veneza, é ambientado na Paris da década de 70 e acompanha a trajetória da diva da música lírica, desde o estrelato até seus últimos dias. Além da sessão de abertura, o longa terá mais exibições abertas ao público. Mas não será o único a capturar a atenção da plateia. Longe disso.
Entre produções indicadas ao Oscar, filmes recém-saídos do circuito de mostras e clássicos, 415 longas serão exibidos em salas de cinemas, espaços culturais e CEUS espalhados pela cidade. São produções nacionais e internacionais, estas últimas provenientes de 82 países. Anora, de Sean Baker, Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, Tudo que Imaginamos Como Luz, de Payal Kapadia e Grand Tour, de Miguel Gomes, figuram entre os títulos mais aguardados.
Pela primeira vez, as crianças também serão contempladas na programação, com a 1ª edição da Mostrinha infantil. A abertura da sessão infantil está marcada para 17 de outubro, também na Sala São Paulo, com a exibição de “A Arca de Noé”, baseado nos poemas de Vinícius de Moraes e dirigido por Sérgio Machado e Alois di Leo. Os pequenos poderão se deleitar ainda com O Serviço de Entregas da Kiki e Ponyo – Uma Amizade que Veio do Mar, clássicos do Studio Ghibli, que recebeu a Palma de Ouro honorária do Festival de Cannes.
A programação completa da Mostra estará disponível a partir de 12 de outubro no site oficial.