Comissão dos EUA quer que chamadas por robô divulguem se usam IA
A Comissão Federal de Comunicações, FCC na sigla em inglês, propôs um novo conjunto de regras que visa aumentar a transparência sobre o uso de inteligência artificial em chamadas telefônicas e mensagens de texto. A proposta exige que os chamados robocallers revelem quando estão utilizando IA para realizar essas comunicações e segue a proibição anterior da FCC sobre robocalls geradas por IA sem o consentimento prévio expresso do destinatário.
Agora, a agência pretende que os chamadores informem se planejam usar IA em futuras chamadas e mensagens enquanto buscam esse consentimento. A FCC acredita que as chamadas geradas por inteligência artificial apresentam um risco maior de fraude e outros golpes, e, portanto, essas divulgações são necessárias para proteger
Além disso, a proposta inclui uma única exceção para o uso de software de voz gerado por IA: o seu uso por pessoas com deficiências de fala e audição, permitindo que as pessoas que se enquadrem como tal, se comuniquem por chamadas telefônicas usando as novas tecnologias. No entanto, a Comissão exige que tais chamadas não contenham propaganda não solicitada e que os destinatários não sejam cobrados por elas. (The Verge)