ANPD investiga uso de dados de usuários do X para treinar IA

Receba notícias todo dia no seu e-mail.

Assine agora. É grátis.

A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) abriu um procedimento de fiscalização para investigar o uso de dados de usuários brasileiros do X para treinar a inteligência artificial generativa da rede social, conta Helton Simões Goes, do UOL. O uso de dados do X para alimentar a Grok — que, segundo os planos de Elon Musk, deve competir com o ChatGPT — teria sido instituído sem aviso, com a opção de permissão ativada como padrão nas configurações de privacidade do antigo Twitter.

PUBLICIDADE

A ANPD já havia impedido a Meta de utilizar dados públicos para treinamento de sua IA, assim como fez a União Europeia. O compartilhamento de dados no X pode ser desativado. Para isso, porém, o usuário deve acessar sua conta pelo computador e alterar as configurações. (UOL)

Enquanto isso, a também empresa de Elon Musk, Starlink, estaria usando nomes de laranjas em 90% das antenas em regiões de garimpo ilegal, segundo disse o procurador da República em Manaus, André Luiz Porreca Ferreira Cunha, à Agência Pública. Pelo menos 50 antenas já foram apreendidas na região desde março de 2024. (Agência Pública)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.