Cenipa começa a analisar as caixas-pretas do voo 2283
O Brasil ainda precisará de pelo menos 30 dias para saber as causas da queda do voo 2283 da Voepass, que matou 62 pessoas na última sexta-feira. Esse é o prazo para que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), divulgue seu relatório preliminar. Os trabalhos no local do acidente, em Vinhedo (SP), devem ser encerrados hoje. Todo o conteúdo das duas caixas-pretas do avião modelo ATR-72, que ia de Cascavel (PR) a Guarulhos (SP) e em apenas um minuto caiu 4 mil metros em espiral, já foi extraído. A retirada dos destroços da aeronave, em um condomínio residencial, começou ontem. “Após a conclusão da ação inicial, a investigação avançará para a fase de análise de dados. Neste estágio, serão examinadas as atividades relacionadas ao voo, ao ambiente operacional e aos fatores humanos, bem como um estudo pormenorizado de componentes, equipamentos, sistemas, infraestrutura, entre outros”, informou o Cenipa. (g1)
A Delegacia de Vinhedo instaurou inquérito policial para investigar o acidente aéreo com o maior número de vítimas em solo brasileiro desde 17 de julho de 2007, quando uma tragédia com uma aeronave da TAM deixou 199 mortos. O Corpo de Bombeiros concluiu o resgate dos corpos dos 58 passageiros e quatro tripulantes na noite de sábado. Até as 17h de ontem, ao menos 12 corpos tinham sido identificados e começaram a ser liberados às famílias. (Folha)
Aliás, o país teve, somente este ano, 135 acidentes aéreos, sendo 26 deles com mortes, segundo o site Rede de Segurança da Aviação (ASN na sigla em inglês), da Flight Safety Foundation, uma organização internacional dedicada à segurança da aviação. (CNN Brasil)
Especialistas de França e Canadá também participam das investigações. A Agência de Investigação e Análise para Segurança da Aviação Civil enviou alguns de seus agentes ao Brasil porque a aeronave é francesa. Já o Canadá é o país de origem dos motores. Ontem, eles atuaram na remoção dos motores, que serão armazenados no Campo de Marte, na capital paulista. (CNN Brasil)
Veja a lista das 62 pessoas a bordo do voo 2283. (UOL)
Os Jogos Olímpicos de Paris chegaram ao fim ontem. E os Estados Unidos confirmaram sua hegemonia, ao terminarem com 125 medalhas, sendo 40 ouros, 44 pratas e 41 bronzes. A China também obteve 40 ouros, mas ficou em segundo com 27 pratas e 24 bronzes. O Brasil ficou na 20ª posição, com três ouros, sete pratas e dez bronzes, e apresentou um desempenho inferior ao de Tóquio 2020, quando conquistou 21 pódios e terminou na 12ª posição. A cerimônia de encerramento, no Stade de France, teve a passagem de bastão para Los Angeles, que sediará os Jogos Olímpicos de 2028, com direito a Tom Cruise e apresentações musicais já dos Estados Unidos. Mas a Cidade Luz ainda vai abrigar os Jogos Paralímpicos entre o próximo dia 28 e 8 de setembro. (ge e UOL)
O mais puro espírito olímpico surgiu em alguns momentos ao longo da competição. (BBC)
Confira também os cliques mais marcantes de Paris 2024. (CNN)
Paulatinamente, a questão das drogas vai deixando de ser caso de polícia para virar tema de pesquisa científica e saúde pública. Abra sua mente com nossa Edição de Sábado. Leia a introdução e, se interessar, faça sua assinatura premium para ler o resto.
Política
Os Estados Unidos estão trabalhando em uma oferta de anistia ao presidente venezuelano, Nicolás Maduro, e seus principais aliados em troca da transição de poder no país, disseram fontes do governo ao Wall Street Journal. Se os chavistas aceitarem, os americanos abandonariam seus esforços de extradição dos envolvidos. A administração de Joe Biden tenta convencer Maduro a deixar o poder antes que ele assuma seu terceiro mandato, em janeiro. O venezuelano já manifestou vontade de negociar com os EUA, mas, desde as contestadas eleições do último dia 28, tem se mostrado resistente, dizendo a Washington para não se envolver “nos assuntos internos da Venezuela”. E a oferta americana pode não avançar se Donald Trump for eleito em novembro. (Semafor e Wall Street Journal)
O governo brasileiro avisou à Venezuela que não reconhecerá a reeleição de Maduro sem a publicação das atas de todas as urnas, conta Daniela Lima. O recado ocorre após o Tribunal Supremo de Justiça, que está periciando o pleito com a análise das atas, anunciar no sábado que sua decisão será inapelável. A diplomacia brasileira alega que, da mesma forma que não pode avalizar as atas publicadas pela oposição, por não serem oficiais, não avalizará qualquer ato até que todos os documentos sejam submetidos ao crivo do público, das organizações internacionais e de institutos da Venezuela e de outros países. (g1)
E durante uma viagem à República Dominicana nesta semana, o chanceler Mauro Vieira fará uma parada na Colômbia para conversar com seu colega Luis Gilberto Murillo sobre a tentativa de abrir um diálogo o venezuelano sobre o resultado das eleições, conta Tainá Falcão. Lula e os presidentes colombiano, Gustavo Petro, e mexicano, Andrés Manuel López Obrador, devem se falar por telefone hoje. (CNN Brasil)
A vice-presidente americana, Kamala Harris, aparece à frente do ex-presidente Donald Trump em três estados cruciais, de acordo com nova pesquisa do New York Times e do Siena College. Harris tem 50% das intenções de voto contra 46% para Trump em Wisconsin, Pensilvânia e Michigan. Essa é a mais recente indicação da importância para a campanha democrata da saída do presidente Joe Biden da corrida presidencial. A pesquisa foi realizada entre os últimos dias 5 e 9. (New York Times)
E o site americano Politico revelou no sábado que recebeu de um usuário identificado apenas como “Robert” uma série de documentos internos da campanha de Trump, entre eles um dossiê com “possível vulnerabilidades” do agora candidato a vice J.D. Vance. . A campanha republicana culpou “fontes estrangeiras hostis aos Estados Unidos” e citou um relatório da Microsoft de sexta-feira informando que hackers iranianos “enviaram um e-mail de spear phishing em junho a um alto funcionário de uma campanha presidencial”. (Politico)
Ezra Klein: “A estratégia de comunicação de Biden foi concebida para tornar Trump maior. A estratégia de Harris é torná-lo menor. ‘Esses caras são simplesmente estranhos’, disse Tim Walz. E pegou. Walz inverteu a forma como os democratas falavam sobre Trump. Não faça um homem forte parecer mais forte. Faça-o parecer mais fraco. O argumento de Biden era que Trump poderia acabar com a democracia americana. O argumento de Walz é que Trump pode arruinar o Dia de Ação de Graças”. (New York Times)
Dias após a surpreendente incursão ucraniana na região russa de Kursk, que se tornou um grande embaraço para o Kremlin, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenski, confirmou pela primeira vez que as tropas de Kiev estão lutando dentro da Rússia. “A Ucrânia está provando que realmente sabe como restaurar a justiça e garante exatamente o tipo de pressão que é necessária: pressão sobre o agressor”, disse. (CNN)
Meio em vídeo. No Diálogos com a Inteligência desta semana, Christian Lynch debate com o advogado e cientista social Mário Miranda sobre a política carcerária no Brasil. A superlotação é um bom negócio para quem? Assista!
Depois de o Tribunal de Contas da União decidir que Lula não precisa devolver um relógio Cartier que ganhou em seu primeiro mandato, Jair Bolsonaro (PL) afirmou no sábado que vai leiloar o “conjunto de joias” para fazer uma doação à Santa Casa de Juiz de Fora (MG), onde foi socorrido após ser esfaqueado em 2018. “Vou pegar o conjunto de joias, conjunto que é meu. Vou leiloar essas joias e vou doar para a Santa Casa de Juiz de Fora”, afirmou. Ele foi indiciado pela Polícia Federal, que investigou o fato de ele ter ficado com peças caras presenteadas por governos estrangeiros e vendido algumas nos Estados Unidos. (Globo)
Cultura
A União Brasileira de Escritores (UBE) divulgou na última sexta-feira os cinco finalistas do Troféu Juca Pato 2024, que homenageia o Intelectual do Ano. Eliane Potiguara, João Silvério Trevisan, Míriam Leitão, Maria Valéria Rezende e Socorro Acioli concorrem à premiação que reconhece personalidades que publicaram obras de destaque no ano anterior e contribuíram para a cultura e a defesa dos valores democráticos no Brasil. A votação ocorre entre 12 e 13 de setembro, e o anúncio do vencedor está previsto para o dia 20 do mesmo mês. Para votar, é preciso ser filiado à UBE. (Meio)
Teve anúncio para todas as idades. No D23, evento oficial da Disney realizado em Anaheim, Califórnia, a Disney revelou trailers e imagens exclusivas de filmes e séries que serão lançados até 2027, além de apresentar títulos novos ao público. Entre os destaques estão o live-action de Branca de Neve, e Avatar Fogo e Cinzas. Já a Pixar confirmou o desenvolvimento, em diferentes estágios, de continuações das famosas animações Os Incríveis 3, Zootopia 2, Toy Story 5 e Moana 2. (UOL)
A Disney também anunciou uma série de novas atrações e expansões em seus parques temáticos e resorts. Entre as novidades estão a primeira área dedicada aos vilões do cinema no Magic Kingdom, na Flórida, e a duplicação do espaço dos personagens dos Vingadores no California Adventure. A empresa enfrenta uma desaceleração em seus negócios de parques, atribuída a tendências de consumo e aumentos de preços, levando-a a revitalizar a demanda. (Bloomberg)
Ele não para. Na sétima intervenção artística em uma semana, o misterioso Banksy escolheu uma cabine de polícia de vidro no centro de Londres para se expressar, transformando-a em um tanque de piranhas. Usuários do Instagram, onde Banksy revela suas obras, discutem diversas explicações para os grafites em estêncil. A maioria das teorias aponta para mensagens sobre a guerra na Faixa de Gaza, a extinção de espécies e críticas à extrema direita. Há também quem acredite que Banksy esteja simplesmente proporcionando entretenimento. (Guardian e BBC)
Cotidiano Digital
Rivais de longa data do Google viram como uma importante vitória a determinação por um juiz federal americano que a big tech atua como um monopólio ilegal. No entanto, o trabalho de restauração da concorrência está apenas começando e a fase de mediação começa em setembro. As sugestões variam desde a implementação de uma tela que ofereça aos usuários alternativas ao Google, até o desmembramento de serviços da empresa que se beneficiaram de práticas monopolistas. E concorrentes como Yelp e DuckDuckGo acompanham com atenção. (The Verge)
Rir para não chorar? Poucas semanas após o colapso global de TI provocado por uma atualização de software, Michael Sentonas, presidente da Crowdstrike, subiu ao palco do Pwnie Awards, evento satírico que reúne profissionais de tecnologia, para receber o prêmio de Falha Mais Épica. Ele reconheceu que o prêmio não era motivo de orgulho, mas destacou a importância de assumir os erros, além de declarar que levará o troféu para a sede da empresa, onde será exibido em um local de destaque como um lembrete constante de que erros como esse não podem se repetir. (TechCrunch)
Susan Wojcicki, uma das figuras mais influentes do Vale do Silício, morreu na sexta-feira, aos 56 anos, após uma batalha de dois anos contra um câncer de pulmão. A morte foi confirmada por seu marido, Dennis Troper, em postagem nas redes sociais. Ela foi peça-chave na transformação do Google, quando a gigante da tecnologia era uma startup. Em 2014, Susan assumiu o cargo de CEO do YouTube, consolidando-o como maior plataforma de vídeos da internet. (New York Times)
O Meio Perspectiva: IA é um relatório sobre o presente e o futuro da inteligência artificial, que tira dúvidas, derruba mitos e aponta caminhos para quem usa ou quer usar essa tecnologia em sua vida profissional ou em sua empresa. E é mais um conteúdo exclusivo para nossos assinantes premium, que você pode acessar aqui. Se você ainda não é premium, assine para ter acesso ao relatório, ao Meio Político, à Edição de Sábado e muito mais.
O Meio você já conhece, mas e os podcasts do Meio? Tem o No Pé do Ouvido, que traz esta newsletter adaptada para áudio, para quem curte ouvir as notícias no trânsito. Temos também as versões sem imagens dos nossos programas do YouTube: Ponto de Partida, #MesaDoMeio, Conversas com o Meio e Pedro+Cora. Confira a página de podcasts do site do Meio. Estão todos lá, prontos para serem ouvidos, compartilhados e seguidos, não importa a plataforma de sua preferência.