Milei é suspeito de plagiar ‘The West Wing’ em discurso na ONU
Receba as notícias mais importantes no seu e-mail
Assine agora. É grátis.
Em seu primeiro discurso na Assembleia Geral da ONU, o presidente argentino, Javier Milei, proferiu uma frase que parece ter sido tirada quase literalmente do roteiro da série americana The West Wing, sobre a área central da Casa Branca e exibida entre 1999 e 2006. Não está claro se foi plágio, homenagem ou audácia diplomática mesmo. A frase aparece no final dos 15 minutos da fala do libertário. “Acreditamos na liberdade de expressão para todos; acreditamos na liberdade de culto para todos; acreditamos no livre comércio para todos; e acreditamos em um governo limitado para todos. E uma vez que, nesses tempos, o que acontece em um país afeta rapidamente outros, acreditamos que todos os povos devem viver livres da tirania e da opressão, quer esta assuma a forma de opressão política, escravidão econômica ou fanatismo religioso. Essa ideia fundamental não deve permanecer em meras palavras, tem de ser apoiada por fatos, diplomaticamente, economicamente e materialmente.”
The West Wing é a série preferida de Santiago Caputo, assessor de comunicação de Milei. No episódio 15 da quarta temporada da série, o personagem principal – o presidente Josiah Bartlet, interpretado por Martin Sheen – diz a seus colaboradores, no Salão Oval da Casa Branca: “Somos a favor da liberdade de expressão em todos os lugares. Somos a favor da liberdade religiosa em todos os lugares. Somos a favor da liberdade de aprender… para todos. E como em nossa época uma bomba pode ser construída em nosso país e trazida para o meu, o que acontece em nosso país é problema meu. É por isso que defendemos a liberdade da tirania, em todos os lugares, seja sob o pretexto de opressão política, Toby, ou de escravidão econômica, Josh, ou de fanatismo religioso, C.J. Essa ideia fundamental não pode ser enfrentada simplesmente com o nosso apoio. Devemos enfrentá-lo com nossa força. Diplomática, econômica e materialmente”.
É difícil pensar em uma coincidência. E, embora este seja o caso mais evidente, já houve outras falas de Milei como presidente que despertaram suspeitas entre os fãs da série devido às semelhanças de conteúdo. (La Nación)