Google e Califórnia firmam acordo de US$ 250 milhões para apoiar jornalismo local

Receba notícias todo dia no seu e-mail.

Assine agora. É grátis.

Em uma iniciativa inédita nos Estados Unidos, o Google e o estado da Califórnia anunciaram um acordo de US$ 250 milhões para fortalecer redações de jornalismo no estado ao longo de cinco anos. A parceria, que envolve financiamento do Google, contribuintes e outras fontes privadas, tem objetivo de preservar o jornalismo local, mas também evitar a aprovação de um projeto de lei estadual que obrigaria empresas de tecnologia a pagar por anúncios vinculados a conteúdos noticiosos.

PUBLICIDADE

O governador Gavin Newsom elogiou o acordo, destacando seu potencial para revitalizar o jornalismo e reforçar a democracia. Será formulado um fundo, o News Transformation Fund, com administração da faculdade de jornalismo da Universidade da Califórnia e que terá parte dos recursos destinados a publicações voltadas para grupos sub-representados.

Entretanto, o sindicato de trabalhadores da mídia criticou a falta de transparência, enquanto o senador democrata Steve Glazer apontou que a medida favorece o próprio Google sem fornecer suporte suficiente para resgatar o jornalismo independente. (The New York Times)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.