Setor de serviços cresce pelo segundo mês seguido em julho e bate recorde
O setor de serviços no Brasil manteve sua trajetória de crescimento no mês de julho, com uma expansão de 1,2% em comparação com junho, de acordo com dados da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada pelo IBGE (íntegra). É o segundo mês seguido de alta, acumulando um ganho de 2,9% no período de junho a julho. Esse desempenho levou o setor a renovar seu patamar recorde, superando o nível do mês anterior. Na comparação anual, o crescimento foi de 4,3%.
Rodrigo Lobo, gerente da pesquisa, destacou que três dos cinco setores pesquisados registraram alta, com ênfase nas atividades de agenciamento de espaços publicitários e intermediação de negócios. Já o setor de informação e comunicação apresentou um crescimento de 2,2%, beneficiado pela alta demanda em portais de conteúdo, telecomunicações e cinemas. Na outra ponta, o setor de transportes sofreu uma queda de 1,5%, influenciado principalmente pelos recuos nos transportes dutoviário e rodoviário de cargas. As atividades turísticas também registraram uma retração de 0,9%, impactadas pelo aumento das passagens aéreas e dos custos de aluguel de veículos.
Na análise regional, 14 das 27 unidades federativas acompanharam o crescimento nacional, com São Paulo (2,4%) e o Distrito Federal (14,8%) apresentando os avanços que mais puxaram o índice. Por outro lado, estados como Espírito Santo (-2,3%) e Mato Grosso (-1,7%) puxaram os números para baixo. (Meio)