Moraes ameaça suspender o X ainda hoje
Em novo embate com o X, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu 24 horas à rede social e seu dono, Elon Musk, para nomear um novo representante legal no Brasil. Se a determinação não for cumprida, a operação do X no Brasil pode ser suspensa ainda nesta quinta-feira. De forma inédita, a intimação foi postada pelo STF na conta do tribunal na plataforma, marcando o perfil de Musk, pois não haver mais representante no país. A advogada registrada no processo também foi intimada. O objetivo de Moraes é garantir que a plataforma respeite as leis brasileiras, que exigem uma representação, e fazer o X pagar multas por descumprimento de decisões como o bloqueio de perfis que atacavam instituições democráticas. No último dia 17, o X anunciou em um post o encerramento das operações no Brasil devido às decisões judiciais de Moraes, que teria ameaçado multar e prender a responsável pelo escritório brasileiro, Rachel de Oliveira Villa Nova Conceição. A publicação do X incluiu uma cópia digital da decisão de Moraes, que tramita em sigilo e ainda não foi oficialmente tornada pública. Musk reagiu à intimação publicando uma foto de Moraes manipulada para alterar suas feições e incluir dois sabres de luz vermelhos em suas mãos com a legenda sugerindo que ele seria um cruzamento de Voldemort, vilão de Harry Potter, com um Lorde Sith, vilão de Star Wars. (g1)
Confirmou-se o favoritismo de Gabriel Galípolo. O atual diretor de Política Monetária do Banco Central foi oficialmente indicado ontem pelo presidente Lula para substituir Roberto Campos Neto na presidência da autarquia. O anúncio foi feito pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, no Palácio do Planalto. O economista ainda precisa ser sabatinado e aprovado pelo Senado. E Campos Neto segue no posto até 31 de dezembro, quando finaliza seus quatro anos de mandato. O governo também vai trabalhar para definir os outros três nomes que vão compor a diretoria do BC. Além da saída de Galípolo da diretoria, os mandatos de outros de dois diretores estão chegando ao fim. Eles também precisam do aval dos senadores. (g1)
O governo trabalha para que a sabatina ocorra antes da reunião do Comitê de Política Monetária, nos próximos dias 17 e 18. Senadores da base aliada iniciaram articulações para que a sessão seja realizada no dia 10, mas há a resistências devido a atritos com o governo, como as emendas parlamentares. Outro fator é o envolvimento de senadores nas campanhas municipais, reduzindo o quórum. (Folha)
Galípolo, de 42 anos, se disse honrado, mas reconheceu que se trata de uma grande responsabilidade. “É uma honra enorme e grande responsabilidade, e estou muito contente”, disse. Em nota, Campos Neto parabenizou Galípolo e disse que, “após a sabatina e a aprovação pelos senadores, a transição dos mandatos será feita da maneira mais suave possível, preservando a missão da instituição”. (Estadão e Meio)
A indicação foi bem recebida pelos CEOs de Itaú Unibanco, Bradesco e Santander, principais bancos privados do país. Para eles, o economista tem total condição de garantir a autonomia do BC, fortalecer o sistema financeiro e cumprir a meta de inflação. (Estadão)
Mas há temores. “Não podemos repetir a Dilma”, disse Arminio Fraga, que presidiu o BC entre 1999 e 2002, referindo-se à guinada de Alexandre Tombini na política monetária, cortando juros e contrariando as expectativas. Para Tony Volpon, ex-diretor do BC, a proximidade entre Galípolo e Lula pode ser um trunfo, se ele construir uma relação parecida com a que havia entre o petista e Henrique Meirelles. Já o também ex-diretor do BC Alexandre Schwartsman acredita que há riscos de interferência política. (UOL)
Míriam Leitão: “Galípolo enfrentará uma inflação alta e pressionada. Não é fora de controle, nem fora da meta, mas muito perto do teto da meta, o que faz com que ele tenha que agir, pelo manual das metas de inflação. Isso significa na língua do mercado elevar a taxa de juros, no mesmo dia em que o Fed estará iniciando o relaxamento da política monetária. Naquele dia 18 de setembro, o presidente ainda será Roberto Campos, mas o poder estará dividido entre os dois”. (Globo)
Pesquisa Quaest realizada entre os dias 25 e 27 mostra Guilherme Boulos (PSOL), Pablo Marçal (PRTB) e Ricardo Nunes (MDB) tecnicamente empatados na disputa pela prefeitura de São Paulo. O deputado federal tem 22% das intenções de voto, enquanto o coach e o atual prefeito têm 19% cada um. Eles compartilham a liderança dentro da margem de erro, de três pontos percentuais para mais ou menos. Marçal registrou um crescimento real nas intenções de voto. Na pesquisa anterior, do fim de julho, ele aparecia com 12%, já Nunes tinha 20% e Boulos, 19%. José Luiz Datena (PSDB), que tinha 19% em julho, recuou com força, passando a 12%. A deputada federal Tabata Amaral (PSB) cresceu de 5% para 8% e Marina Helena (Novo) se manteve com 3%. (Globo)
No Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD) ampliou a liderança, saltando de 49% em julho para 60% agora. Alexandre Ramagem (PL) aparece em segundo, com recuo de 13% para 9%, enquanto Tarcísio Motta (PSOL) está em terceiro, caindo de 7% para 5%. (g1)
E levantamento AtlasIntel mostra que 51% dos entrevistados aprovam o desempenho do presidente Lula, enquanto 46% desaprovam. A aprovação se mantém igual desde maio. Já a reprovação registrou queda de um ponto em relação à pesquisa de junho. E o governo é considerado ruim ou péssimo por 44%, exatamente o mesmo percentual dos que avaliam a atual gestão como ótima ou boa. (Meio)
Meio em vídeo. Pablo Marçal confessou, na GloboNews, uma prática que pode levar à inelegibilidade. Falou com todas as palavras. Ninguém percebeu com exceção dos advogados eleitorais. A conversa está circulando. Agora resta saber se o Ministério Público ou algum dos partidos vai atrás dele. E o que um juiz decidirá. Assista ao Ponto de Partida, com Pedro Doria. (YouTube)
Por 15 votos a 1, o Conselho de Ética da Câmara recomendou ao plenário da Casa a cassação do mandato do deputado Chiquinho Brazão (sem partido-RJ), réu pelo assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) e do motorista Anderson Gomes. A decisão seguiu o entendimento da relatora Jack Rocha (PT-ES), que defendeu a perda do mandato por condutas incompatíveis com o decoro parlamentar. A defesa do deputado pode recorrer à Comissão de Constituição e Justiça, questionando apenas os procedimentos do rito do processo. Para que Brazão perca o mandato, a recomendação do Conselho de Ética precisa ser aprovada por ao menos 257 dos 513 deputados no plenário da Câmara. (g1)
Já a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça rejeitou um pedido de impeachment de Domingos Brazão, também réu pela morte de Marielle, do cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro. O caso tramita em sigilo na Corte. A decisão foi tomada por unanimidade no último dia 21, sem discussão nem apresentação do voto do relator, ministro Raul Araujo. O caso tramita em sigilo. (CNN Brasil)
Viver
Mulheres a partir de 18 anos poderão optar pelo alistamento militar voluntário. O governo federal publicou ontem um decreto inédito que equipara o alistamento feminino ao dos homens. Até então, elas só podiam ingressar nas Forças Armadas por meio de cursos de formação de suboficiais e oficiais. O alistamento ocorrerá entre janeiro e junho do ano em que a mulher completar 18 anos, e a seleção será baseada em critérios físicos, culturais, psicológicos e morais. (g1)
O Conselho Federal de Medicina anunciou novas regras para regulamentar os vínculos entre médicos e a indústria da saúde. A partir de março de 2025, os profissionais deverão informar aos conselhos regionais qualquer tipo de vínculo com a indústria farmacêutica, de um contrato formal de trabalho a uma atuação como palestrante remunerado. Além disso, os médicos devem declarar conflito de interesse em entrevistas, debates ou qualquer exposição pública. A regra também proíbe o recebimento de itens relacionados a medicamentos, órteses, próteses e equipamentos hospitalares que não possuam registro da Anvisa. Quem violar as regras pode ser punido, inclusive com a cassação do registro profissional. (Estadão)
Assim como nas Olimpíadas, a cerimônia de abertura das Paralimpíadas Paris 2024 foi fora de um estádio. Os atletas desfilaram pela tradicional Avenida Champs-Élysées em direção à Praça La Concorde. A apresentação celebrou o esporte, a arte, a liberdade e a inclusão. O Brasil, que conta com 280 atletas, teve como porta-bandeiras Gabriel Araújo e Beth Gomes. (ge)
Panelinha no Meio. Chega de dizerem que couve-flor é sem graça, ao menos quando ela está em boa companhia. Nesta salada, a hortaliça ganha crocância ao ser grelhada e ainda conta com o ardido do agrião e o sabor do molho tahine.
Cultura
O cinema nacional está em destaque nas estreias de hoje nos cinemas, a começar pela continuação do sucesso Estômago, agora passado dentro de uma prisão. Mas há também uma comédia semibiográfica francesa estrelada pela diva Catherine Deneuve, um thriller que mistura drama de refugiados e crueldade de magnatas, a releitura russa de um clássico infantil e a volta de um dos mais celebrados filmes de shows dos anos 1980. Confira no site do Meio todas as estreias e veja os trailers.
E por falar em cinema nacional, Pedágio, de Carolina Markowicz, foi o principal vencedor do Grande Otelo, antigo Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, entregue ontem à noite no Rio de Janeiro. O longa ganhou as categorias de melhor filme, direção e roteiro original. Veja a lista completa de premiados. (Folha)
Meio em vídeo. Nando Reis está lançando um inédito e ousado projeto: um disco quádruplo totalmente autoral, intitulado Uma Estrela Misteriosa Revelará o Segredo. O cantor e compositor, que é um dos grandes nomes da música brasileira e, também, um dos maiores arrecadadores de direitos autorais do país, é o entrevistado do Conversas com o Meio desta semana. No papo com Guilherme Werneck, editor executivo do Meio, o ex-Titã fala sobre o lançamento que está por vir, política e sua vida pessoal. (YouTube)
E estreia hoje na Netflix a série O Exterminador do Futuro Zero, novo capítulo, agora em anime, da saga iniciada em 1984 pelo filme de James Cameron. A data não foi escolhida à toa: na trama, foi em um 29 de agosto que as máquinas se rebelaram. (Meio)
Cotidiano Digital
Pavel Durov, fundador do Telegram, foi acusado ontem na França de diversos crimes por não coibir atividades ilícitas no aplicativo de mensagens, sendo proibido de deixar o país. Entre as acusações estão cumplicidade no gerenciamento de uma plataforma online que permitia transações ilegais por um grupo organizado, o que pode resultar em uma pena de até 10 anos de prisão. Durov também foi acusado de facilitar a distribuição de material de abuso sexual infantil, tráfico de drogas e fraude, além de se recusar a cooperar com as autoridades. Para ser solto, ele pagou uma fiança de 5 milhões de euros, mas deve se apresentar à polícia duas vezes por semana. (New York Times)
O TikTok enfrenta um processo pela morte, em 2021, de uma menina de 10 anos nos Estados Unidos. Um tribunal de apelação americano reabriu o processo movido pela mãe da criança, que morreu após participar de um desafio viral chamado blackout challenge, que incentivava os usuários a se asfixiarem até desmaiar. Embora a lei americana geralmente proteja empresas de internet contra processos por conteúdo postado por usuários, a corte decidiu que a proteção não se aplica às recomendações feitas pelo algoritmo do TikTok. A decisão reverteu uma decisão anterior que havia arquivado o processo. (Reuters)
O chatbot do Google, Gemini, retomou a criação de imagens de pessoas. Desativado desde fevereiro, após críticas por não criar imagens de forma confiável, a big tech desativou a função. Ontem, o recurso foi reativado para usuários pagantes da versão avançada da IA em inglês. Além disso, a empresa incorporou a versão mais recente de seu gerador de imagens, o Imagen 3, ao chatbot. O Google não informou quando o teste incluirá o Gemini gratuito e outros idiomas. (New York Times)
Um dos objetivos deste Meio é levar informação de qualidade onde quer que você esteja. Por email, na sua TV, no seu tocador de podcast, na sua rede favorita. Siga o Meio nas redes para ver notícias quentes, cortes dos nossos vídeos, conteúdo inédito e pronto para ser compartilhado. Estamos no Instagram, X, TikTok, LinkedIn, Facebook e onde você estiver. Informação de qualidade na hora certa, no lugar certo.