Kamala escolhe o governador Tim Walz como companheiro de chapa, dizem fontes

Receba notícias todo dia no seu e-mail.

Assine agora. É grátis.

A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, escolheu seu companheiro na chapa do Partido Democrata à Casa Branca. O nome, que será anunciado oficialmente hoje, é o do governador de Minnesota, Tim Walz, de 60 anos, que vem se destacando pela combatividade na campanha democrata. Segundo fontes ligadas à candidata, ela se disse cada vez mais confortável na parceria com o governador ao longo das últimas semanas, conforma conversava com possíveis candidatos. Walz, teria dito Kamala, é um “guerreiro despreocupado” e uma companhia contagiante.

PUBLICIDADE

Mas foi isso que pesou na escolha. Em seu segundo mandato no governo de um estado conservador do Meio Oeste, ele também foi duas vezes deputado progressista por um distrito dominado pelos republicanos. Foi professor e comandante na Guarda Nacional, braço das Forças Armadas constitucionalmente autorizado a atuar dentro do país. Além disso, partiu dele o apelido que os democratas vêm colando em Donald Trump e seu vice, o senador J.D. Vance: “caras esquisitos”.

A campanha de Trump nem esperou o anúncio oficial e já partiu para cima de Walz, afirmando que Kamala “se ajoelhou à esquerda antissemita e anti-Israel ao escolher um nome tão perigosamente liberal quanto ela”. Aliados do republicano ficaram aliviados pelo escolhido não ser o popular governador da Pensilvânia, Josh Shapiro, que poderia desequilibrar a eleição em um dos estados mais disputados. (CNN e Guardian)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.