Lula tem mais influência sob eleitores de SP; Bolsonaro em Manaus e Belo Horizonte

Receba notícias todo dia no seu e-mail.

Assine agora. É grátis.

Uma série de pesquisas realizadas pela Genial/Quaest ao longo de julho verificou a influência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na disputa pelas prefeituras de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Manaus e Campo Grande.

PUBLICIDADE

Os resultados foram variados: em São Paulo, a capital com o maior eleitorado, 29% votariam em um desconhecido apoiado por Lula e 20% por Bolsonaro, demonstrando maior influência do presidente atual. Em Belo Horizonte, 23% dos eleitores apoiariam um candidato desconhecido endossado por Lula,  31% o fariam por Bolsonaro. O ex-presidente é mais influente também em Manaus, onde 34% dos eleitores dizem que votariam por indicação de Bolsonaro. Há empate técnico entre a influência de Lula e Bolsonaro no Rio de Janeiro e Campo Grande, com vantagem numérica de Jair Bolsonaro.

Quando comparado com pesquisas anteriores, é possível notar uma queda na influência de Lula e Bolsonaro em Manaus e São Paulo, além do aumento da rejeição a candidatos lulistas ou bolsonaristas, sugerindo uma crescente preferência por candidatos independentes.

As entrevistas, realizadas entre 10 e 28 de julho de 2024, ouviram eleitores nas cinco capitais, com margens de erro variando de 3 a 3,1 pontos percentuais. (g1)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.