Vacina do Butantan para Covid é suspensa após resultados abaixo do esperado

Receba notícias todo dia no seu e-mail.

Assine agora. É grátis.

O Instituto Butantan anunciou a suspensão do desenvolvimento da Butanvac, candidata a vacina contra a Covid-19 e gripe simultaneamente, após os resultados do estudo de fase 2 não atingirem as expectativas. A vacina foi testada em voluntários e demonstrou capacidade de dobrar a quantidade de anticorpos 28 dias após a aplicação, porém o objetivo era que a vacina induzisse uma produção de anticorpos quatro vezes maior, similar ao desempenho das vacinas já disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).

PUBLICIDADE

Em nota, o Instituto Butantan explicou que, em acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o desempenho do imunizante não deveria ser inferior ao das vacinas atualmente utilizadas no SUS. Esper Kállas, diretor do Instituto Butantan, destacou que o ensaio clínico cumpriu seu papel e que o respeito pelo processo e pelos resultados científicos foi absoluto.

A Butanvac, anunciada em março de 2021, enfrentou dificuldades ao longo dos estudos, incluindo a falta de voluntários não vacinados, o que atrasou a conclusão da fase 1. Inicialmente, a vacina foi projetada para ser administrada em duas doses, mas devido ao avanço da vacinação no Brasil, o Butantan adaptou a pesquisa para testar a vacina como uma dose de reforço. (g1)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.