Ginasta americana perde medalha de bronze após recurso da Romênia

Receba notícias todo dia no seu e-mail.

Assine agora. É grátis.

A Corte Arbitral do Esporte decidiu que a atleta romena Ana Maria Barbosu, que havia terminado fora do pódio na final do solo da ginástica artística nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, deve receber a medalha de bronze. A norte-americana Jordan Chiles, que inicialmente havia conquistado o terceiro lugar, e participado da reverência à Rebeca Andrade com Simone Biles, perdeu sua colocação em decorrência dessa decisão. Na ocasião, Rebeca ganhou o ouro e Biles ficou com a prata. No pódio, as duas americanas se curvaram a Rebeca, e a foto foi uma das mais icônicas dos Jogos Olímpicos.

PUBLICIDADE

O caso de Chiles foi aos tribunais quando durante a competição a equipe dos Estados Unidos fez um pedido de revisão da nota da americana, o que resultou no aumento da nota dela. No entanto, a Corte Arbitral do Esporte acatou o pedido da Romênia e entendeu que o pedido de revisão foi feito fora do prazo permitido. A Federação de Ginástica dos Estados Unidos expressou sua insatisfação com a decisão, afirmando que o pedido de revisão foi realizado de boa-fé e em conformidade com as regras da Federação Internacional de Ginástica. Com a nova decisão, Ana Maria Barbosu conquista o terceiro lugar com uma nota de 13.700, enquanto a também romena Sabrina Voinea termina em quarto lugar.

Cabe ao Comitê Olímpico Internacional (COI) determinar o que será feito da medalha – entregue a Chiles – e se será feita alguma cerimônia de entrega da medalha à romena. A comissão romena, inclusive, havia pedido para que a medalha de bronze continuasse com a ginasta americana, mas fosse destinada também às duas romenas.

Jordan Chiles publicou um story no Instagram com emojis de corações partidos, seguido de outro com uma mensagem anunciando que se afastará temporariamente das redes sociais para cuidar de sua saúde mental. (CNN Brasil e The New York Times)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.