Elon Musk saúda vice de Zema por post no X, em meio a bloqueio da rede, e faz acusações contra Moraes

Receba notícias todo dia no seu e-mail.

Assine agora. É grátis.

O empresário dono do X, Elon Musk, parabenizou o vice-governador de Minas Gerais, Professor Mateus Simões (Novo), por postagem na rede em meio ao bloqueio imposto pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), na madrugada de sábado, 31. “Nunca me imaginei praticando e propagando desobediência civil, mas censura não pode ser admitida, jamais”, disse o vice em sua postagem. Elon Musk comentou: “Bravo!!” 

PUBLICIDADE

O bilionário também fez uma postagem chamando o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moares, de “falso juiz” e o acusou de interferir nas eleições presidenciais de 2022 do Brasil, sem apresentar nenhuma prova. Musk pede para que “qualquer pessoa com exemplos ou evidências” responda à postagem dele. 

O uso da rede VPN, Virtual Private Network, para acessar o X está proibido no país, sob pena de multa de R$ 50 mil. A tecnologia permite que o usuário se conecte a redes do exterior e, assim, consiga acessar a plataforma. A rede VPN é usada também por ativistas em países com censura. Mas não só isso. Também é usada por  empresas, por oferecer uma conexão mais segura e com menos risco de interceptação de informações, e também por softwares de antivírus, para dar mais segurança ao usuário. 

Na decisão que obrigou a suspensão do X no Brasil, Moraes determinava que o download de programas de redes privadas, as VPNs, fosse dificultado. Mas o ministro voltou atrás quanto a esse ponto. As lojas virtuais como Apple Store e Google não precisam bloquear ou dificultar o download do aplicativo VPN. ( O Globo, Estadão e Canal Tech) 

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.