Estreia de Dira Paes como cineasta é destaque nas telas

Dira Paes estrela e dirige ‘Pasárgada’, sobre a jornada de redescoberta de uma bióloga. Imagem: Divulgação

Receba as notícias mais importantes no seu e-mail

Assine agora. É grátis.

Uma das atrizes mais respeitadas do Brasil, Dira Paes faz sua estreia na direção com Pasárgada, que chega nesta quinta-feira aos cinemas. Ela encarou a tarefa de estar dos dois lados da câmera, vivendo a protagonista Irene, uma bióloga especializada em aves e totalmente dedicada a um projeto na Mata Atlântica. O contato com um guia (Humberto Carrão) que parece conhecer a “linguagem” dos pássaros a leva a uma jornada de redescoberta como ser humano, questionando seus motivos para estar ali.

PUBLICIDADE

Um dos episódios mais sombrios da história latino-americana, o golpe militar que instaurou a ditadura de Augusto Pinochet no Chile em 1973, é o pano de fundo de Ainda Somos os Mesmos, de Paulo Nascimento. Sob o governo de Salvador Allende, o país era refúgio de exilados estrangeiros, que se viram tragados pela violência desenfreada da ditadura. No filme. Edson Celulari é Fernando, um pai desesperado que vai ao Chile em busca do filho.

Sucesso no Festival do Rio de 2023, O Dia Que Te Conheci, escrito e dirigido por André Novais Oliveira, mostra a dura vida de Zeca, que, a duras penas, acorda de madrugada todos dos dias para trabalhar como bibliotecário na escola de uma cidade vizinha. Um dia, Luísa, uma colega, deixa escapar que ele será demitido e lhe oferece uma carona. Da má notícia e da conversa no carro pode nascer algo bom.

Crimes, traições e perigo também podem ser motivo de riso. Ao menos é o que promete Mato ou Morro, de Caco Souza. Dois amigos abrem uma pousada no interior do Rio Grande do Sul e botam um casal de argentinos tomando conta do lugar, sem saber que eles estão fugindo de uma quadrilha na qual aplicaram um golpe. Quando a hermana e um dos patrões brasileiros começam a ter um caso, a situação se complica mais ainda.

Dando continuidade à boa safra de animes nos cinemas, Look Back mergulha no próprio universo ao contar a história de Ayumu, uma estudante que publica mangás (os quadrinhos japoneses) cômicos no jornal da escola. Sua confiança é abalada quando outra aluna, a reclusa Kyomoto, passa a fazer sucesso com as próprias tirinhas. Da competição, surpreendentemente, nasce uma amizade que vai ajudar no amadurecimento das duas.

Também em animação, mas já na linha do cinema-pipoca, Transformers: O Início mostra o que transformou (sem trocadilho) os melhores amigos Optimus Prime e Megatron em inimigos mortíferos e líderes, respectivamente, dos heróis Autobots e dos vilões Decepticons. Como toda a trama acontece num passado longínquo do planeta Cybertron, não há humanos insolentes no meio do caminho.

Nem só de Beetlejuice vive Michael Keaton. Em Pacto de Redenção, ele interpreta um matador de aluguel que começa a apresentar sinais de demência. Para piorar, seu único filho, que não o via há anos, comete um crime. Para salvar a pele do rebento, o delinquente senil se junta a outro veterano (Al Pacino, quem diria?) para e acobertar o caso antes que a polícia o desvende.

Para quem eventualmente goste de histórias de superação pela fé, A Forja – O Poder da Transformação é um prato cheio. Sem rumo aos 19 anos, o jovem Isaiah (o nome já ajuda a entrar no clima) recebe de sua mãe um ultimato: ou entra nos eixos ou vai para rua. A força das orações e um mentor vão ajudá-lo a botar a vida nos eixos.

Dirigido por Eduardo Escorel, o documentário Antonio Cândido, Anotações Finais conta os últimos anos do célebre crítico literário, integrante da Academia Brasileira Letras , por meio de cadernos deixados pelo próprio intelectual, que morreu em 2017, aos 98 anos.

Também documentário, Terra de Ciganos, de Naji Sidki, mostra o dia a dia no Brasil desse povo muitas vezes incompreendido. Com cerca de 800 mil integrantes, a comunidade cigana brasileira é a terceira maior do mundo.

Confira a programação completa nos cinemas da sua cidade. (AdoroCinema)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.