Assine para ter acesso básico ao site e receber a News do Meio.

Prezadas leitoras, caros leitores —

A eleição na Venezuela, que ocorre no próximo domingo, pode tirar o chavismo do poder depois de 25 anos. A jornalista Sylvia Colombo, especialista em América Latina, mostra na Edição de Sábado, para assinantes premium, o desgaste de Nicolás Maduro, no poder desde 2013, que está a pelo menos 20 pontos percentuais atrás do primeiro lugar nas intenções de voto, Edmundo González Urrutia, segundo institutos de pesquisa independentes.

Também vamos trazer um guia para quem não quer perder nada dos Jogos Olímpicos de Paris, e uma resenha da ópera contemporânea “Eu, Vulcânica”, da sueca Malin Bång com libreto de Mara Lee, apresentada num programa duplo com a moderna “O Castelo de Barba Azul”, de Béla Bartók, a partir de hoje no Theatro Municipal de São Paulo.

Análise, curadoria e crítica são elementos fundamentais do jornalismo praticado pelo Meio. Você pode colaborar fazendo uma assinatura premium, são apenas R$ 15 por mês.

— Os editores.

Trens da França são sabotados no dia da abertura dos Jogos de Paris

O sistema de trens de alta velocidade da França foi alvo de um ataque na manhã desta sexta-feira, com incêndios criminosos atingindo trilhos e instalações em diversos pontos do país. O ato, classificado como “sabotagem coordenada” acontece no dia da abertura dos Jogos Olímpicos de Paris, quando milhares de pessoas chegariam à capital francesa pela malha ferroviária. Segundo a empresa SNCF, responsável pela rede, as linhas Atlântica, Leste e Norte foram atingidas e um outro ataque teria sido evitado. Estima-se que 800 mil passageiros sejam afetados pelos atrasos e cancelamentos. (CNN)

E o Ministério do Exterior de Israel alertou nesta quinta-feira a França sobre um suposto plano de atentados financiado pelo Irã contra atletas e turistas israelenses. A tensão no Oriente Médio após os ataques do Hamas em outubro e a invasão por Israel da Faixa de Gaza fez aumentar a preocupação com a segurança nos jogos, cuja abertura oficial acontece hoje. O governo iraniano classificou o alerta como “mentiras e enganações”, enquanto a França não comentou. (Reuters)

Meio em vídeo. Por que Israel está na Olimpíada? O caso da Rússia, queiram ou não, gostem ou não, é diferente. Moscou já vinha de uma encrenca com o Comitê Olímpico e se meteu em outro problema ao invadir a Ucrânia no meio de uma regra fundamental dos Jogos: a Trégua Olímpica. Veja o que diz Mariliz Pereira Jorge na coluna De Tédio a Gente Não Morre. (YouTube)

PUBLICIDADE

As brasileiras começaram os Jogos de Paris com pé direito – e mão direita também. A seleção feminina de futebol venceu nesta quinta-feira a Nigéria por 1 a 0, com gol de Gabi Nunes, aos 37 minutos do primeiro tempo. O Brasil conquistou três pontos e ficou na segunda posição do grupo C, atrás da Espanha, que venceu o Japão na estreia por 2 a 1. O próximo desafio da seleção é contra o Japão no domingo, às 12h (horário de Brasília). (Dia)

No handebol feminino, o Brasil venceu a Espanha 29 a 18, com atuação espetacular da goleira Gabi, com 14 defesas em 31 arremessos espanhóis. Patrícia Matieli e Bruna de Paula foram as principais goleadoras da seleção brasileira, cada uma com seis gols. (Uol)

O Brasil se tornou nesta quinta-feira o primeiro país do mundo a registrar mortes pela febre oropouche, informou o Ministério da Saúde. As vítimas foram duas mulheres de menos de 30 anos, no interior da Bahia. Elas apresentaram sintomas semelhantes aos de um quadro grave de dengue. Um terceiro óbito, em Santa Catarina, também está sob análise. A febre oropouche é causada pelo vírus Orthobunyavirus oropoucheense, transmitido principalmente pelo mosquito-pólvora. Principais sintomas são dores na cabeça, nos músculos e nas articulações, náuseas e diarreia, e a doença é frequentemente confundida com a dengue. (CNN Brasil)

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) autorizou a menina de 13 anos, de Goiás, a fazer um aborto legal, caso ainda seja o seu desejo. A medida foi tomada depois de duas magistradas da Justiça goiana negarem a interrupção da gravidez para a adolescente, estuprada por um homem de 24 anos. A decisão é da ministra Maria Thereza de Assis Moura, sobre um habeas corpus apresentado pela Defensoria Pública de Goiás. A ministra argumenta que a intervenção do STJ no caso foi necessária para “fazer cessar o constrangimento ilegal a que se encontra submetida a paciente”. (g1)

Enquanto isso... A polícia Civil de Goiás indiciou por crime de estupro o homem que engravidou a menina. O indiciamento ocorreu após depoimentos prestados pela vítima, por testemunhas e pelo próprio investigado. Ele alegou que não sabia da idade da adolescente, o que não convenceu os policiais. (O Popular)

Meio Perspectiva:IA é mais um formato de conteúdo criado para levar aos nossos assinantes premium informação de qualidade. Na próxima segunda, eles receberão em seus emails um PDF com artigos escritos por quem estudou a fundo inteligência artificial, na teoria e na prática. Um tema importante, tratado com seriedade e com a qualidade editorial do Meio. Assine o premium hoje e garanta o seu.

Política

Os Estados Unidos querem um acordo entre Israel e o Hamas para uma cessar-fogo na Faixa de Gaza que permita a libertação dos reféns israelenses ainda em poder do grupo terrorista islâmico. Esse foi o recado que o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu ouviu tanto do presidente Joe Biden quanto da vice (e virtual candidata) Kamala Harris durante encontros separados nesta quinta-feira. O presidente tem deixado claro que encerrar o conflito no território palestino é uma das prioridades dos últimos seis meses de seu governo. Escalada para dar a declaração oficial após as reuniões, Kamala afirmou que já é hora de se chegar a um acordo e encerrar a guerra. “Vamos levar os reféns de volta para casa e fornecer a ajuda de que o povo palestino tanto precisa”, afirmou. A visita à Casa Branca aconteceu um dia depois de o israelense proferir um discurso desafiador no Congresso americano, afirmando que seu país só vai parar após uma “vitória total” contra o Hamas. (Washington Post)

E uma nova pesquisa, agora do New York Times/Siena College, mostra empate técnico entre Trump e Kamala Harris. O republicano aparece com 48%, apenas um ponto à frente da democrata. No mesmo levantamento em junho, Trump tinha seis pontos de vantagem sobre Joe Biden. (New York Times)

Para ler com calma. Preparada para enfrentar Biden, a campanha republicana vem batalhando para encontrar uma linha de ataque contra Kamala. Críticas a sua atuação como promotora, deboches por ela não ter filhos biológicos e “rir demais” e até racismo explícito já estão sendo tentados. (Politico)

PUBLICIDADE

Olimpíadas

Orlando Pedroso

Proibida pelo governo de usar microfones e carros de som, a oposição venezuelana deu na quinta-feira uma demonstração de força com uma caravana de dez horas entre Caracas e Maracaibo, na província de Zulia. Lá aconteceu o último comício fora da capital de Edmundo González Urrutia, que enfrentará o presidente Nicolás Maduro nas eleições de domingo. O cortejo foi comandado por María Corina Machado, líder oposicionista impedida de concorrer à presidência. (Globo)

Em entrevista à CNN Brasil, María Corina disse acreditar que o presidente Lula mudou sua postura em relação a ela. Na opinião da líder oposicionista, o brasileiro é uma das poucas personalidades internacionais capazes de influenciar Maduro. (CNN Brasil)

Uma pesquisa da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Fespsp) revela que as intenções de voto no deputado Guilherme Boulos (PSOL) à prefeitura de São Paulo aumentam com o apoio do presidente Lula (PT). Em contrapartida, o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) perde força se associado ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). Em um eventual segundo turno entre os dois, sem que sejam explicitados os apoios, Nunes lidera com 43%, contra 36% de Boulos, mas o cenário se inverte com os apoios: Boulos sobe para 46%, enquanto Nunes cai para 38%. (Folha)

Ao falar em um comício em Caxias do Sul (RS) sobre o atentado sofrido por Donald Trump, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) insinuou que o presidente Lula (PT) e o Supremo Tribunal Federal (STF) querem facilitar seu assassinato. Bolsonaro alegou que Lula teria tirado dele dois carros blindados, embora a lei não preveja o fornecimento de blindagem nos carros de ex-presidentes. Ele também reclamou de medidas cautelares do Supremo que teriam tirado quatro assessores de sua segurança. A Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom) informou que Bolsonaro tem as mesmas regalias dos demais ex-presidentes. Já o STF não se manifestou sobre as insinuações. (Folha)

Em outro evento com Bolsonaro no Rio Grande do Sul, o prefeito de Farroupilha, Fabiano Feltrin (PL), foi filmado ameaçando “guilhotinar” o ministro do STF Alexandre de Moraes. “A homenagem para ele eu vou mostrar qual é, é só botar ele aqui na guilhotina”, disse o prefeito. (UOL)

Cultura

Morreu na noite de quinta-feira, aos 77 anos, vítima de um infarto, Rosa Magalhães, a carnavalesca que mais conquistou títulos na Marquês de Sapucaí. Foram sete campeonatos, sendo cinco pela Imperatriz Leopoldinense. Sua última vitória foi em 2013, pela Unidos de Vila Isabel. Artista plástica e ex-professora da Escola de Belas Artes da UFRJ, Rosa ganhou um prêmio Emmy pela abertura dos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio, e foi responsável pela festa de encerramento das Olimpíadas de 2016. (g1)

Dona de uma voz que já tinha a cara da Bossa Nova antes mesmo de o gênero existir, Alaíde Costa ficou de lado quando o estilo ganhou o mundo. Hoje, aos 88 anos, ela diz que está vivendo seu auge. Há dois anos, lançou o disco O Que Meus Calos Dizem Sobre Mim (Spotify), o primeiro de uma trilogia. Nesta semana, chegou o seu segundo volume: E o Tempo Agora Quer Voar (Spotify), em que canta composições de Emicida, Caetano Veloso, Nando Reis, Marisa Monte e Carlinhos Brown. “Já não esperava mais que isso [o reconhecimento] acontecesse. E uma coisa que me deixa muito feliz é que estou tendo um público jovem nos shows. Isso vem da pandemia para cá.” (Folha)

Alaíde também é atração deste final de semana do Festival Latinidades, em Brasília. O evento é dedicado à mulher negra desde 2008 e reúne apresentações de música, dança, teatro e literatura, além de debates sobre educação, empreendedorismo, economia criativa e comunicação. A cantora se apresentará no sábado no palco montado em frente ao Museu Nacional da República. A edição deste ano leva o tema Vem Ser Fã de Mulheres Negras e também homenageará Rita Marley, Sister Nancy e Sandra Sá. (Meio)

O livro Quem Tem Medo do Gênero?, da filósofa americana Judith Butler, publicado no Brasil pela Editora Boitempo, voltou às livrarias após ter sido recolhido por decisão judicial. Uma editora ligada à Igreja Adventista do Sétimo Dia acusou a Boitempo de violação de direitos autorais. O motivo alegado foi que a capa da edição brasileira trazia fotografias de protestos contrários à presença da filósofa no Brasil em 2017. Um dos cartazes exibia o personagem Quico, da Turma do Nosso Amiguinho, voltado para o público adventista. A Boitempo denunciou o caso em seu blog na semana passada. O livro foi recolhido e agora passou a ser vendido com a capa totalmente preta. (Globo)

Cotidiano Digital

A maior expansão já feita da ferramenta Apple Maps agora poderá ser acessada através da web. A versão beta, já está disponível por aqui, e permite que usuários obtenham instruções de direção e caminhada, visualizem classificações de estabelecimentos e realizem outras funções já disponíveis na versão iOS - lançada em 2012. Por ora, no entanto, o site só está acessível em inglês, mas a Apple já disse que pretende ampliar o serviço para outros idiomas. A novidade vem para ampliar a competição com o Google Maps, que já oferece suporte a navegadores há anos, mas um terceiro concorrente pode entrar em campo: a Overture Maps Foundation, apoiada por Amazon, Meta e Microsoft. Além da presença na web, o Apple Maps tem adicionado gradualmente novos recursos no site, como mapas detalhados, rotas com várias paradas e navegação offline, além da possibilidade de pedir comida diretamente do aplicativo. (The Verge)

A Meta e o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) lançaram um chatbot para o WhatsApp que responde perguntas sobre a participação do Time Brasil nas Olimpíadas 2024. A inteligência artificial (IA) vai permitir que fãs de esportes consultem a agenda de competições, a classificação dos atletas brasileiros e o quadro de medalhas atualizado. Usuários também poderão ter acesso a um pack de figurinhas exclusivo, ganharão uma carteirinha personalizada dos jogos e poderão ouvir áudios enviados por atletas da delegação brasileira. Para usar o chatbot, é preciso enviar uma mensagem pelo WhatsApp para o Ginga, mascote do Time Brasil, no número +55 (11) 3506-8253. (TechTudo)

Meio em vídeo. Pedro Doria e Cora Rónai conversam com o ex-ministro da Ciência e Tecnologia Sérgio Rezende. Ele é um dos organizadores da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que será realizada em Brasília na próxima semana. Alguns dos temas que serão abordados na conferência são inteligência artificial, mudanças climáticas e desinformação digital. (YouTube)

O Meio é notícia, é opinião e é também educação. Desde o ano passado, estamos produzindo os Cursos do Meio. História, política, tecnologia, economia, aperfeiçoamento profissional são alguns dos temas que abordamos. Qual a diferença para outros cursos online? A expertise em curadoria de conteúdo para escolher os professores certos. Cursos dinâmicos e flexíveis, unindo aulas gravadas com encontros online, aprovada por quem experimentou. Por fim, descontos e aulas gratuitas para os assinantes premium do Meio, porque eles merecem.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.