Assine para ter acesso básico ao site e receber a News do Meio.

Democratas se unem por Kamala Harris

Em pouco mais de um dia, Kamala Harris avançou para consolidar sua posição como candidata democrata à Casa Branca, após Joe Biden desistir da reeleição e anunciar apoio a sua vice. Nenhum nome de peso dentro da legenda se apresentou como possível adversário. Ao contrário, delegados escolhidos nas eleições primárias do partido vêm declarando abertamente que estão com ela, assim como presidentes dos diretórios de todos os estados e governadores que poderiam disputar a indicação, mas agora entram na bolsa de apostas como potenciais companheiros de chapa da candidata. Nancy Pelosi, ex-presidente da Câmara e figura influente no partido, também endossou o nome de Kamala. A convenção democrata vai acontecer entre os dias 19 e 22 de agosto em Chicago, mas o partido quer definir a candidatura antes disso, até o dia 7, e Kamala já conseguiu os votos de mais delegados do que precisa para ser nomeada — são necessários 1.976 dos 3.949 delegados. “Estou orgulhosa por ter garantido o amplo apoio necessário para me tornar a indicada do nosso partido e ansiosa para aceitar formalmente a indicação em breve”, ela escreveu em declaração enviada por sua campanha. (CNN)

Kamala trabalhou duro para garantir o apoio. No domingo, passou mais de 10 horas telefonando a mais de 100 lideranças de seu partido. Mas, em meio às manifestações de adesão à candidatura, um silêncio se faz notar: o de Barack Obama. No texto que publicou no domingo para homenagear Biden, o ex-presidente não fez qualquer gesto de destaque à vice. Fontes próximas a Obama, porém, dizem que a postura não significa desapreço à provável candidata, mas um cuidado com a imagem dela. O ex-presidente não quer que a candidatura pareça algo imposto pela cúpula partidária. Ele espera, dizem, que Kamala consolide o apoio junto à base e aos delegados da convenção para, então, mergulhar na campanha. Foi a mesma postura que adotou em 2016 e 2020, para desgosto de Biden, que foi seu vice. (New York Times)

Democratas doaram US$ 81 milhões para a campanha presidencial, maior valor da história em um período de 24 horas. Quase 900 mil contribuições foram inferiores a US$ 200. Empolgados com a provável nomeação da vice-presidente, muitos estão doando pela primeira vez. (BBC)

O tom que Kamala Harris pretende adotar ficou claro nesta segunda-feira. Diante de funcionários da campanha de Biden – que agora trabalham para ela –, a vice-presidente mencionou sua experiência como promotora pública e se comparou com Donald Trump, condenado por crime fiscal para encobrir o suborno a uma atriz pornô com quem teve um caso. “Eu processei criminosos de todos os tipos”, disse ela. “Conheço bem o tipo de Trump.” (AP)

Mais cedo, em uma cerimônia nos Jardins da Casa Branca com atletas universitários campeões na última temporada, Kamala fez seu primeiro discurso após a desistência de Biden. Segundo ela, o que o presidente realizou nos últimos três anos “é inalcançável na história moderna [dos Estados Unidos]. Em um mandato, superou o legado da maioria dos presidentes que tiveram dois mandatos”. (Meio)

Os republicanos já tratam Harris como a adversária a ser batida. O senador J.D. Vance, candidato a vice na chapa de Trump, a acusou nesta segunda-feira de “mentir ao país” sobre a capacidade de Biden, enquanto a “elite democrata” pressionava para tirá-lo da disputa. (Politico)

Se Joe Biden era visto como velho demais para o cargo, Kamala Harris surge com grande potencial de comunicação entre os jovens – e já começou a ganhar apoiadores no TikTok com centenas de vídeos virais. Ela não tem uma conta oficial nessa rede, mas seus fãs estão fazendo o trabalho. O vídeo em que ela aparece dançando na chuva em 2020 já tem mais de 5 milhões de visualizações. (Meio)

Mas quem é Kamala Devi Harris? Veja uma lista com 55 fatos e curiosidades sobre a vice-presidente dos Estados Unidos e provável candidata do Partido Democrata. (Politico)

Para ler com calma. Kamala Harris é a melhor esperança dos democratas no momento, mas é também uma aposta arriscada. Pesquisas indicam que ela pode ter um desempenho melhor que o de Biden entre mulheres, jovens e negros. Só que há o componente do machismo. Em 2016, Hillary Clinton perdeu para Donald Trump entre o eleitorado masculino por 11 pontos. Quatro anos depois, Trump e Biden praticamente empataram nesse público. (The Atlantic)

Enquanto isso... Os líderes dos partidos Republicano e Democrata na Comissão de Supervisão da Câmara dos EUA pediram nesta segunda-feira a demissão da diretora do Serviço Secreto, Kimberly Cheatle, pelas falhas que levaram ao atentado contra o ex-presidente e candidato Donald Trump. Em depoimento à comissão, ela admitiu que, antes de Trump subir ao palanque em Butler, na Pensilvânia, os agentes foram avisados “de duas a cinco vezes” que havia uma pessoa suspeita na área. Cheatle reconheceu que foi a maior falha de seu departamento em décadas, mas se recusou a fornecer mais informações, alegando que o incidente está sob investigação do FBI. (CNN)

PUBLICIDADE

O presidente Lula decidiu enviar a Caracas o assessor especial da Presidência da República Celso Amorim para acompanhar as eleições que ocorrem na Venezuela no próximo domingo. Em entrevista a agências internacionais, Lula falou sobre a importância de respeitar o processo democrático para a Venezuela voltar à normalidade. O presidente disse também que o líder do país vizinho precisa aceitar o resultado das eleições. “Maduro tem que aprender: quando você ganha, você fica. Quando você perde, você vai embora”, disse Lula, que também se disse “assustado” com as falas de Maduro sobre o processo eleitoral. Na semana passada, o venezuelano afirmou que, se não vencer, haverá um “banho de sangue” no país. (Poder 360)

Principal alvo na investigação da “Abin paralela” no Supremo Tribunal Federal (STF), o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ) foi oficializado como candidato do partido (e do bolsonarismo) à prefeitura do Rio de Janeiro. O vereador Carlos Bolsonaro representou o pai na convenção, que teve um tom protocolar. O PL ainda negocia a vaga de vice na chapa de Ramagem, embora esteja decidido que o posto será ocupado por uma mulher. Um dos objetivos é tentar atrair o voto evangélico, seja em coligações ou com um nome do próprio PL. (Folha)

Enquanto isso... O PSDB atropelou o Cidadania, com o qual forma uma federação, e decidiu que o bloco vai se aliar no Rio ao PP, que terá Marcelo Queiroz como candidato. O Cidadania pretendia apoiar a reeleição do prefeito Eduardo Paes (PSD), mas foi voto vencido na executiva nacional da federação. (Globo)

Meio Perspectiva: IA é um relatório que vai botar os pingos nos is da inteligência artificial. Na próxima segunda teremos o webinar de lançamento deste nosso novo produto exclusivo para assinantes premium do Meio. Ainda não é premium? Então aproveite a oportunidade para fazer sua assinatura.

Viver

O Brasil registrou no ano passado as mortes de 1.040 crianças indígenas entre 0 e 4 anos, segundo relatório divulgado pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi), ligado à Igreja Católica. O número é o mais alto desde que o acompanhamento começou a ser feito, em 2003, e representa uma elevação de 24,3% em relação ao ano anterior. O maior número de mortes ocorreu no Amazonas (295), seguido por Roraima (179) e Mato Grosso (124). Gripes e pneumonia foram a maior causa de óbitos nesse grupo, seguidas de diarreia e doenças infecciosas e desnutrição. De acordo com o Cimi, muitas dessas doenças são levadas às terras indígenas por invasores, como garimpeiros. (UOL)

PUBLICIDADE

Há 208.882 presos aguardando julgamento no Brasil, representando quase um em cada quatro internos do sistema penitenciário, ou 24,5%, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Os dados são de 2023 e mostram que, em comparação com 2022, houve uma redução de apenas 0,8% no número de presos provisórios, e um aumento de 2,4% do total de pessoas encarceradas, chegando a 852.010. O estado com mais presos sem julgamentos é Sergipe, seguido pela Bahia e Piauí. A maioria dos presos é negra, 69%, e menos de 20% trabalham. (UOL)

Para ler com calma. Nutricionista e especialista em longevidade, Michiko Tomioka, japonesa que adota uma dieta baseada em vegetais, explica o que leva o Japão a ser um país famoso pela longevidade de sua população e fez uma lista com alimentos consumidos diariamente no país. Alguns são conhecidos no Brasil, como o matcha (chá verde, que Tomioka sugere tomar de manhã); missô, pasta de soja usada para fazer uma famosa sopa; e algas marinhas, como a nori, que envolve os temakis. Ela também recomenda o consumo de feijões, tofu, gergelim, cogumelos e gengibre. Na culinária japonesa, não é raro que vários desses ingredientes estejam presentes na mesma refeição. (CNBC)

Panelinha no Meio. Não, caramelizar cebola não é tacá-la na frigideira com açúcar. São 40 minutos de muita paciência, mexendo de vez em quando. Mas o resultado é sublime e rende ótimas receitas, como esta torta de queijo (no caso, um gruyère) com a cebola caramelizada.

Cotidiano Digital

A Microsoft lançou uma ferramenta de recuperação para usuários do Windows afetados pelo apagão cibernético de sexta-feira, provocado por uma falha humana da empresa de segurança em TI CrowdStrike. A responsável pelo estrago já havia disponibilizado uma atualização para corrigir o erro, mas administradores de TI em todo o mundo relatavam que seus computadores não conseguiam processar automaticamente o reparo. A ferramenta da Microsoft cria uma unidade USB de boot que acessa o disco rígido da máquina afetada e apaga os arquivos defeituosos da CrowdStrike. O apagão afetou voos, serviços bancários e de telecomunicações em todo o mundo. (The Verge)

O Google anunciou a principal atração de seu grande evento do próximo dia 13 de agosto: o celular chamado de Pixel 9, dispositivo que promete integração com o Gemini, sistema de inteligência artificial da empresa, e tela dobrável. O preço dos novos modelos ainda não foi revelado, mas a expectativa é que seja similar ao das linhas anteriores, lançadas por cerca de US$ 2 mil. Em um post fixado no X, a empresa dá enfoque às possibilidades de otimização de atividades a partir da tecnologia, entre elas “como escrever uma carta de término de namoro”. (TechCrunch)

Já pensou em levar um console de videogame no bolso? Essa é a ideia por trás do Nintendo Kawaii, um aparelhinho de hackers de hardware Wesk Mods e YveltalGriffin que condensa as funcionalidades do célebre Nintendo Wii em um quadrado de 6 cm de lado e 1,6 cm de espessura. Os jogos são arquivados em um cartão de memória, e o console vem com uma base (com corrente de chaveiro e tudo) na qual podem ser conectados controles. A dupla acredita que o produto possa ser comercializado dentro de pelo menos um mês. (RetroDodo)

Cultura

O que os álbuns A Tábua de Esmeralda, de Jorge Ben Jor, Cantar, de Gal Costa, e Pra seu Governo, de Beth Carvalho, têm em comum? Os três completam cinco décadas em 2024. E para celebrar o 50º aniversário destes e de outros 11 álbuns históricos — como Elis, Cartola, Jorge Mautner, Roberto Carlos e Leci Brandão, cinco LPs com os nomes de seus artistas que fizeram de 1974 um ano mágico da música brasileira —, o Rio de Janeiro sediará, a partir de amanhã, dia 24, uma série de pequenos shows que ganhou o nome de Festival Bodas de Ouro. Só a primeira data foi divulgada até o momento. Na noite de abertura, no Espaço Cultural Sérgio Porto, no bairro do Humaitá, Rubinho Jacobina (irmão de Nelson) convida Silvia Machete para uma reinterpretação do disco homônimo de Mautner. No repertório, músicas como Cinco Bombas Atômicas, Salto no Escuro e Matemática do Desejo. (Globo)

The Boss também é the rich. Bruce Springsteen, de 74 anos, é mais um nome da música a entrar na lista de bilionários da Forbes, juntando-se a artistas como Paul McCartney e as divas pop Taylor Swift e Rihanna. Segundo a revista, o astro do rock americano tem fortuna estimada em US$ 1,1 bilhão, o equivalente a pouco mais de R$ 5,5 bilhões. Nos últimos dois anos, o cantor viu seu patrimônio crescer mais de R$ 800 milhões após vender, em 2021, seu catálogo de músicas para a Sony. (Globo)

Biden desistiu da candidatura? Quem é essa tal de Kamala? O dólar subiu ou caiu? Na dúvida sobre o que está lendo nas redes, acesse o site do Meio. Notícias quentes e verdadeiras sobre o que está acontecendo de mais importante no seu dia atualizadas o tempo todo.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.