Avião da Voepass cai em Vinhedo e mata 61 a bordo

Receba notícias todo dia no seu e-mail.

Assine agora. É grátis.

Um avião turboélice com 61 pessoas da Voepass Linhas Aéreas, antiga Passaredo, caiu na tarde desta sexta-feira em uma zona residencial de Vinhedo (SP). O voo COO 2283, que saiu de Cascavel (PR) rumo a Guarulhos (SP), levava 57 passageiros e quatro tripulantes. Segundo a prefeitura de Vinhedo ninguém sobreviveu à queda. A informação também foi confirmada pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). É o acidente aéreo com o maior número de vítimas em solo brasileiro desde 17 de julho de 2007, quando uma tragédia com aeronave da TAM deixou 199 mortos. (g1, UOL e Estadão)

PUBLICIDADE

A companhia aérea afirmou em nota que o avião que caiu estava apto a voar e sem restrições. E divulgou a lista de pessoas a bordo do avião. Antes disso, havia informado que havia um passageiro a mais na aeronave. Também disponibilizou o telefone 0800 9419712 para informações 24 horas a familiares e colaboradores, assim como a todos os passageiros.(g1)

A aeronave de médio porte, modelo ATR-72, decolou de Cascavel às 11h56 e a previsão de aterrissagem era às 13h50. Vários vídeos mostram o o avião caindo. De acordo com registro de voo do Flight Radar, o aparelho despencou bruscamente, perdendo cerca de 13 mil pés em apenas dois minutos. (UOL)

O Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e a Polícia Militar foram para o local. A PM informou à EPTV que recebeu um chamado às 13h28 na rua João Edueta, próximo à rodovia Miguel Melhado de Campos (SP-324), no bairro Capela. O avião teria caído em uma área de churrasqueiras de um condomínio residencial, e ninguém teria se ferido em solo. (UOL)

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáutos (Cenipa) vai apurar a causa do acidente. “A Anac lamenta profundamente o acidente com a aeronave da Voepass nesta sexta-feira, 9 de agosto, e presta solidariedade aos familiares e amigos das vítimas. A Anac está monitorando a prestação do atendimento às vítimas e seus familiares pela empresa, bem como adotando as providências necessárias para averiguação da situação da aeronave e dos tripulantes. A Agência acompanha os desdobramentos das investigações do Cenipa”, comunicou a agência. (Estadão)

“Tudo ainda é muito prematuro”, afirmou em coletiva de imprensa o brigadeiro Marcelo Moreno, chefe do Cenipa. Ele explicou que as investigações vão apurar fatores humanos, ambientais e do equipamento para a queda. Moreno disse que não há registro de que o piloto tenha relatado situação de emergência às autoridades em solo. O diretor da Anac, Luiz Ricardo de Souza, disse que o avião estava em condições regulares de documentação. (g1)

A Polícia Federal abriu uma investigação para apurar as causas e eventuais responsabilidades pelo acidente aéreo. Em nota, a PF informou que policiais federais estão no local do acidente, e representantes da corporação integram o gabinete de crise montado no Aeroporto de Guarulhos para atender familiares e vítimas. (g1)

O governador Tarcísio de Freitas encerrou uma viagem a Vitória (ES) envolvendo o Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) e está regressando São Paulo para acompanhar o caso. Ratinho Junior (PSD), governador do Paraná e que estava na mesma agenda, também fou para São Paulo. Já o presidente Lula lamentou o acidente e pediu um minuto de silêncio às vítimas em Santa Catarina, onde inaugurou uma obra em Florianópolis e depois fez a entrega de um navio de guerra em Itajaí. Ele também decretou luto oficial de três dias. (Folha)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.