Olimpíadas de Paris chegam ao fim com EUA no topo do quadro de medalhas

Receba notícias todo dia no seu e-mail.

Assine agora. É grátis.

Os Jogos Olímpicos de Paris chegaram oficialmente ao fim. E os Estados Unidos confirmaram sua hegemonia olímpica, ao terminar no topo do quadro de medalhas em Paris 2024. Com um total de 125 medalhas, incluindo 40 ouros, 44 pratas e 41 bronzes, o país garantiu a liderança apenas no último dia dos Jogos, superando a China em número total de medalhas. A vitória apertada da seleção feminina de basquete sobre a França foi crucial para a conquista da liderança.

PUBLICIDADE

Enquanto isso, o Brasil terminou a competição na 20ª posição, com três ouros, sete pratas e dez bronzes, totalizando 20 pódios. Apesar do número significativo de medalhas, o país apresentou um desempenho inferior ao de Tóquio 2020, quando conquistou 21 pódios e terminou na 12ª posição.

O desempenho aquém do esperado pelo Brasil, pode ser explicado por alguns fatores, entre os quais, o curto intervalo entre as Olimpíadas de Tóquio e Paris, tendo feito que 0 Comitê Olímpico do Brasil e as confederações focassem em atletas experientes, mas muitos enfrentaram problemas de saúde, como Bruno Fratus, da natação, e Nathalie Moelhausen, da esgrima, o que impactou negativamente o desempenho geral. A ginástica artística, no entanto, foi na contramão, e a preparação das atletas trouxe resultados, com destaque para Rebeca Andrade, que conquistou quatro medalhas e se tornou a maior medalhista olímpica brasileira.

A competição também foi marcada por momentos de solidariedade, como o gesto de Tamires Araújo, do handebol, ajudando a rival angolana Albertina Kassoma. Os atos de fair play, inclusive, viraram uma galeria de fotos feito pela BBC. Outra galeria, da CNN, mostra os cliques mais importantes das competições esportivas.

Com os Jogos Olímpicos de Paris 2024 concluídos, o foco agora vai para Los Angeles, que sediará as Olimpíadas de 2028. A cerimônia de encerramento, que inclusive faz essa passagem de bastão simbólica da França aos Estados Unidos, está acontecendo agora. (ge, UOL, BBC e CNN)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.